Buscar

Analise de conjunto e cenarios Apol 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
A partir da segunda metade do século XVIII surgiram os debates sobre comércio internacional que influenciaram a teoria econômica moderna. Até aquela época, o conhecimento acerca do comércio exterior derivava apenas dos escritos da escola mercantilista, que justificavam o comércio internacional pela oportunidade que ele oferecia de se obter um excedente na balança comercial o objetivo era o superávit comercial, que deveria ser atingido a qualquer custo.
 
 Escolha a alternativa que apresenta os principais modelos teóricos de comercio internacional.
 
	
	A
	Modelo de Vantagens Coooperativa; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores específicos
	
	B
	Modelo de Vantag.ens Comparativas; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores técnicos.
	
	C
	Modelo de Vantagens Comparativas; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores específicos.
Você acertou!
Essa é a alternativa correta.
 Os principais modelos teóricos de  comércio internacional são: Modelo de Vantagens Comparativas -  teve como principal elaborador o economista britânico David Ricardo, no começo  do século XIX, nesse modelo considera-se que o país deveria voltar os seus esforços produtivos para o bem em relação ao qual é relativamente mais produtivo, independentemente do outros países produzirem a mesma mercadoria mais barato. Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H)- Foi desenvolvido por suecos ganhadores do prêmio Nobel de 1977, enfatiza a inter-relação entre os fatores de produção disponíveis em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de diferentes bens. O modelo nos diz que os países tendem a direcionar os seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes. Modelo de fatores específicos – Modelo publicado na década de 70 por Samuelson determina que o país aloque mais trabalho para o setor em que tem mais abundância do fator específico (ou fixo), pois a produtividade marginal do trabalho é maior devido à abundância relativa ao fator escasso. Considera que existem fatores específicos que só podem ser usados para a produção de certo bem.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.16-27
	
	D
	Modelo de Vantagens Comparativas; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores essenciais.
Questão 2/5
Dentro das organizações, a intuição e a interpretação acontecem no nível da inteligência individual; a integração ocorre em nível de grupo, e a institucionalização, em nível da inteligência organizacional. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
Baseados na definição desses quatro processos, feita pelos autores Crossan, Lane e White, analise as afirmativas a seguir:
I. Interpretação é a explicação de um insight ou ideia para si mesmo ou para os outros.
II. Institucionalização é o processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram.
III. Intuição é o processo de incorporação de aprendizagem que ocorre por parte de indivíduos e grupos na organização.
IV. Integração é o processo de desenvolvimento do entendimento entre indivíduos e a tomada de ações coordenadas por meio de ajustes mútuos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, II e IV, apenas. 
Você acertou!
A alternativa A está correta, pois a assertiva III utiliza-se de parte da definição de institucionalização: trata-se do processo de incorporação de aprendizagem que ocorreu por parte de indivíduos e grupos na organização e que inclui sistemas, estruturas, procedimentos e estratégias.
Já a intuição é o reconhecimento pré-consciente do padrão e/ou das possibilidades inerentes a um fluxo pessoal de experiência.
	
	B
	b) ( ) III e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) I e III, apenas.
	
	D
	d) ( ) II, apenas.
	
	E
	e) ( ) I, II e III, apenas.
Questão 3/5
As organizações são compostas de indivíduos e suas interações recíprocas, conhecimentos, comportamentos, cognições, sentimentos, emoções e culturas funcionais.
Glynn conceituou as inteligências individual e organizacional como funcionalmente similares e baseadas em capacidades de processar informações. Essa similaridade é evidente na definição da autora para esses dois conceitos. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 39-40
Pensando nisso e em como a inteligência organizacional e a inteligência individual se relacionam, analise as afirmativas a seguir:
I. A inteligência individual é a capacidade de uma pessoa para processar, interpretar, codificar, manipular e acessar informações.
II. A inteligência organizacional é um processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram, de maneira a definir as tarefas, mecanismos e ações.
III. A inteligência organizacional é um resultado social que está relacionado à inteligência individual pela agregação, transferência transversal e distribuição.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, apenas.
	
	B
	b) ( ) I e II, apenas.
	
	C
	c) ( ) II, apenas.
	
	D
	d) ( ) I e III, apenas. 
Você acertou!
A alternativa D está correta, pois a afirmativa II é uma definição de institucionalização.
A inteligência organizacional é a capacidade de uma organização para processar, interpretar, codificar, manipular e acessar informações de maneira proposital e direcionada a metas, para que a organização possa aumentar seu potencial de adaptação no ambiente em que opera.
	
	E
	e) ( ) III, apenas
Questão 4/5
Assim como a inteligência organizacional nasce da inteligência individual, a aprendizagem organizacional também deve estar profundamente conectada à aprendizagem individual.
Porque
A aprendizagem individual e a organizacional estão dinamicamente ligadas em um ciclo de lações de feed-forward e feedback, onde, em seu modelo, a aprendizagem organizacional ocorre em três níveis: individual, grupal e organizacional.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) ( ) As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	b) ( ) As assertivas I e II são falsas.
	
	C
	c) ( ) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva justifica e complementa a primeira. 
Você acertou!
A alternativa C está correta, pois as duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda assertiva, além de justificar, complementa a ideia apresentada na primeira assertiva, de acordo com os princípios apresentados por Choo sobre a maneira que a aprendizagem individual se relaciona à aprendizagem organizacional.
	
	D
	d) ( ) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. 
	
	E
	e) ( ) A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“É um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.”
	
	A
	Dumping
Você acertou!
Dumping
– Dumping é um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.
Economia de escala – Consiste no fenômeno de uma empresa poder elevar a sua produção necessitando proporcionalmente de menos insumos. Significa que a empresa pode dobrar a sua produção e necessitar de menos que o dobro de insumos, refletindo em um menor custo e preço final mais baixo.
Custo marginal – é quando o custo é elevado para produzir mais um unidade de determinado bem, e no, mercado competitivo, as empresas vendem seus produtos onde o custo marginal é igual ao preço.
Comércio interindústrias - (troca de manufaturas por alimentos) reflete as vantagens comparativas, em que o país abundante em capital exportador líquido de manufaturas intensivas em capital e importador líquido de alimentos sendo trabalho intensivo.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.27-30
	
	B
	Economia de escala
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio interindústrias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais