Buscar

avaliacao AV - ESTATUTO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE - ECA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504267161)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana, mãe de Elisa (13 anos), soube que algumas amigas de sua filha estavam conversando com pessoas através das redes sociais que não conhecem pessoalmente e que inclusive estavam marcando encontros com estas pessoas muitas vezes sem o conhecimento dos seus pais. Ao perguntar para sua filha Elisa se ela estava participando destas conversas e agendamentos de encontros com desconhecidos, a menina negou. Entretanto, movida por sua preocupação em razão das notícias na mídia sobre crimes praticados contra jovens a partir de encontros marcados pela internet, Ana vasculhou os pertences de sua filha e ao acessar suas conversas virtuais constatou que a menina eventualmente conversava com estranhos e que havia, inclusive, marcado um encontro ao qual desistiu de comparecer na última hora. Considerando que o ECA em seu artigo 17 trata da proteção a integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais, a conduta da mãe ao vasculhar os objetos pessoais de filha viola o ECA e é passível de punição? Justifique.
		
	
Resposta: a conduta da mãe é legitima, pois visa proteger a criança!
	
Gabarito: Neste caso, cabe a proteção ao bem jurídico mais relevante. Sendo assim, apesar da previsão do art. 17, nada impede que caso os pais ou responsável suspeitem de que algo possa estar errado com a criança ou adolescente, venham a vasculhar seus pertences visando protegê-lo. Não cabe, portanto, punição para a conduta da mãe no caso apresentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504288407)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Em relação as infrações praticadas contra a criança e o adolescente, a Lei 8.069/90 ¿ ECA, as classifica em: as mais lesivas e as menos lesivas. Com base no critério estabelecido pelo ECA, identifique os tipos de infrações, pela lesividade aos direitos tutelados, e diga sobre a natureza da ação penal.
		
	
Resposta: infracões administrativas, podendo responder penal e civel.
	
Gabarito: As infrações mais lesivas, são consideradas crimes, e as menos lesivas como infrações administrativas. E no caso de crime a ação penal é pública e incondicionada
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504054724)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
		
	
	da municipalização.
	
	do peculiar desenvolvimento.
	 
	da prioridade absoluta.
	
	da cidadania.
	
	do bem comum.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504054932)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carmem tem uma filha de 02 (dois) anos de idade, que é portadora de deficiência. Carmem não possui condições financeiras, e sua filha necessita de medicamentos e tratamentos especiais, pelos quais não pode pagar. Com fundamento no disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo do direito à vida e à saúde, analise as seguintes assertivas: I - A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado; II - É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde; III - Os estabelecimentos de atendimento à saúde públicos e particulares, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de ambos os pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; IV - Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem, os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Está CORRETO o que se afirma na(s) assertiva(s):
		
	 
	I, II e IV, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503512999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Felipe, órfão de mãe e com 12 anos, está em acolhimento institucional, há mais de 2 anos tendo em vista que seu tem pai, não tem qualquer familiar ou vizinho que pudesse cuidar do filho, solicitou ao Juiz da Infância e da Juventude tal medida protetiva, pois necessitava de uma intervenção cirúrgica de urgência. E, desde então não há qualquer notícia de seu paradeiro. Agora, visando atender os termos do ECA, o qual estabelece prazo máximo de permanência em acolhimento institucional, o Ministério Público propõe destituição do poder familiar do genitor, por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar. Juarez, já habilitado para a adoção tem interesse de adotar Felipe, pois quando ia à instituição sempre conversavam amigavelmente e até marcavam novos dias de visita. Assim, Juarez ajuizou o pedido de adoção de Felipe para lhe fazer uma surpresa de aniversário. Entretanto, em audiência do processo de adoção, Felipe recusa-se em ser adotado. Tendo em vista a recusa o Juiz poderá:
		
	 
	julgar improcedente o pedido de adoção de Juarez haja vista a ausência de requisito para a concessão do pedido, face ao não consentimento de Felipe;
	
	Julgar improcedente o pedido de Juarez pois já atingira 60 anos.
	
	julgar procedente em parte o pedido, haja vista que Felipe não pode permanecer por mais de 2 (dois ) anos em acolhimento institucional e concede a guarda provisória;
	
	julgar procedente o pedido de adoção haja vista a destituição do poder familiar de seu pai por estar em local incerto e não sabido e mãe já ser falecida;
	
	julgar suspenso o pedido de adoçãoaté que Felipe atinja a idade de 16 anos e então poderá manifestar-se quanto à adoção, por ser relativamente capaz;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503603299)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA: Não poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos e diversões públicas:
		
	
	crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade
	
	crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade
	
	crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade
	 
	crianças menores de 10 anos, desacompanhadas dos pais ou responsável
	
	crianças menores de 12 anos incompletos, desacompanhadas dos pais ou responsáveis
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504046296)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as normas legais estabelecidas na lei 8069/90, quando as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional deverão seguir seus princípios quanto ao prazo máximo para remessa ao juiz de relatório circunstanciado da situação de criança ou adolescente para fins de reavaliação prevista na norma legal referida.
		
	
	3 meses;
	 
	6 meses;
	
	9 meses;
	
	15 meses.
	
	12 meses;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503610012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carlitos deseja se candidatar a membro do Conselho Tutelar. Em conversa com amigos, escutou várias informações acerca do Conselho, o que demonstra desconhecimento por parte da maioria deles. Assinale a única afirmativa correta:
		
	
	O processo de escolha dos membros do conselho tutelar é estabelecido por lei estadual.
	
	São impedidos de servir no mesmo conselho: marido e mulher; ascendentes e descendentes até o segundo grau; sogro e genro ou nora; irmãos; cunhados, durante o cunhadio; tio e sobrinho; bem como padrasto ou madrasta e enteado.
	 
	O conselho tutelar constitui órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedadede zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
	
	Para a candidatura a membro do conselho tutelar, são exigidos os seguintes requisitos: reconhecida idoneidade moral; idade superior a trinta e cinco anos; residência no município onde se localiza o conselho.
	
	Em cada estado, deve haver, no mínimo, um conselho tutelar, composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de cinco anos, permitida uma reeleição.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503501922)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Justiça da Infância e da Juventude tem competência absoluta para:
		
	
	Determinar o cancelamento, a ratificação e o suprimento dos Registros de Nascimento.
	 
	Conhecer dos pedidos de guarda excetuando as hipóteses do art. 98 do ECA.
	
	Conhecer de ação de alimentos.
	
	Suprir a capacidade ou o consentimento para o casamento.
	 
	Conhecer os casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504061952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que tange ao procedimento de apuração do ato infracional atribuído ao adolescente, analise as assertivas abaixo: I - o procedimento é dividido nas fases: policial, ministerial e judicial II - No caso de ato infracional praticado com violência, será lavrado o auto de apreensão III - O Ministério Público poderá conceder remissão como forma de exclusão do processo
		
	
	Estão corretas as assertivas I e II
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Todas as assertivas estão incorretas

Continue navegando