Buscar

CURATIVO - como fazer

Prévia do material em texto

1. CURATIVO
              Curativo: é um procedimento utilizado para a limpeza, proteção e tratamento das lesões.
O curativo consiste no cuidado dispensado a uma região do corpo com presença de uma ruptura da integridade de um tecido corpóreo.  
Jeter e Tintle (1991), destacam na historia a riqueza em procedimentos e materiais pungentes, coloridos e ritualísticos, usados no cuidado com as lesões. Alguns exemplos de elementos usados em curativos ao longo da historia são: teias de aranha, fezes, hidroterapias e outros tantos.  
            Nas três últimas décadas os investimentos na área de curativos aumentaram. As coberturas de feridas evoluíram dos curativos passivos (gazes, compressas), para curativos ativos (interativos, bioativos), alterando o tratamento de feridas.
 
            O objetivo da cura da ferida implica em recuperar a continuidade entre as bordas da ferida e restabelecer a função do tecido, implicando em complexos processos de regeneração e reparação.
2. PRESSÃO ARTERIAL
	A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico. O primeiro se refere à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome).
	A pressão não é fixa e pode variar instantaneamente, dependendo do estado da pessoa no momento (se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto, por exemplo). O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a almejada pressão 12/8.
3. ACOLHIMENTO TÉCNICO
	A Enfermagem é a ciência do cuidar
	O trabalho do enfermeiro tem se modificado, como toda a ciência da saúde, e evolui em técnicas e procedimentos a cada dia. Porém, infelizmente a formação de profissionais de enfermagem, ou até de saúde em geral, não aborda com prioridade o desenvolvimento de relações interpessoais. 
	A Estratégia de Saúde da Família (ESF) baseia-se na prevenção da doença e na promoção da saúde, é base na saúde pública. Um de seus princípios doutrinários é a integralidade. Nesse contexto, uma das principais ações para a humanização da atenção é o Acolhimento, escutar o usuário e suas queixas e na responsabilização pela resolução, o dar respostas às necessidades de saúde da população. 
	Avaliando o acolhimento na ESF como tecnologia fundamental para a organização da APS e melhoria da saúde da população. Analisar o acolhimento na UAPS como um marco importante na humanização dos serviços de saúde e sua contribuição para a qualidade desses serviços, enfocando os conhecimentos já produzidos sobre o tema, resultando na melhoria das condições de saúde, assim consolidando o SUS.
	Propomos então a visão de acolhimento como ação de compreender o outro, em toda a sua amplitude de ser (sua história, modo de ser e ver o mundo), e a utilização dessa construção como ferramenta do cuidar para proporcionar serviços mais adequados e individualizados. 
 4. GLICEMIA CAPILAR
	É a coleta de sangue de capilares sanguíneo geralmente do dedo, através da perfuração cutânea por uma lanceta e a dosagem de glicose é verificada em aparelhos próprios para esse fim.
Para que?
Conhecer os níveis de glicemia durante o dia, em momentos que interessam para acompanhar e avaliar a eficiência do plano alimentar, da medicação oral e principalmente da administração de insulina, assim como orientar as mudanças no tratamento.
Para quem?
É recomendado a todas as pessoas com diabetes, seja do tipo1, tipo 2 e no diabetes gestacional (aquele que ocorre em algumas mulheres durante a gravidez).
5. RETIRADAS DE PONTOS
5.1 Conceito 
	Consiste no procedimento de remoção dos fios cirúrgicos com técnica asséptica, o qual pode ser retirada pode ser total ou alternada. 
5.2 Finalidade
Oferecer a limpeza da incisão cirúrgica;
Favorecer a drenagem de exsudato restrito na incisão cirúrgica;
Auxiliar na cicatrização cirúrgica prevenindo a infecção;
Prevenir complicações como infecção e rejeição 
5.3INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES 
5.4 Indicação
Remover suturas da pele de uma ferida cicatrizada sem lesionar o tecido recém-formado.
5.5 Contraindicação
Remoção dos pontos com menos que 7 dias da sutura cirúrgica;
Discrasias sanguíneas

Continue navegando