Buscar

AV fundamentos das ciencias sociais UNESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Avaliação:  CCJ0089_AV_201707257957      Data: 08/11/2017 19:10:31 (F)       Critério: AV
	
	Professor:PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota Prova: 8,0 de 10,0      Nota Partic.: 0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
	
	 
	 1a Questão (Ref.: 583680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados sem possibilidade de mudança.
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através somente da educação formal e da educação religiosa.
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 666865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cozinha dos índios brasileiros era primitiva e rudimentar. Eles nos deixaram, no entanto, alguns pratos à base de milho, como a pamonha e a canjica; à base de mandioca (Manhiot utilíssima), como a farinha, o beiju, o mingau, a tapioca etc. (...) Extraído de RAMOS, A. Notas sobre a culinária negro-brasileira. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977.p. 85. Em relação à primeira frase desta descrição feita por Ramos sobre a cozinha dos índios brasileiros o conceito que se aplica é:
		
	
	Identidade Cultural.
	
	Relativismo Cultural
	 
	Etnocentrismo
	
	Diversidade Cultural
	
	Socialização
		
	
	 3a Questão (Ref.: 662762)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	Augusto Comte
	 
	John Locke
	
	Cesare Lombroso
	
	Charles Darwin
	
	Herbert Spencer
	
	
	 4a Questão (Ref.: 667337)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que aponta as duas principais revoluções em curso no momento do surgimento das Ciências Sociais.
		
	
	a revolução socialista.
	
	A Revolução Francesa e Queda da Bastilha.
	
	a Revolução Industrial e a descoberta da América Latina.
	
	a Revolução Russa e a Revolução Francesa
	 
	a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
	
	 5a Questão (Ref.: 596713)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser considerada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias. Qual foi esse autor?
		
	
	Augusto Comte
	
	Karl Marx
	 
	Max Weber
	 
	Émile Durkheim
	
	Jean Jacques Rousseau
		
	
	 6a Questão (Ref.: 570337)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os tipos ideais de Weber apresentam características e formas de motivações específicas. Desta forma, sobre a ação social afetiva, é correto afirmar que:
 Assinale a alternativa correta.
		
	
	a sua fonte motivadora são os costumes ou hábitos cristalizados;
	
	toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado
	 
	a conduta é movida por sentimentos, tais como o orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, etc.
	
	a racionalidade é que orienta a conduta no alcance de um objetivo.
	
	não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este estético, religioso, ético, político, etc.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 574396)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No capitalismo, o direito da propriedade dos meios de produção pertence à minoria, os capitalistas, e os trabalhadores são obrigados a venderem a força de trabalho. Diferente da escravidão, onde os próprios corpos dos trabalhadores (escravos) pertencem aos seus senhores, no modo de produção capitalista predomina o trabalho assalariado e livre. De acordo com a perspectiva teórica de Karl Marx, quais são as classes sociais fundamentais no sistema capitalista?
		
	
	Dominantes e dominados
	
	Burguesia e classes perigosas
	
	classe média e pobres
	
	Senhores de escravos e burguesia
	 
	Burguesia e proletariado
		
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 17974)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a ideia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global. M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica. S. Paulo: Boitempo, 2003 (questão adaptada do ENADE 2005 em Ciências Sociais). Assinale a única opção correta referente ao assunto do texto acima.
		
	 
	A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
	
	O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
	
	O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira.
	
	O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
	
	O trabalho no mundo contemporâneo deixou de ser uma atividade a partir da qual identidades sociais são construídas e reproduzidas.
	
	 9a Questão (Ref.: 626256)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto ao conceito de família, antes profundamente atrelado aos efeitos do casamento, considerado então a fonte geradora de suas normas básicas, podemos afirmar que:
I- O Estado brasileiro deixa de interessar-se apenas pelo ato formal do casamento, preocupando-se, sobretudo, em resguardar o grupo familiar.
II- A família não mais se baseia na concepção canônica de procriação e educação da prole, nem tampouco na concepção meramente legalista,mas na mútua assistência e satisfação sexual.
III- São vislumbradas novas possibilidades de entidade familiar, uma vez que o afeto passa a ser pressuposto de constituição dessas relações.
Analise as proposições na perspectiva social sobre novos padrões familiares e assinale a única alternativa correta:
		
	
	Nenhuma está correta.
	 
	Somente a III esta correta..
	
	Somente a II esta correta.
	
	Somente a I esta correta.
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 666855)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. (...) O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Filosóficas.
	 
	às Ciências Naturais.
	
	às Ciências Tecnológicas.
	
	às Ciências Exatas..

Outros materiais