Buscar

Apresentação - Zika Vírus

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Darlan Matheus
Agente Causador
É um arbovírus da família Flaviviridae, um tipo de vírus transmitido por artrópodes, como os insetos.
Conhecido também pela sigla ZIKV.
Histórico da Doença
Origem: nome da floresta de Zika, perto de Entebbe, capital da República de Uganda, onde o vírus foi isolado pela primeira vez em 1947. É relacionado aos vírus da dengue, da febre amarela e da febre ocidental (encefalite) do Nilo, os quais igualmente fazem parte da família Flaviviridae. 
Descoberta: foi identificado entre os primatas dessa floresta um vírus transmitido por meio de relação sexual e, principalmente, pela picada de mosquitos.
Quem encontrou: a equipe do cientista G.W Dick foi a responsável por isolar e estudar o vírus.
Frequência da Doença - Mundo
O primeiro surto da doença fora da África e Sudeste Asiático foi em abril de 2007, na ilha de Yap nos Estados Federados da Micronésia na Oceania. Inicialmente se pensou que era dengue. Porém, amostras de soro dos pacientes na fase aguda da doença continham RNA do vírus Zika. 
O vírus pode ser considerado um patógeno emergente, visto que se espalhou dos Estados Federados da Micronésia pela primeira vez em 2007, para Polinésia Francesa em 2013 e Nova Caledônia em 2014. Até o momento, 1.434 casos de microcefalia em decorrência da doença já confirmados e mais 3.257 em avaliação
Frequência da Doença - Brasil
O primeiro surto do vírus Zika nas Américas foi confirmado em abril de 2015, no Brasil. Na cidade de Salvador, capital da Bahia, as autoridades de saúde confirmaram que era realmente um surto em curso da febre Zika, como provado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia. 
As autoridades locais ligaram o surto recente ao aumento do fluxo de visitantes estrangeiros motivados pela Copa do Mundo de 2014, juntamente com a grande população de insetos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus que habitam a região tropical.
Transmissão
No Brasil, ele é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor do vírus da dengue. A infecção ocorre quando a fêmea do inseto pica uma pessoa com o vírus e depois se alimenta do sangue de outra que não tem o vírus. 
Pesquisadores da Polinésia Francesa, que passou por uma epidemia no fim de 2013, levantam a hipótese de que o sangue e sêmen também podem transmitir o vírus.
Sinais e Sintomas
Segundo estimativas da OMS, 25% das pessoas que contraem o vírus não apresentam sintomas. Eles aparecem até 12 dias após a picada de um mosquito infectado e duram entre três e 12 dias. Podem manifestar-se na forma de:
Dores nas articulações, principalmente das mãos e dos pés;
Inchaço nas mãos e nos pés;
Febre baixa (até 38,5ºC);
Manchas avermelhadas pelo corpo;
Coceira frequente;
Dor no fundo dos olhos;
Vermelhidão nos olhos;
Tontura;
Dores musculares;
Distúrbios digestivos, como náuseas, vômitos, diarréia e prisão de ventre, podem ocorrer, mas são menos comuns.
Sinais e Sintomas - Consequências
Microcefalia:
A Fiocruz confirmou que o vírus zika é capaz de ultrapassar a placenta. O estudo confirma as suspeitas de médicos brasileiros de que o vírus zika é o principal transmissor responsável pelos casos de microcefalia no país. Há suspeitas, ainda não confirmadas, de que o vírus possa ser transmitido através do leite materno. 
Síndrome de Guillain-Barré: 
Em algumas pessoas, há sinais de que o vírus facilite o desenvolvimento da síndrome. O sistema de defesa começa atacar o próprio corpo e destrói a camada de gordura das células por onde são transmitidas as informações nervosas. Pode causar enfraquecimento muscular generalizado e até dificuldades para respirar, que podem resultar em uma parada respiratória
Tratamento 
É feito apenas para aliviar o desconforto causado pelos sintomas, geralmente combinando o uso de analgésicos e antialérgicos. O uso de aspirina não é recomendável em razão do risco de sangramentos e, em crianças menores de 12 anos, de insuficiência hepática
Prevenção
Não há vacinas para evitar a infecção pelo Zika vírus. A melhor forma de combater a transmissão é acabar com focos onde o mosquito Aedes aegypti se prolifera, como recipientes com água parada. Para se proteger, vale usar repelentes, telas nas janelas e mosquiteiros para dormir.
Classificação da doença de acordo com o ambiente - Água
A doença da Zika é uma enfermidade de classe 3, pois acontece por meio de um inseto vetor que se reproduz e pôe na água os seus ovos .
Nada de deixar isso acontecer!!
Fontes de Pesquisa
<https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_da_Zika>
<http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/12/o-que-e-o-zika-virus.html>

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais