Buscar

revisaoav2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria da Literatura II
Alessandra Favero
Revisão 2
*
O Realismo
O realismo é um movimento literário contemporâneo do naturalismo e do parnasianismo. 
Em 1881, dá-se o marco inicial do realismo brasileiro, com a publicação das obras Memórias Póstumas de Brás Cubas e O alienista, sendo as duas de Machado de Assis.
*
*
A literatura realista se transforma na denominada “arte engajada”, ferramenta de revelação social e batalha contra as imposições do Estado.
 Por este ensejo desprezavam a monarquia, o clero e os ideais burgueses, protegendo com entusiasmo os ideais republicanos e socialistas. 
*
O Realismo
*
O escritor realista está mais preocupado em considerar a sociedade tal como ela é, visando sua modificação futura.
*
O Realismo
*
O naturalismo
O naturalismo é uma espécie de realismo aflito por querer esclarecer cientificamente a comportamento e o caráter de cada indivíduo. 
 (Cândido)
*
*
As obras literárias naturalistas conseguem realizar um intenso exame social a partir da observação do coletivo, tendo como porto de partida os grupos humanos marginalizados para se proceder à investigação da formação do indivíduo, dentro e a partir de tal coletividade.
*
O naturalismo
*
Características particulares:
Hereditariedade: ênfase na satisfação de necessidades instintivas, aproximando o homem do animal.
*
O naturalismo
*
Por este motivo, os autores desta corrente literária captavam os costumes da época, adentravam à psicologia das personagens e exploravam temas concernentes à sexualidade. 
*
O naturalismo
*
O naturalismo
Desequilíbrio = desordem mental e emocional
Desencadeamento da doença decorrente de fatores biológicos e sociais.
*
*
miserabilidade humana: 
espaços sociais miseráveis 
motivo dos desequilíbrios
*
O naturalismo
*
*
Vídeo
*
Assim, as personalidades das obras deste período são frutos biológico-sociais ou simples fantoches de ânimos externos à sua vontade íntima, que inexiste frente aos componentes preexistentes e determinante a sua constituição. 
*
O naturalismo
*
O parnasianismo
Retorno à mitologia clássica grega, derivado da denominação do local dedicado ao culto do deus da beleza, Apolo, o monte Parnaso. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apolo
*
*
Para os parnasianos o tema não interessava tanto, mas sim o como este era trabalhado poeticamente, uma vez que, buscando unicamente a perfeição formal, registravam os temas simplesmente pelo prazer do ato de escrever. 
*
O parnasianismo
*
Os parnasianos não explanavam qualquer inquietação com matérias sociais, políticas, econômicas ou religiosas...
*
O parnasianismo
*
Impressionismo 
A crítica impressionista aprecia o prazer da leitura e pela leitura como o elemento primordial para o casamento do literário com seu próprio ser. 
*
*
A análise impressionista admite ao leitor de um texto literário aferir a obra por artifícios exclusivamente particulares, que podem estar presos elementos morais, éticos e estéticos estabelecidas tão-somente por juízo crítico próprios..
*
Impressionismo 
*
A arte impressionista visa, agora, a conceber a impressão do artista a partir das sensações obtidas pelos diversos órgãos dos sentidos.
*
*
Conclusões
O estilo impressionista é dotado, assim, de uma qualidade fugitiva. A narrativa, o enredo, a sequência de causa e efeito entre os eventos e os indivíduos são substituídas pelo registro dos estados de alma, emoções e sentimentos, de acordo com a lógica subjetiva, pessoal, vaga. 
*
*
O que se procura surpreender é a essência do momento, incidente ou paisagem, graças a uma captação instantânea do estado de alma do artista ou do espírito do observador, das intermitências do coração ou da memória, que ou são capturadas instantaneamente ou desaparecem. 
*
Conclusões
*
Sugestão de leitura
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. Teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1976. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando