Buscar

aula 2 planejamento e sintese3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANEJAMENTO DE UMA SÍNTESE E A
 SÍNTESE DA ASPIRINA
ANÁLISE E SÍNTESE ORGÂNICA DE FÁRMACOS
 
Profa Msc. Isis Meirelles
SEQUÊNCIA DE REAÇÕES PARA SÍNTESE DO
 2-bromobutano
ANÁLISE DE ESTRUTURA 
MODIFICAÇÃO DE ESTRUTURA – OTIMIZAÇÃO DA FARMACOTÉCNICA
O ingrediente ativo da aspirina, ácido acetilsalicílico (AAS), é a forma comercial sintetizada de um composto que ocorre naturalmente, o salicinato de metila, encontrado na planta Willow Tree, comum na Europa e EUA. Já em cerca de 200 A.C., Hipócrates, o filósofo grego conhecido como pai da medicina, descobriu que o ato de mascar folhas e cascas do Willow Tree aliviava dores e febres. 
Foi somente 70 anos após a descoberta de Hoffmann, entretanto, que o farmacologista britânico John Vane, em 1971, descobriu o mecanismo da ação do AAS no corpo humano: as propriedades antiinflamatórias do AAS resultam na habilidade da droga em inibir a síntese de certos mediadores químicos (prostaglandinas) que, sob certas circunstâncias, são produzidos e provocam inflamações, com dores conseqüentes. Vane recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1982, por este grande avanço científico. 
História
Planejamento da síntese
A síntese da aspirina é possível através de uma reação de acetilação do ácido salicílico, um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico). Apesar de possuir propriedades medicinais similares ao do AAS, o emprego do ácido salicílico como um fármaco é severamente limitado por seus efeitos colaterais, ocasionando severa irritação na mucosa da boca, garganta, e estômago. 
Planejamento da síntese
A reação de acetilação do ácido salicílico ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um sub-produto da reação. 
É importante notar a utilização de ácido sulfúrico como um catalisador desta reação de esterificação, tornando-a mais rápida e prática do ponto de vista comercial. 
Planejamento da síntese
Grande parte das reações químicas realizadas em laboratório necessitam de uma etapa posterior para a separação e purificação adequadas do produto sintetizado. 
A purificação de compostos cristalinos impuros é geralmente feita por cristalização a partir de um solvente ou de misturas de solventes. 
Esta técnica é conhecida por recristalização, e baseia-se na diferença de solubilidade que pode existir entre um composto cristalino e as impurezas presentes no produto da reação. 
Planejamento da síntese
Polaridade da molécula alvo
Polaridade do produto contaminante
Possível solvente:
Purificação
Planejamento da síntese
 Teste do material de partida: 
 O ácido salicílico, como a maioria dos fenóis, forma um complexo altamente colorido com FeCl3. 
 Teste do ponto de fusão: analise qualitativa da composição e da pureza
Análise de Pureza
Planejamento da síntese
Material de partida:
Reagente:
Catalisador:
Produtos:
Planejamento da síntese
1
2
3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais