Buscar

Técnicas de Construção Civil aula 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARQUITETURA E SISTEMAS CONSTRUTIVOS
ERICO FENTANES BARROS
Engenheiro Civil
ericofb@hotmail.com
Alunos: Marco Antônio Dias
 Alessandro T. da Silva
COLABORAÇÃO
História
3
 Wood Frame
4
Definição
5
Característica do Sistema
6
Diretrizes do Projeto
7
Fundações
8
Painéis
9
 Instalações
Elétrica e Hidráulica
10
Escadas
11
Lajes Secas
12
Coberturas
13
Coberturas
14
	As placas ou chapas de gesso acartonado constituem o fechamento vertical da face interna da maioria dos painéis estruturais e não estruturais que constituem o invólucro da edificação em steel framing, e também o fechamento das divisórias internas.
Fechamento Interno
Gesso Acartonado
15
Isolamento Termo-Acústico
Lã de vidro
16
As placas Cimentícias podem ser utilizadas como fechamento externo ou interno dos painéis estruturais de Steel Framing, inclusive em áreas molháveis, substituindo o gesso acartonado, e em áreas expostas a intempéries.
 
Fechamento externo
Placa Cimentícia
17
Fechamento
Painéis OSB
18
Revestimentos externos
19
Revestimentos externos
20
OSB: Tudo que você precisa saber sobre o material
O que significa “OSB”?
OSB é a sigla para OrientedStrandBoard (Painel de Tiras de Madeira Orientada, em tradução livre)
Como o nome explica, o OSB é uma placa composta por tiras de madeira de reflorestamento organizadas na mesma direção. É um produto resistente, estável e versátil, que pode ser aplicado de diversas maneiras. Vamos te contar algumas daqui a pouco.
Existe mais de um tipo de OSB
Basicamente, o OSB é um painel de madeira que, assim como outros derivados (compensado, madeirite e MDF, por exemplo), possui variações de espessura e densidade.
Existe mais de um tipo de OSB
É a partir da densidade que você vai saber qual é o melhor uso para a sua placa OSB. Também não tenha vergonha de perguntar na marcenaria ou durante qualquer processo de construção seca qual a placa ideal para o seu projeto.
Existe mais de um tipo de OSB
ESPESSURA (MM)
DIMENSÃO (M)
PESO POR PAINEL (KG)
APLICAÇÃO
9,5
1,2 x 2,4
1,2 x 3
17,5
21,9
Paredes e telhados com perfis espaçados a, no máximo, 40 cm
11,1
1,2 x 2,4
1,2 x 3
20,4
25,6
Paredes e telhados com perfis espaçados a, no máximo, 60 cm
15,1
1,2 x 2,4
27,8
Paredes com perfis espaçados a, no máximo, 60 cm. Telhados a, no máximo, 80 cm. Pisos e lajes secas a, no máximo, 40 cm
18,3
1,2 x 2,4
33,7
Pisos e lajes com perfis espaçados a, no máximo, 60 cm
COMO ELE É FEITO 
Para confeccionar o OSB, as tiras de madeira são dispostas em uma direção, prensadas em camadas perpendiculares entre si e coladas com resina sob alta temperatura e pressão. Assim, ele fica bastante rígido, estável e resistente a impactos físicos e à umidade – porém, o material não é à prova d’água.
COMO ELE É FEITO 
O que gera o aspecto mais rugoso do OSB são as lascas da madeira – muitas vezes pedaços maiores ficam para fora após serem prensados. Isso não afeta a qualidade do produto, mas impede uma boa aderência de revestimentos laminados em sua superfície.
COMO ELE É FEITO 
Com isso, o OSB só suporta vernizes e tintas. O material é muito utilizado no fechamento de estruturas de steel e wood frame. Revestimentos? Só com uma camada de massa corrida por cima ou utilizando grampos de fixação.
No Brasil, as placas comercializadas são produzidas em quatro camadas: duas externas, orientadas em uma direção, e duas internas cruzadas de forma perpendicular.
COMO ELE É FEITO 
Um ponto interessante a destacar no processo de confecção do OSB é que ele garante um elevado rendimento da madeira utilizada como matéria -prima; cerca de 90% do tronco de uma árvore pode ser convertido em OSB. Esse é um dos vários pontos positivos do material.
Quais as vantagens em utilizar o OSB
O OSB é bastante utilizado e recomendado nas construções, principalmente a seco, e em objetos de mobília e decoração. Com tantas vantagens de uso, fica fácil entender por quê:
Quais as vantagens em utilizar o OSB
O OSB é feito com madeira de reflorestamento, logo, apresenta um menor impacto ambiental;
É consistente e uniforme – não deixa espaços vazios onde é aplicado;
Seu processo de produção faz com que ele possua boa resistência físico-mecânica (não chega a ser tão resistente quanto a madeira maciça, mas tem melhor performance que madeirite, por exemplo) e, assim, longa durabilidade;
Quais as vantagens em utilizar o OSB
Menor preço em relação a outros derivados da madeira – enquanto uma chapa de 12 mm de OSB gira em torno de R$ 55, as de MDF e compensado de cerejeira variam a partir de R$ 115;
Estética atrativa para muitas pessoas;
Bom isolamento termoacústico;
Quais as vantagens em utilizar o OSB
É resistente ao fogo – o produto tem um resultado satisfatório às exigências das normas estabelecidas pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Assim, todos os tipos do material superam a resistência mínima de 30 minutos. Existe ainda um tipo especial, o Firestop ECO, que possui um complemento retardante ao fogo;
Alta versatilidade.
Quais as aplicações do produto
Uma das vantagens inegáveis do OSB é a sua versatilidade. Dependendo de sua espessura e densidade, o material pode ser aplicado de diferentes formas na construção, como paredes, telhados, pisos e lajes e secas, além de tapumes e barracões de obra.
Quais as aplicações do produto
Já na decoração, o OSB pode ser visto em diferentes produtos, como luminárias, mesas, cadeiras, aparadores, bancadas, pallets, cômodas e outros itens de mobiliário.
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS
FOTOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais