Buscar

MASDAR CITY

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MASDAR CITY
Cidade Sustentável
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Engenharia
Engenharia Civil
Ciências do Ambiente
Professor: 	Ernesto Camelo de Castro
Alunos:	Amanda Barros Gomes
		Humberto A. Jonas Filho
		Larissa N. Dafico Bernardes
Masdar City encontra-se em Abu Dhabi, um dos sete emirados (cidades) dos Emirados Árabes, e começou a ser construída em 2006. O projeto inicial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foi patenteado em 2007 pela empresa de arquitetura Foster+Partner, com o objetivo de ser uma Smart City (Cidade Inteligente, em inglês) que não emita nenhuma quantidade de gás carbônico.
Iniciativas Sustentáveis
Investimento: U$ 18 a 19 bilhões
Arquiteto Responsável: Norman Foster
Instituições Envolvidas: Governo de Abu Dhabi, Foster & Partners e Mubadala Development Company’
Previsão de término: 2025
Metas: Emissão zero de gás carbônico e produção zero de resíduos
Masdar City pretende – além de ser destaque em construções que não emitam CO2 – ser referência de gestão sustentável entre os países do Oriente Médio. Para isso, o governo de Abu Dhabi fez um investimento de US$ 22 bilhões, auxiliando no desenvolvimento de projetos de energia solar, sistema de trânsito rápido – transporte elétrico – comandados pela equipe de engenheiros da empresa Mubadala Development Company
Vista aérea de Masdar City
Masdar City está sendo desenvolvido para rivalizar com o Silicon Valley da Califórnia. Servirá como um centro internacional para organizações focadas em tecnologia limpa e energia renovável.
A cidade foi projetada com foco na sustentabilidade, que foi incorporada no planejamento, projeto, transporte, energia e gerenciamento de resíduos para tornar a cidade uma das mais eficiente em energia do mundo.
Evolução do masterplan
Com previsão de término para 2025, Masdar City terá capacidade para 50 mil habitantes e mil empresas especializadas em energia sustentável, nos seus 6 mil km² de extensão. Para projetar a cidade também será necessário direcionar capital para instalar mais unidades
Fases de execução
Nada na cidade parece ter sido concebido sem uma intenção pensada. A "fisionomia" de cada edificação, o fim de todas as ruas e o layout de cada espaço público é parte de uma composição equilibrada. Nada parece fora do lugar ou estranho
Ao mesmo tempo, o que existe agora é apenas uma fração do tecido planejado da cidade, previsto para abrigar 40 mil moradores, além de 50 mil pessoas com trajetos pendulares diários.
O projeto está sendo desenvolvido em sete fases. Inclui a construção do Instituto Masdar de Ciências e Tecnologia (MIST), sede da Masdar, hotel e centro de conferências, um distrito de varejo, centros de inovação, escritórios, unidades residenciais e instalações de pesquisa e desenvolvimento.
Infraestrutura
Design e sustentabilidade
Inspirado na Arquitetura Árabe Tradicional;
Orientação nordeste-sudoeste;
Ganho solar;
Aproveitamento dos ventos;
Adensamento e integração;
O design da cidade é inspirado na arquitetura árabe tradicional. Está orientado numa direção nordeste-sudoeste, o que minimiza o ganho solar e permite o uso de ventos fracos que geram durante a noite.
.
Masdar City integrará todos os aspectos da vida da cidade, incluindo a residência, o trabalho e a recreação nas proximidades, minimizando assim o transporte. 
Transporte
Vias de pedestre
GRT
12
LRT
Ele é projetado para ser acessível aos pedestres e inclui ruas estreitas e sombreadas, passagens e caminhos. Essas passarelas proporcionam proteção contra o sol, reduzem a necessidade de ar condicionado e incentivam a caminhada
ESPAÇOS PÚBLICOS
Cada aspecto do design da cidade incorpora elementos sustentáveis. A maioria dos edifícios será de baixa elevação, com apenas cinco andares, minimizando assim o uso de energia. Todos os edifícios otimizarão o uso de luz natural, apresentam iluminação de baixa energia, isolamento e vidros para minimizar o uso de energia.
ARQUITETURA
Fazenda de Energia Solar
Painéis solares instalados nos tetos dos edifícios;
87 mil painéis solares distribuídos por 22 hectares;
Capacidade de produzir 17.500 MWh por ano;
Elimina emissão de 15 mil toneladas de CO2 por ano;
Aquecimento da água;
100% carregada por energia renovável.
A energia exigida pela cidade será fornecida por fontes renováveis. Atualmente, a cidade está sendo alimentada por uma planta fotovoltaica solar de 10 MW. No futuro, a cidade também será fornecida com energia renovável fora do local. Painéis solares também estão sendo usados ​​para fornecer água quente doméstica.
Fazenda de Energia Solar
Fazenda solar em Masdar City
Placas Solares em Masdar City
CIDADE CONVENCIONAL
MASDAR CITY
Economia de Água
Economia de 54 % na utilização de água;
Dessalinização da água do mar;
Contadores para identificação de vazamentos.
Recicla 90% das águas cinzas
Para minimizar o uso de água, serão utilizados dispositivos elétricos e eletrodomesticos eficientes. Todas as águas residuais serão tratadas e reutilizadas para paisagismo. Os resíduos gerados pela cidade serão classificados na fonte e reciclados para uso. O desperdício não classificado será usado para gerar eletricidade em uma planta de resíduos para energia. A primeira fase da cidade deverá gerar 22.000t de resíduos por ano, dos quais 50% devem ser desviados do aterro sanitário.
Climatização
Utilização da brisa do mar do Golfo Pérsico;
Canalização do vento através do posicionamento das ruas;
Design dos edifícios facilitam a passagem dos ventos;
Economia de 55% na refrigeração;
Edifícios próximos para reduzir incidência solar nas ruas;
Temperaturas de 10 a 15 °C mais baixas do que em Abu Dhabi.
Climatização
Ruas estreitas em Masdar City
Arquitetura curva em Masdar City
Transporte
Ruas estreitas;
Arquitetura para locomoção a pé;
Ciclovias;
Personal Rapid Transport, subterrâneo e movido à energia elétrica.
Personal Rapid Transport
Exemplo de rua em Masdar City
O transporte público dentro da cidade será fornecido por ônibus elétricos e carros. É também proposto o uso de trânsito rápido pessoal automatizado (PRT). Metro ferroviário e ferroviário leve ligará a cidade com Abu Dhabi.
CONFORTO TÉRMICO
MASDAR CITY
Materiais sustentáveis ​​e reciclados estão sendo usados ​​na cidade. A madeira, usada para construção, é 100% sustentável. As extrusões de alumínio que são utilizadas são 90% recicladas. Em vez de cimento regular, é utilizado o concreto feito de cimento granulado de lâmina granulada com baixo teor de carbono, o que proporcionará uma melhor resistência e desempenho do que o concreto convencional.
São utilizadas tintas à base de água que não contenham produtos químicos orgânicos. O aço usado em barras reforçadas é 100% reciclado. Palmwood em vez de hardwood é usado em toda a cidade para as entradas.
A Cidade de Masdar existe como um projeto de desenvolvimento urbano,. Ao contrário de Abu Dhabi, uma cidade que segue os modelos e princípios antiquados de construção ocidental, a Cidade de Masdar apresenta grande potencial a oferecer ao mundo do urbanismo verde - algo que o mundo realmente necessita.
O objetivo de Masdar City é desenvolver uma cidade sustentável que incorpore um alto nível de qualidade de vida com uma baixada pegada ecológica, a tornando única.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais