Buscar

DISCURSIVA SEGURANÇA DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA SEGURANÇA DO TRABALHO
Área Classificada é a classificação de uma planta, quando esta está identificada como zonas. Essas zonas indicam a quantidade de mistura explosiva presente no local. Já, Atmosfera Explosiva, é a mistura com o ar de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada. A relação existente entre Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas é a seguinte: em Áreas Classificadas, sempre temos Atmosferas Explosivas (por exemplo, um tanque de armazenamento de álcool), porém, nem todos os lugares onde existem Atmosferas Explosivas são considerados Áreas Classificadas (por exemplo, a cozinha de casa com vazamento de gás). Quando se desenvolve um projeto para Áreas Classificadas, tem-se a certeza de que se irá trabalhar em Atmosferas Explosivas.
Como é feito o gerenciamento dos riscos existentes em áreas classificadas?
R: As atividades consideradas de risco são aquelas que podem causar algum dano ao trabalhador. Então, antes de iniciá-las, a equipe de segurança do estabelecimento deve realizar uma análise de todo tipo de risco que existe no local. Só assim, de posse desses dados, é que se conseguirá realizar um gerenciamento dos riscos. A análise fornecerá para os profissionais da área de segurança da empresa informações como: conhecimento detalhado de todo processo e os perigos oferecidos; avaliação dos possíveis danos causado às pessoas, patrimônio e meio ambiente caso um evento venha a acontecer; proposta de adoção de medidas preventivas, já que, sabendo o que precisa ser impedido, é possível adotar estratégias para evitar o problema.
São classificadas: em Zona 0, Zona 1 e Zona 2.
Zona 0: Local onde a formação de uma mistura explosiva é contínua ou existe por longos períodos.
Zona 1: Local onde a formação de uma mistura explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo.
Zona 2: Local onde a formação de uma mistura explosiva é pouco provável de acontecer e, se acontecer, é por curtos períodos estando ainda associada à operação anormal do equipamento de processo.
Quais são os profissionais que podem executar atividades neste tipo de local?
R: O SESMT deverá ser composto pelos seguintes profissionais: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico
em Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Todos esses profissionais deverão possuir formação na área de atuação e registro profissional emitido pelo respectivo conselho profissional, quando existir. Engenheiros de Segurança do Trabalho e Técnicos em Segurança do Trabalho deverão observar o disposto na Lei nº 7.410/1985, que diz respeito às determinações que esses profissionais devem seguir para que consigam exercer suas profissões. De acordo ao item 10.8.1 da NR-10 técnico ou engenheiro que seja Trabalhador Qualificado, é considerado qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

Continue navegando

Outros materiais