Buscar

Desafio Profissional MAIO 15 (BRUNO)


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BRUNO POLO ALBUJAR: RA 9408585378
DESAFIO PROFISSIONAL
ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TUTOR EaD: ANDRELIZA MILA ROSA DE OLIVEIRA
MONTES CLAROS / MG
2015
SUMÁRIO
1. Introdução	1
2. desenvolvimento	1
2.1 Passo 1 – Análise SWOT do Hotel Boa Vida	1
2.2 Passo 2 – Tecnologias de gestão organizacional	2
2.3 Passo 3 – Projeto: Para uma vida boa	2
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS	4
REFERÊNCIAS	5
�
INTRODUÇÃO
O Hotel Boa Vida, um complexo hoteleiro no litoral nordestino, é o maior da região e conta com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas porém atualmente passa por uma situação crítica, que faz com que necessite de mudanças radicais através do novo administrador José Antônio da Silva.
O objetivo do trabalho é elaborar propostas à adoção de tecnologias de gestão para a melhoria do Hotel Boa Vida. Para isso deve-se compreender o cenário em que se encontra através de um diagnóstico de seu ambiente interno e externo, apresentando suas forças e fraquezas.
O administrador José Antônio da Silva foi recém contratado para gerente geral do Hotel Boa Vida e está encontrando uma grande oportunidade de desenvolver suas habilidades de formação bem como de colocar em prática novas tecnologias de gestão. Mas o desafio é muito grande pois o hotel encontra-se em crise. Com problemas de imagem externa bem como a desmotivação dos funcionários. 
José Antônio conseguiu analisar e traçar projetos para resolver os problemas bem como impulsionar o hotel novamente como veremos a seguir.
 
DESENVOLVIMENTO
Passo 1 – Análise SWOT do Hotel Boa Vida
	Ajuda
	Atrapalha
	Interna
(organização)
	Centro de convenções para atender o turismo de negócios, capacidade 400 pessoas;
Maior capacidade de Hospedagem da região, 450 pessoas;
	Elevada insatisfação dos colaboradores do Hotel;
Não há reconhecimento profissional;
Problemas de Comunicação entre líderes e equipe;
Insatisfação dos colaboradores com o estilo de liderança
	Oportunidades
	Externa
(ambiente)
	Infraestrutura de lazer e esporte;
Inúmeras possibilidades de lazer infantil
Complexo aquático
Localizado em cidade litorânea com 60 mil habitantes
	Insatisfação dos clientes pelos serviços prestados;
Atendimento de má qualidade;
Veiculação na Mídia de notícia que compromete a imagem do Hotel;
Não atender o código do consumidor;
	Ameaças
 Passo 2 – Tecnologias de gestão organizacional
	Tecnologia de Gestão
	Benefícios
	Benchmarking
	Avalia Produtos, Serviços e Processos, reconhecidos como os melhores. É um importante aliado para vencer a concorrência, analisa as estratégias e possibilita a empresa criar, e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
	Empowerment
	Formação de equipe de alto desempenho. Compartilhamento da Liderança, Responsabilidade e Comprometimento da Equipe como um todo. Sugere uma maior participação dos colaboradores nas atividades da empresa.
	Website
	Trata-se de um espaço virtual de uma organização ou pessoa. Com uma boa apresentação da página inicial, o Hotel Boa Vida pode alcançar o interesse do cliente em desfrutar o espaço que ele pode oferecer. Através do e-mail, ficará mais prático e rápido o processo para agilizar reservas repassar informações sobre o hotel, tirar dúvidas dos clientes.
	Marketing / Propaganda
	Criar página na internet ou perfis nas redes sociais, ajuda a divulgar a empresa para que assim, possa ter retorno positivo. Mostrando fotos do espaço, das comodidades do Hotel, despertar interesse dos clientes. Além disso, esse tipo de divulgação é possível ouvir os clientes, reclamações e sugestões, encontrar pontos a melhorar e mudanças.
	Software
	Com a implantação de um Software, ficará mais prático a integração de todas as operações do seu hotel em uma única plataforma. Seja com sua recepção, atendimento, contas, restaurante, acomodações, check-in e check-out dos clientes. Sua equipe sempre estará atualizada com informações em tempo real.
 Passo 3 – Projeto: Para uma vida boa
O fato do hotel Boa Vida demonstrar que o capital intelectual não tem sido valorizado fez com que cria-se um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual. Este projeto denomina-se “Para uma vida boa” e tem como objetivo a desenvolver a capacitação profissional e ter uma boa gestão de qualidade. As principais ações deste projeto é a consolidação frente à concorrência e melhoria no atendimento ao público para atingirmos o alvo desejado. A busca para alcançar e superar as expectativas dos hóspedes tem o objetivo de mantê-los fiéis à empresa. Já os clientes insatisfeitos, têm atenção especial, pois o hotel procura sempre resgatá-los através da administração de qualidade no atendimento e da gestão de relacionamento com o cliente. Para isso os colaboradores terão que estar envolvidos em ser eficiente; deve ser criativo e proativo para captar as necessidades e desejos, uma vez que ele está em contato direto consumidor. Dessa forma é possível surpreendê-lo, de modo que os serviços prestados tornem-se uma experiência única vivenciada pelo cliente. Pode-se receber bem um hóspede, criar um ambiente agradável e receptivo ou criar uma atmosfera segura e ainda assim, não envolver todos os elementos da hospitalidade. Já a hospedagem corresponde a um conjunto de serviços que oferecem muito além de uma boa cama. Por esse motivo, a hospitalidade é desenvolvida para acomodar os hóspedes de acordo com suas preferências e solicitações. Atualmente, as pessoas dentro da empresa possuem liberdade de escolha, tem poder para opinar e para inovar procedimentos.
A motivação de pessoal resultará na efetivação de um serviço de qualidade, que geralmente está relacionada à satisfação com o próprio emprego. Essa satisfação pode incitar o colaborador a alcançar um determinado nível de desempenho. O fato de a empresa oferecer benefícios para motivar o colaborador impulsiona o mesmo se dedicar e a prestar um serviço de qualidade, assim atingindo ou superando as necessidades dos clientes. Ter iniciativa, pró-atividade e uma boa comunicação dentro de uma empresa hoteleira são fatores fundamentais para que a hospitalidade aconteça e para que o cliente se sinta confortável no ambiente em que frequenta. Será através da comunicação que a relação comercial irá acontecer e que a empresa será capaz de detectar as necessidades e preferências de seus clientes para poder agir em cima disso.
A comunicação interna entre os setores de um hotel é outro fator importante para se atingir a excelência no serviço prestado. A dinâmica de trabalho dentro da empresa e dos setores, apenas acontece quando seus membros estão conectados e integrados entre si, fazendo com que a troca de informações aconteça de forma eficaz. A troca de informações é fundamental dentro da empresa visto que, uma informação falha pode contribuir para a insatisfação do cliente e causar situações constrangedoras.
Um questionário de satisfação tem o objetivo de analisar o depoimento do hóspede com questões que abordam sobre toda a estrutura do hotel e atendimento dos funcionários. Esses depoimentos são lançados direto no sistema da rede e são vistos nas reuniões mensais apontados em gráficos, pela Gerência, onde a partir das queixas registradas serão tomadas providências necessárias para resgatar aquele cliente que está insatisfeito. O hotel quando tem uma visão gerencial voltada para a satisfação do cliente, se faz necessário resolver de imediato àquilo que não estava de acordo com suas expectativas durante sua hospedagem.
Desta forma, podemos afirmar que o Hotel Boa Vida irá possuir um forte diferencial no que se refere à qualidade dos serviços prestados se acatar os conselhos aqui prestados do projeto “Para uma vida boa”, pois a empresa além de valorizar os colaboradores oferecendo diversos benefícios, a mesma procura agregar valor às experiências de seus clientes, fazendo com que os hóspedes tenham a liberdadede entrar em contato com o hotel, através de meios de comunicação como o e-mail e/ou telefone para fazer suas sugestões ou queixas, recebendo um feedback do Supervisor responsável, Gerente Geral do hotel ou até mesmo do Gerente de Relacionamento da Rede.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com os resultados do estudo realizado, foi visto que o motivo que levou ao hotel Vida Boa ter um grande índice de insatisfação por parte de seus clientes foi justamente pelo fato de seus colaboradores não estarem satisfeitos com a política da empresa, outro motivo também se dá pela falta de tecnologias de gestão organizacional. O que torna de certa maneira o hotel ultrapassado em se comparado a outros de ate menor estrutura física.
Visto isso que sugeriu-se medidas e até um projeto pelo qual visa a melhoria de qualidade e atendimento do hotel.
REFERÊNCIAS
CHAVES. Maíra. Saiba como fazer uma análise Swot. Revista Administradores de 13/03/2013. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/sa
iba-como-fazer-uma-analise-swot/73989/>. Acesso em 21/05/2015. 
CASTRO, Claudio Henrique de. Matriz SWOT (Analise): Guia completo. Publicado em 03 de janeiro de 2010. Disponível em: <www.sobreadministracao.com/matrizsw ot-analise-guia-completo>. Acesso em 18/05/2015.
EMPREENDA, Movimento. Análise SWOT, 2012. Disponível em:<http://movim entoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/06/analise-swot-071. html>.Acesso em 20/05/2015.
HILSDORF, Carlos. O que é empowerment e como ele funciona? Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-empowerment-e-como-ele-funciona/46403/>. Acesso em 20/05/2015.
ROZENFELD, Henrique. Benchmarking. Disponível em: <http://www.numa.org.br/co nhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/Benchmarking.htm>. Acesso em: 18/05/2015.

Mais conteúdos dessa disciplina