Buscar

TECIDO SANGUINEO

Prévia do material em texto

Tecido sanguíneo
Tópicos abordados 
Introdução
Sangue 
Plasma
Elementos celulares do sangue
Granulócitos
Agranulócitos
Plaquetas/Origem
Hemocitopoese 
Maturação dos eritrócito, linfócitos e monócitos
O tecido sanguíneo é considerado um tipo especial de tecido conjuntivo em que células encontra-se separadas por grande quantidade de matriz extracelular (plasma). O plasma corresponde a 10% do volume sanguíneo, sendo composto de componentes de baixo e alto peso molecular.O processo de regular a produção continua de células do sangue é chamado de hemocitopoese. O tecido hematopoiético atua na pro- dução dos elementos figurados do sangue. Estão envolvidos os processos de renovação, proliferação, diferenciação e maturação células.
Introdução 
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que garante o transporte de nutrientes, oxigênio e resíduos metabólicos pelo corpo, além de garantir os processos de coagulação sanguínea e defesa do organismo.
Sangue
Plasma
Sua função é transportar essas substâncias pelo corpo. O plasma representa cerca de 55% do volume sanguíneo.
Elementos celulares do sangue 
as células sanguíneas são as hemácias e os leucócitos. As plaquetas são também componentes do sangue, mas não são células propriamente ditas, sendo, na realidade, fragmentos citoplasmáticos.
Hemácias 
são conhecidas também como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são células encontradas em grande quantidade em nosso sangue. Encontra-se em média 5 a 6 milhões de hemácias em casa microlitro de sangue em nosso corpo.
Leucócitos: são chamados também de glóbulos brancos, são células incolores, e tem o papel relacionado com a defesa de infecções do nosso organismo. Encontramos em média 5 a 10 mil leucócitos a cada microlitro de sangue.
Leucócitos 
Elementos celulares do sangue 
Os granulócitos são um tipo de leucócito, que é uma células de defesa do organismo, que estão presentes no sangue, sua principal característica é a presença de grânulos em seu citoplasma.
 Principal característica: possui núcleo trilobulado (composto por três lóbulos).
 Função: atua na fagocitose (ingestão e destruição) de partículas estranhas ao corpo humano.
Granulócitos 
Eosinófilo
Neutrófilo
 Principal característica: possui o núcleo bilobulado (formado por dois lóbulos).
 Função: atua também no processo de fagocitose, porém somente em elementos específicos, que penetram nosso organismo.
 Principal característica: possui grânulos citoplasmáticos muito grandes, quase do tamanho do núcleo.
 Função: os basófilos atuam no processo de coagulação do sangue, pois liberam a heparina (substância anticoagulante). Liberam também, em casos de alergias, a histamina, que é uma substância importante na vasodilatação.
Basófilo
Mastócitos são células inatas, sentinelas do sistema imunológico. Possuem localização tecidual e marginal a vasos sanguíneos, sendo capazes de responder rapidamente a agente agressores
Mastócito 
Agranulócitos 
Agranulócitos são glóbulos brancos sem a presença de grânulos visíveis no citoplasma, porém podem possuir grânulos inespecíficos denominados basófilos, que podem também estar presentes nos granulócitos, estes grânulos são muito pequenos, parecendo pequenos pontos no citoplasma e têm a cor azul.
Os linfócitos são as células que formam o tecido linfoide, que têm como principal função manter a imunidade. Alguns tipos de linfócitos produzem os anticorpos que ajudam o corpo a combater os germes. Outros tipos destroem diretamente os germes invasores, produzindo substâncias tóxicas que danificam as células.
 Os monócitos são o maior tipo de leucócitos, um grupo de células do sistema imune que tem a função de defender o organismo contra invasores, como vírus e bactérias.
 Os monócitos são produzidos na medula óssea e ficam poucas horas circulantes no sangue, pois seguem para outros tecidos, onde sofrem processo de diferenciação, recebendo o nome de macrófago.
Linfócitos 
Monócitos
As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.
Plaquetas
Os megacariócitos, células que dão origem às plaquetas, apresentam características morfológicas únicas, destacandose por seu grande tamanho e por aspectos particulares do citoplasma e do núcleo.
Megacarioblasto 
Megacariócito 
 Megacarioblasto é um precursor do promegacariócito, que por sua vez é um precursor do megacariócito. É o início da série trombótica. Ela deriva de uma unidade de colônia CFU-Me de células-tronco hematopoiéticas pluripotenciais.
Hemocitopoese 
O processo de regular a producão continua de células do sanque e chamado de hemocitopoese. Estão envolvidos os processos de renovação, proliferação, diferenciação e maturação. A Hemocitopoese é dividida em fases sendo elas: 
Mesoblastica 
Hepática (é muito importante durante a vida fetal)
Medular 
Já na vida pós-natal as células-tronco da medula ossea hematogena começa a formar glóbulos, que dependendo do seu tipo são denominados de: eritropoese. granulocitopoese, linfocitopoese, monocitopoese e megacariocitopoese. Essas células devem passar para o sanque, mas antes disso, elas passam pelos processos de diferenciação e maturação na medula
Maturação dos eritrócitos 
É o processo de produção e de maturação dos glóbulos vermelhos (eritrócitos/hemácias) que ocorre na medula óssea através das células tronco hematopoiéticas.
É dividida em 03 etapas:
Diferenciação: Onde uma célula pluripotente, sob estímulos específicos, se diferencia em linhagem mielóide. Essa linhagem mielóide pode formar os leucócitos, megacariocitos e os eritrócitos.
Muliplicação (Proliferação): Ocorre uma série de mitoses sequenciais que vão transformar o rubriblasto em metarrubrícito
Maturação: Nessa fase o metarrubrícito vai se diferenciar em eritrócito que posteriormente, com adição de hemoglobina, se diferencia em eritrócito.
Quando a célula esta madura é porque ela atingiu um estagio de diferenciação o qual lhe permite executar todas as suas funções especializadas.
Em cada grau de diferenciação as células eritrocíticas recebem uma denominação como: 
Proeritroblastos
Eritroblastos basófilos
Eritroblastos policromáticos 
Eritroblastos ortocromáticos
Reticulócitos
Hemácias 
Referências
https://www.sanarmed.com/resumo-eritropoiese-processo-componentes
https://files.cercomp.ufg.br
https://www.biologianet.com/amp/histologia-animal/tecido-sanguineo.htm
https://professor.ufrgs.br/simonemarcuzzo/files/tecido_conjuntivo_sanguineo
https://ameo.org.br/quais-sao-as-celulas-do-sangue/
https://m.brasilescola.uol.com.br/amp/biologia/sangue.htm
Camilla Shelly de Sousa
Camilly Eduarda nascimento Feitosa
Filipe Lima
Nathalia Cristina Carvalho Lima
Vitória Herminea de Souza Sampaio Wianna Sousa Sampaio 
Agradecemos sua atenção 
CREDITS: This presentation template was created by Slidesgo, including icons by Flaticon and infographics & images by Freepik
image2.png
image1.png

Continue navegando