Buscar

ED06 EDUCACAO AMBIENTAL ATD 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em um projeto de tal magnitude teve sim ser levado em conta todos os fatores prós e contras, neste projeto em específico deve colocar em pauta o principal objetivo do projeto que é levar água para regiões, onde a escassez de água chega a ser quase extrema. Segundo o historiador Marco Antonio Villa, autor de Vida e Morte no Sertão, durante a seca de 1915 teriam morrido pelo menos 100 mil nordestinos. Outros 250 mil migraram para escapar da “velha do chapelão” como a fome era conhecida no imaginário do semiárido. Tal obra não deixa dúvidas que será muito importante para toda a região nordestina. Um dado importante é que com a previsão da conclusão do eixo norte da transposição até o fim do segundo semestre de 2018, deve beneficiar cerca de 12 milhões de nordestinos, obra que levará água a municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
A matéria noticiada pelo site G1 mostra que no inicio do ano devido estiagem, algo comum na região nordestina, deixou cerca de 70 municípios em estado de emergência, deixando bem claro que devido falta de água em tal região é um problema social, mas que com politicas públicas esse problema será solucionado, foi o que mostrou a noticia do site Correio24horas. A felicidade da chegada do Rio São Francisco a municípios de Pernambuco e da Paraíba foi tão grande por que mostrou que tal obra realmente levará “vida” onde só existia “morte”. 
Um fator essencial é a autossustentabilidade do projeto na sua conclusão, pois é de suma importância que haja fiscalização efetiva para que essa grande obra favoreça a população em geral e não apenas os grandes fazendeiros e industriais. Infelizmente, nota-se que em outros grandes projetos onde era para beneficiar a sociedade local, com a execução do projeto isso não acontece, quem mais se beneficia é quem possui um poder aquisitivo maior, um exemplo foi a Usina Hidrelétrica de Belo Monte  em construção em Altamira e Vitória do Xingu, no Pará.

Continue navegando