Buscar

TG Estudos disciplinares IX - Livre comércio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho em Grupo - TG: Estudos disciplinares IX
Aluno: Marília Puccetti Tavares RA:1538733
Pergunta: o que significa “livre comércio” entre países?
 Resultado de acordos mútuos entre os países envolvidos, possibilitando a livre circulação de mercadorias com reduzidas taxas alfandegárias, é contrário ao protecionismo, que é a política econômica que pretende restringir o comércio entre países. As trocas podem ser restringidas pela aplicação de taxas e tarifas alfandegárias, quotas e subsídios as subvenções ou subsídios às exportações, esses acordos de livre circulação de mercadorias formam assim as zonas de livre comércio.
As zonas de livre comércio foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, diversos países se uniram para a formação de organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de vários tipos, entre eles, as zonas de livre comércio.
A interdependências entre os Estados se fez cada vez mais presente, incitando as alternativas para o fortalecimento, com a reunião destes Estados em formação de blocos econômicos na perspectiva de assegurar um mercado comum, próprio e protegido das concorrências transacionais, tais como a Comunidade Europeia, o Mercosul, o Nafta, os Tigres Asiáticos, sendo uma maneira de afastar a influência das grandes potências e a entrada na acirrada concorrência mundial.
Zonas de livre comércio, portanto, são blocos econômicos regionais formado por alguns países.
Entre os blocos de livre comércio encontra-se o Mercosul (Mercado Comum do Sul), criado em 1991, com o objetivo de instalação de zona de livre comércio, eliminação de barreiras alfandegárias e união aduaneira. Os membros do Mercosul são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Além das zonas de livre comércio foram criadas as uniões aduaneiras (abertura de mercados internos entre os países membros ou com nações externas) ou de mercados comuns (livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais).

Continue navegando