A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Software livre - Nina Rezende

Pré-visualização | Página 1 de 1

Software livre
Qualquer programa que pode ser usado, copiado, modificado e redistribuído.
Software livre
Software proprietário
Licenças GLP
Licenças BDS
Características Copyleft
Open source ou Código aberto
Licença comercial
Freeware
Shareware
Trial/Demo
Software de domínio público
O que caracteriza um software de licença comercial? 
O pagamento pelo usuário de uma taxa de licenciamento para poder utilizar o programa.
Quais são as restrições mais comuns nas licenças comerciais?
O direito de redistribuição, por exemplo, realizar uma cópia dele e repassá-la para outro usuário. A cópia de softwares em desacordo com sua licença comercial é considerada uma cópia ilegal e esta prática é conhecida pelo termo pirataria.
O direito de alterar o funcionamento do software, adaptando-o para um fim específico. 
O que caracteriza um software gratuito ou freeware ? 
Software gratuito ou freeware é o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessadas pelo usuário, sem nenhum tipo de restrição. O tempo de uso pelo usuário nesse tipo de licença também não possui restrições.
E o shareware?
No padrão shareware, o software possui algumas limitações de relação ao acesso de funcionalidades ou limite de tempo de utilização, geralmente contado em dias, a partir do momento que o software é instalado. Para ter acesso a essas ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indeterminado, o usuário é obrigado a comprar o produto.
 Esse tipo de distribuição tem como objetivo comum divulgar o software, como os usuários podem testá-lo antes da aquisição.
O que caracteriza um software open source? 
Os programas open source possuem o código fonte aberto, ou seja qualquer pessoa pode modificar as funções do software.
O que é código-fonte?
Código fonte (código-fonte, ou até source code em inglês) é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada e lógica, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes. 
O que é software livre? 
O software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Quais são as 4 liberdades básicas associadas ao software livre? 
A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito 
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades .
A liberdade de redistribuir cópias .
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Todo software livre é gratuito? 
Não. O software livre pode ser rodado, mudado e redistribuido pelo usuário, com ou sem mudanças, mas não significa que não possa ser vendido. Quando falar sobre o software livre, é melhor evitar o uso de termos como "dado" ou "de graça", porque estes termos implicam que a questão é de preço, não de liberdade.
O que é copyleft.? 
Copyleft é um tipo de licença que garante que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. 
O copyleft garante que todos os usuários têm liberdade.” – ou seja: se você recebeu um software com uma licença livre que inclua cláusulas de copyleft, e se optar por redistribui-lo (modificado ou não), terá que mantê-lo com a mesma licença com que o recebeu.
Software livre - exemplos
Linux
BrOffice 
Base
Calc
Impress
Writer
Draw
Gimp
Inkscape
Scribus
Audacity
Plataforma Moodle
http://assistenciatecnica.uol.com.br/dicas/qual-e-a-diferenca-entre-programas-freeware-shareware-adware-e-open-source.html#rmcl