Buscar

SELAMENTO DE CICATRICULAS E FISSURAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SELAMENTO DE CICATRICULAS E FISSURAS
	
	Tem por objetivo evitar o desenvolvimento de lesão cariosas, agiando antes da lesão evoluir, tratando lesão de cárie suspeitas ou com diagnóstico definitivo.
	A preocupação com a necessidade de proteger a superficie oclusal contra a cárie é historica, ao longo dos anos foram propostos varios procedimentos preventivos como a Odontomia Profilática de Hyatt de 1923, assim como a erradicação das fissuras sugeridas por Bordecker em 1926.
	Mas a partir de 1955 com a técnica proposta por Buonocore sobre o condicionamento ácido do esmalte, e da introdução da resina fluida por Bowen, outras tecnicas foram desenvolvidas, e são dividadas basicamente em TÉCNICA NÃO INVASIVA e TÉCNICA INVASIVA, o que difere uma da outra é o diagnóstico da lesão cariosa, pois a Técnica Não Invasiva de acordo com De Craene estaria indicada para áreas onde não se suspeita da presença de cárie, não necessitando de um preparo mecânico. Já a Técnica Invasiva estaria indicada para áreas onde se suspeita da presença de cárie, exigindo assim um preparo mecânico.
TÉCNICA NÃO-INVASIVA
·	O dente não deve apresentar suspeita de cárie, ou seja, as fissuras devem estar pouco profundos e sem pigmentação escura
·	Isolamento absoluto do campo operátorio
·	Profilaxia com pasta a base de pedra-pomes e água, objetivando remover a placa bacteriana e favorecer o condicionamento ácido
·	Condicionamento ácido fosfórico 37%
·	Aplicação do selante de escolha, podendo conter carga ou não(deve-se escolher preferencialmente os selantes sem carga por apresentar um poder maior de penetraçao), ser foto ou quimicamente ativado, incolores ou pigmentados.
TÉCNICA INVASIVAS
·	O dente deve apresentar fissuras escurecidas e profundas, denotando suspeita de cárie.
·	Isolamento absoluto do campo operatório
·	Profilaxia com pasta a base de pedra-pomes e água, objetivando remover a placa bacteriana e favorecer o condiconamento ácido
·	Para a abordagem da área com suspeita de cárie, deve-se empregar uma ponta diamantada(preferencialmente a broca 'ponta de lápis) ou broca carbide
·	Não é necessário a remoção total da lesão cariosa
·	Quando o preparo for apenas em esmalte deve-se escolher um selante com carga. Mas se o preparo envolver dentina ou se a extensão lateral proporcionar uma abertura significativa que implique em um volume muito grande do selante, deve-se optar por uma restauração preventiva com cimento ionomérico ou resina composta.
·	Após o preparo segue-se o protocolo do condicionamento ácido, protocoloco do sistema adesivo e aplicação do material de escolha.
·

Continue navegando