Buscar

Prova 12 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º avaliação
Uma piscina com 5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2 metros de altura, deve ser enterrada no solo. Admitindo que a partir de 50 centímetros de profundidade o solo esteja totalmente saturado de água. Nestas condições determine qual o peso mínimo da piscina para que ela não flutue. (permaneça enterrada) 
O tanque da figura ao lado está cheio de água. Determine a força que atua sobre a superfície formada por ¼ da circunferência. As mediadas são em metros. 
A comporta parabólica AB é articulada em A. Se a comporta tem 3,0m de largura determine a intensidade da força horizontal que deve ser aplicada no ponto B que esta 2,0m acima do ponto A, para que a comporta permaneça em equilíbrio. O fluido é água . 
 
Água sobe ao nível 1 no tubo localizado no tanque, conforme mostra a figura. Determine o ponto de aplicação e a força resultante atuando sobre a lateral do tanque (2-3) que possui uma largura de 2,0m. 
Calcule a diferença de pressão entre A e B. Sabendo que o fluido do conduto é água e o fluido escuro do manômetro é mercúrio.
FORMULÁRIO
P = P0 h P = gh = g d = /0 d = /0 P = F/A A0 = D2/4
FR = hc A y’= yc + I/yc A I ret.= b a3/12 
FRx = hbdy ou FRx = Pc A FRy = hbdx ou FRy = b = largura h = (H – y)
y’= 1/FRx yhbdy x’= 1/FRy xhbdx 
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina
Prof. Carlos Roberto Bavaresco
Fenômenos de Transporte
Aluno(a). .Data.
dHg = 13,6 dH2O = 1 H2O = 10.000N/m³ H2O = 1000 kg/m³ PATM = 101.325 Pa
2ª Avaliação
Determine as componentes da força necessária para manter a placa mostrada na figura estacionária. Sabendo que o jato de água possui 100 mm de diâmetro e parte da água escoa através orifício de 40 mm de diâmetro com vazão de 10,0 kg/s e o restante sai pela parte inferior e superior, cuja inclinação é de 30° em relação a horizontal. A velocidade é a mesma em todas as seções de entrada e saída.
Uma bomba centrifuga retira água de um reservatório inferior através de uma tubulação de 150 mm de diâmetro que esta 2 metros abaixo no nível da água do reservatório e descarrega para a atmosfera através de uma tubulação de 100 mm de diâmetro com uma vazão de 10 l/s, a descarga esta 50 metros acima do nível de água do reservatório. Para as condições do problema qual a potência que a bomba deve desenvolver sobre o escoamento?
Um jato de água proveniente de um bocal curto de 50mm de diâmetro, que esta situado a 40 metros abaixo do nível d’água do reservatório, choca-se com uma placa, conforme mostrado na figura. Para as condições do problema calcule as componentes da força para manter a placa estacionaria
Uma bomba necessita de 35KW para transportar água do reservatório inferior para o reservatório superior. A canalização de sucção tem diâmetro igual a 150 mm e a tubulação de recalque tem diâmetro igual a 100mm. A bomba esta localizada 30 metros acima do nível de água do reservatório inferior, a tubulação sucção esta 3 metros afogada. Considerando que a altura de elevação seja de 50 metros. Considerando que a descarga ocorra par a atmosfera, determine a vazão que chega no R2?
FORMULÁRIO
A = D2/4 H2O = 1000kg/m³ =g W = mg W = g Q = VA Rar = 286,9 J/kg K
0 = /tVC d + SCVdA Bernoulli 			P = RT
F = FS + FB = /tVC Vd + SCVVdA 
= /tVC (P/ + V2/2 + gz )d + SC(P/ + V2/2 + gz )VdA

Outros materiais