Buscar

AVALIANDOS CARDIO 1, 2, 3, 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503548806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jogadores de futebol que vivem em altitudes próximas à do nível do mar sofrem adaptações quando jogam em cidades de grande altitude. Algumas adaptações são imediatas, outras só ocorrem após uma permanência de pelo menos 3 semanas. Qual alternativa inclui as reações imediatas e as que ocorrem a longo prazo?
		
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: diminui o número de hemácias
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Longo prazo: diminui o número de hemácias
	
	Imediatas: diminuem a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; aumenta a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
	 
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503581465)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. O Sr Carlos tem 65 anos, aposentado, casado, tabagista, mora no interior do RN e não costuma realizar atividades físicas continuadas, segundo relato, uma ou duas vezes por semana vai ao centro da cidade à pé. Percebendo que ele estava engordando muito (IMC 31) e que a pressão arterial estava ficando desregulada (PAS > 150 mmHg e PAD > 90 mmHg), apesar do uso continuado de anti-hipertensivos, a esposa marcou uma consulta médica para ele. Na avaliação, o médico observou aumento da circunferência abdominal (6 cm) e identificou histórico familiar de cardiopatia. Considerando o caso clínico, marque a alternativa que apresenta apenas os fatores de risco cardiovasculares modificáveis desse paciente
		
	
	Hipercolesterolemia, tabagismo e histórico familiar
	 
	Tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial
	
	Hipertensão arterial, obesidade e histórico familiar
	
	Sedentarismo, obesidade e sexo
	
	Idade, sobrepeso e circunferência abdominal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503470835)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os fatores que determinam a regulação do Débito Cardíaco podemos destacar, EXCETO:
		
	 
	Volume Sistólico final
	 
	Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático
	
	Força de Contração
	
	Volume Diastólico final
	
	Pressão Arterial Média
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502615335)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São derivações que correspondem à margem inferior do coração a seguinte alternativa:
		
	
	D2, aVR e aVL
	 
	D2, D3 e aVF
	
	D2, D3 e aVR
	
	D1, D2 e D3
	
	aVR, aVF e aVL
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503548807)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente. Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.
		
	 
	O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.
	
	A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.
	
	A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.
	
	As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
	
	As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
	1a Questão (Ref.: 201502593260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta, no que se refere aos efeitos hemodinâmicos e respiratórios da pressão positiva no edema agudo de pulmão - origem cardiogênico.
		
	
	retorno venoso, ↓ pressão transmural, ↓ pré-carga, ↓ pós-carga, desempenho cardíaco, troca gasosa, ↓ hipoxemia, ↓ complacência pulmonar, ↓ W respiratório, CRF.
	
	retorno venoso, ↓ pressão transmural, ↓ pré-carga, pós-carga, desempenho cardíaco, Troca gasosa, ↓ hipoxemia, ↓ complacência pulmonar, W respiratório, CRF.
	
	retorno venoso, pressão transmural, ↓ pré-carga, pós-carga, ↓ desempenho cardíaco, ↓ troca gasosa, hipoxemia, complacência pulmonar, W respiratório, ↓ CRF.
	 
	↓ retorno venoso, ↓ pressão transmural, ↓ pré-carga, ↓ pós-carga, desempenho cardíaco Troca gasosa, ↓ hipoxemia, complacência pulmonar, ↓ W respiratório, CRF.
	
	↓ retorno venoso, pressão transmural, ↓ pré-carga, ↓ pós-carga, ↓ desempenho cardíaco, troca gasosa, ↓ hipoxemia, ↓ complacência pulmonar, W respiratório, ↓ CRF.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503513323)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Ressuscitação Cardiopulmonar, (RCP) quando realizada de forma sistematizada e com eficiência, apresenta grandes chances de aumentar a sobrevida dos indivíduos que são acometidos por Parada Cardiorrespiratória (PCR). Sobre a PCR e as manobras de RCP, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	Caso o paciente apresente retorno do pulso periférico após as manobras de RCP, não é necessário o encaminhamento para o hospital.
	
	A identificação da PCR deve ser realizada com a contagem da FC por no mínimo 1 minuto.
	
	As compressões torácicas na RCP devem ser realizadas em um ritmo lento e forte, com 6 a 10 compressões por minuto.
	 
	A compressão torácica deve ser realizada com profundidade de aproximadamente 5 cm para ejeção do sangue de forma adequada.
	
	A ênfase maior do procedimento de RCP deve ser na efetividade das ventilações, sendo a primeira etapa a ser realizada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502630013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o teste ergometrico convencional e o teste cardiopulmonar de esforço (ergoespirometria), assinale a opção correta.
		
	
	O limiar anaeróbio pode ser determinado de forma direta pela ergometria
	 
	O método de avaliação com gases expirados através da ergoespirometria apresenta-se como uma opção não invasiva de determinar a real capacidade funcional de atletas e pacientes
	
	O teste ergométrico convencional é o padrão ouro para avaliar o comprometimento cardiovascular e pulmonar de pacientes e atletas
	
	O teste ergométrico é um exame complementar realizado com o paciente em repouso, no qual o stress cardiovascular é induzido por drogas vasoativas .
	
	O teste cardiopulmonar de esforço somente poderá ser realizado em atletas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502625377)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um indivíduo do sexo masculino, 24 anos, negro, solteiro, com história de tosse, dispnéia e emagrecimento de cerca de 10 kg nas últimas semanas. Há cerca de seis meses já vinha apresentando, cansaço aos esforços habituais. Antecedentes: tabagismo; etilismo; usuário de drogas (cocaína). Há 20 dias, com piora do quadro respiratório, procurou serviço de pronto atendimento, onde foi diagnosticado com pneumonia e tratado com amoxicilina. Nessa ocasião, fugiu do hospital e permaneceu em casa, sem atividade física devido à fraqueza. A não melhora o fez retornar ao serviço de pronto atendimento para investigação do quadro¿. Assinale a(s) opção(oes) correta(s):
		
	
	A causa mais evidente da fraqueza apresentada pelo paciente é a falta de atividade física
	
	A insuficiência cardíaca não deve ser considerado no diagnóstico diferencial
	
	Pode-se afirmar que o problema é mesmo de origem pulmonar pois o paciente tem história tabagismo e apresenta tosse.
	 
	A dispnéia poderia de ser origem cardíaca e não pulmonar
	
	A melhor intervenção seria indicar a fisioterapia respiratória domiciliar para este paciente já que não melhorou com a antibioticoterapia5a Questão (Ref.: 201502626670)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com insuficiência cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
( ) Para a realização do teste é necessária a presença do medico e está contraindicado durante a internação do paciente.
( ) As razões para interromper o teste são: dispnéia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13, cãibras nas pernas e dor no peito.
( ) Não são observados efeitos significantes do tamanho corredor na distância percorrida durante a realização do teste de caminhada de 6 minutos.
( ) A distancia percorrida no teste de 6 minutos pode ser considerada preditora de mortalidade e contra indicar a realização de uma cirurgia, pelo elevado risco de mortalidade.
		
	
	V, F, F, F.
	
	F, V, V, V.
	 
	F, F, F, V.
	
	V, V, F, F.
	
	V.F.V.F.
	 1a Questão (Ref.: 201502615335)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São derivações que correspondem à margem inferior do coração a seguinte alternativa:
		
	
	D2, D3 e aVR
	 
	D2, D3 e aVF
	
	D2, aVR e aVL
	
	aVR, aVF e aVL
	
	D1, D2 e D3
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502734678)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os maiores índices de morte súbita pós-infarto agudo do miocárdio se devem por ocorrer Fibrilação Ventricular. Como pode ser diagnosticado essa complicação no Eletrocardiograma:
		
	
	Traçado R-R irregular e onda P presente em formato de serra;
	 
	Ausência definida de complexo QRS com traçado anárquico e taquicárdico;
	
	Ausência de atividade elétrica no traçado;
	
	Traçado R-R irregular e presença ou não de onda P;
	 
	Traçado R-R regular e ausência de onda T;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502591846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O sistema Purkije é responsável pela ativação atrial (sístole atrial)
	 
	A pós-carga refere-se à tensão sistólica intraventricular durante a ejeção
	
	As artérias coronárias originam-se na artéria pulmonar
	
	A geração e condução do estímulo elétrico inicia no nó A-V, localizado no ventrículo direito
	
	A valva tricúspide regula o fluxo sanguineo entre átrio e ventrículo esquerdo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503471851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O retorno venoso depende DIRETAMENTE de vários fatores, EXCETO:
		
	 
	Do Sistema Nervoso Central
	
	Da Reposição hídrica
	
	Da Ação de Bomba dos músculos dos MMII
	
	Da Integridade das válvulas unidirecionais das veias
	
	Das mudanças na pressão abdominal durante o ciclo ventilatório
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503548807)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente. Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.
		
	
	A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.
	
	As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
	 
	As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
	
	A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.
	 
	O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.
	1a Questão (Ref.: 201503534083)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a regulação hormonal da pressão arterial, marque a alterantiva correta:
		
	
	c) O peptídeo Natriurético Atrial é um potente vasoconstritor.
	 
	a) A enzima conversora da Angiotensina é encontrada nos rins e nos pulmões.
	
	d) A endotelina é vasodilatadora.
	
	e) A aldosterona é produzida pelos átrios.
	 
	b) A aldosterona aumenta a frequencia cardíaca.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503263212)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todas as alternativas abaixo apresentam teorias de mecanismos através dos quais o exercício pode influenciar o prognóstico do paciente coronariano, EXCETO:
		
	
	Diminuição do tônus vasomotor coronariano resultando na diminuição da tendência a espasmo.
	
	Melhora do equilíbrio entre o suprimento e a demanda de oxigênio miocárdico, em parte como resultado do aumento da circulação colateral ou aumento do tamanho do lúmen dos vasos coronarianos.
	 
	Aumento da tendência de formar trombos coronarianos devido ao aumento da atividade fibrinolítica.
	
	Alteração do índice normal de progressão da aterosclerose coronariana através da redução dos fatores de risco e outros mecanismos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502591853)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Correlacione os números às letras características e assinale a alternativa correta:
1)Alteração da contração ventricular
2)Aumento da pós-carga 
3)Perda de miocárdio 
4)Aumento da pré-carga.
 
A)Aumento de metaloproteases com quebra de colágeno 
B)Sobrecarga de pressão 
C)Aumento de volume diastólico final ventricular 
D)Isquemia miocárdica
		
	
	1-D; 2-A; 3-B; 4-C
	
	1-A; 2-B; 3-C; 4-D
	
	1-B; 2-D; 3-A; 4-C
	 
	1-D; 2-B; 3-A; 4-C
	
	1-B; 2-D; 3-C; 4-A
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503504990)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pacientes com estenose mitral (sintomáticos) pioram os sintomas quando realizam atividade física. Assinale a opção CORRETA.
		
	 
	A congestão aumenta porque aumenta a pós carga durante o exercício.
	
	O exercício aumenta a frequência cardíaca e assim o tempo diastólico diminui aumentando a congestão pulmonar.
	
	O tempo para passagem do sangue do átrio para o ventrículo é maior.
	
	O exercício aumenta a frequência cardíaca e assim o tempo diastólico é maior aumentando a congestão pulmonar
	
	Não existe nenhuma relação com a piora do quadro do paciente com exercícios físicos, pois, não ocorre alterações hemodinâmicas importantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503584722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a afirmação correta sobre Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e Edema Agudo de Pulmão:
		
	 
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	Ao se colocar o paciente com ICC esquerda na posição de Trendelemburg, há possibilidade de melhorar o quadro pelo fato de, abruptamente, se aumentar o retorno venoso, se elevando, principalmente, a pós-carga cardíaca.
	 
	A movimentação ativa de membros superiores deve ser aplicada ao paciente com ICC grau 4, associando-a à respiração diafragmática para ampliar a ventilação pulmonar prejudicada pelo acúmulo de plasma dentro dos alvéolos.
	
	A pressão positiva no final da expiração (PEEP) trata-se de um recurso que deve ser usado na ICC esquerda descompensada, porque além de melhorar a capacidade residual funcional ventilatória, diminui o retorno venoso, facilitando, dessa forma, o trabalho cardíaco.
	
	O uso de CPAP para qualquer fase intra-hospitalar que se encontre o paciente com ICC esquerda é inadequado, pois acarretará aumento do trabalho ventilatório piorando a sensação de dispneia, que é frequente nesses casos.

Continue navegando