Buscar

APS de Linguística.rtf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise Sintática
1º Notícia: Site Gazeta Online - Segurança coloca fogo em creche e mata crianças em Minas Gerais
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2º Notícia: Jornal O Estado de S. Paulo - "Eu vou dar picolé para vocês", disse o vigilante antes de atear fogo em creche
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1º) Análise da manchete do site Gazeta Online
 O título da matéria em análise consiste em sintagma nominal - Segurança coloca fogo em creche - e sintagma verbal - e mata crianças em Minas Gerais.
 O título segue a ordem direta das constituintes SVC: sujeito da oração (segurança), verbo (colocar), complemento (fogo em creche e mata crianças) e complemento acessório (em Minas Gerais). 
 Quando a matéria foi publicada, ainda não haviam contabilizado o número exato de vítimas, presumia-se que cinco crianças morreram em decorrência do ataque. No entanto, o site destacou o autor da barbárie, o segurança Damião Soares dos Santos, de 50 anos, funcionário efetivo da prefeitura de Janaúba desde 2008.
 Como as investigações ainda estavam em curso, visto que o fato foi noticiado praticamente na íntegra, o site publicou na manchete quem cometeu o crime, seguindo as cinco perguntas clássicos do jornalismo, quem, onde, quando, como e só não divulgou o porquê pois o fato era recente e até então, não sabiam ao certo o quê teria motivado o crime. Estes preceitos são o cerne de uma publicação jornalística-criminalística.
 A publicação, ao contrário de outros veículos, foi, de certa forma, sem tanto apelo emocional, porém não menos chocante, mesmo porque na mesma frase existiam as palavras fogo-creche-mata-crianças. 
2º) Análise da manchete do jornal O Estado de S. Paulo
 O título da segunda manchete segue o mesmo parâmetro da primeira, com sintagma nominal - Eu vou - e sintagma verbal - dar picolé para vocês. O restante da oração, é tão somente a explicação do repórter ao que supostamente foi dito pelo criminoso, cuja nomenclatura adotada foi vigilante, ao invés de 'segurança', como vimos na manchete anterior.
 Do mesmo modo, seguiu-se também a ordem direta das constituintes SVC: sujeito da oração (eu), verbo (vou e dar), complemento (picolé) e complemento acessório (para vocês).
 O jornal O Estado de S. Paulo destacou na reportagem como o autor abusou da ingenuidade das crianças para atrair-las "para a morte" com o pretexo de dar picolés para as crianças. De fato, Damião fabricava picolé em casa. Por isso, ele comprava etanol, usado como insumo na produção e guardava em casa (misturado com água, o álcool mantém a temperatura mais baixa). O etanol foi usado posteriormente para cometer o crime - segundo informações da Polícia, o crime foi premeditado - ateando fogo nas crianças e no próprio corpo. Damião teve 90% do corpo queimado, foi internado em estado grave e, posteriormente, teve o fim que mereceu: a morte.
 P.S.: Embora não faça parte de nossa análise, é com muito pesar que tenhamos que citar outro caso repugnate ocorrido neste mesmo mês, quando um adoslecente de 14 anos atirou na manhã da última sexta-feira (20) dentro do Colégio Goyases, escola de ensino infantil e fundamental, em Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, dois estudantes morreram e outros quatro ficaram feridos na unidade, localizada no Conjunto Riviera, bairro de classe média.
 A pergunta que fica: o ambiente educacional está realmente seguro ou foi apenas "casos isolados"?
 Bibliografia:
 Site de Notícias Gazeta Online: Disponível em: http://www.gazetaonline.com.br/noticias/brasil/2017/10/seguranca-coloca-fogo-em-creche-e-mata-criancas-em-minas-gerais-1014102514.html. Acesso em 22 de outubro de 2017.
Jornal O Estado de S. Paulo. Disponível em: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,eu-vou-dar-picole-para-voces-disse-vigilante-antes-de-atear-fogo-em-creche,70002030319. Acesso em 22 de outubro de 2017

Continue navegando