Buscar

toxicologia aplicada a farmácia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302669778)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os agentes tóxicos apresentam estruturas químicas das mais variadas e podem ser classificados utilizando-se critérios diferentes, conforme a finalidade de seu estudo. O entendimento do mecanismo molecular e bioquímico de agentes tóxicos bem como o local específico de sua ação é de suma importância  para a aplicação de medidas preventivas e terapêuticas e os mecanismos gerais são variados. Sobre esse assunto é INCORRETOafirmar: 
		
	 
	Estruturas-alvo frequentemente são moléculas lipídicas que exercem importantes funções no organismo tais como enzimas, moléculas transportadoras e canais iônicos.
	
	Muitos solventes orgânicos produzem efeitos depressores no sistema nervoso central por alterarem a fluidez de membranas, em face de sua propriedade lipofílica, tornando-se mais densa e rígida e comprometendo vários processos que necessitam mudanças rápidas e reversíveis na estrutura da membrana.
	
	Os receptores são elementos sensoriais no sistema de comunicações químicas que coordenam a função de todas as células no organismo. são constituídos por macromoléculas ou parte delas, situadas nas membranas celulares, no citoplasma ou no núcleo.
	
	São exemplos de mecanismos toxicodinâmicos: Interferência na excitabilidade da membrana, complexação com biomoléculas e inibição da fosforilação oxidativa,
	
	Alguns compostos do tipo ácido ou base atuam indistintamente sobre qualquer órgão, causando irritação e corrosão nos tecidos em contato.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302633501)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Muitos metabólitos resultantes da fase I de biotransformação são, geralmente, intermediários eletrofílicos que interagem covalentemente com os sítios nucleofílicos das macromoléculas celulares, tais como proteínas, RNA e DNA. Essas ligações com os constituintes celulares podem dar início de processos tóxicos como mutagenicidade, carcinogenicidade e necrose. Um exemplo desse processo é a hepatotoxicidade de uma micotoxina produzida pelos fungos Aspergilus falvus e Aspergilus parasiticus que se desenvolvem em grãos. O texto se refere a qual micotoxina e respectivo metabólito ativo, que se liga covalentemente ao DNA.
		
	
	Metanol / ácido fórmico
	
	2-naftilamina / 2,3-epóxido
	
	Aflatoxina B1/ N-acetil-p-benzoquinonaimina
	 
	Aflatoxina B1 / 2,3-epóxido;
	
	beta-hungarotoxina / ácido fórmico
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302367509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os vários teste para realizar a avaliação da toxicidade podemos mencionar a mutagenicidade que consiste em mudança ou dano gênico ou inibição ou dano do mecanismo de reparo ao DNA resultando em uma célula alterada. Vários sãos os testes empregados para determinar essa ação sobre o material genético. Dentre eles podemos mencionar:
		
	
	Teste da Artemia salina
	
	Teste MTT
	
	Teste de Draize
	
	Teste da membrana córion alantóide
	 
	Teste de Ames
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302507479)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O n-hexano é um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro desagradável, pouco solúvel em água, mas solúvel na maioria dos solventes orgânicos, incluindo etanol e éter. É constituído por uma mistura de outros solventes para um número indeterminado de utilizações. Sobre esse solvente, assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	O n-hexano é metabolizado no fígado por oxidação em vários metabolitos, sendo o 2,5-hexanodiona o metabolito tóxico do n-hexano.
	
	Todas as alternativas anteriores são falsas
	 
	O acido transmucônico é um marcador biológico de exposição ao n-hexano
	
	O metabolito 2,5-hexanodiona é formado no fígado e no pulmão, sofrendo influência do habito de fumar
	
	O n-hexano é absorvido por via oral por ser hidrossolúvel o suficiente e é distribuído igualmente no corpo de um adulto como nos tecidos fetais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302352606)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando o indivíduo se intoxica com um droga de caráter ácido o que pode se fazer para aumentar excreção renal da droga?
		
	 
	Aumentar o pH da urina
	
	Reduzir o pH do sangue
	
	Reduzir o pH da urina
	
	Aumentar o pH do sangue
	
	Acidificar o suco pancreático

Continue navegando