Buscar

Classe Arachnida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Classe Arachnida 
ARRANHAS,ESCORPIÃO E CARAPATOS
COMPONENTES : 
Aline teixeiras 
Leticia 
Maria aparecida
Milena 
janiele
Introduçao
Os aracnídeos são uma classe do filo dos artrópodes.
O corpo é geralmente dividido em cefalotórax e abdome, que, nos aracnídeos, pode também receber os nomes de prossomo e opistossomo, respectivamente.
Nos escorpiões, o abdome encontra-se pré-abdómen, mais alargado, e pós-abdômen alongado e muitas vezes chamado de cauda. 
Nos ácaros, não se percebe a divisão entre cefalotórax e abdome, que formam uma estrutura única.
por não apresentarem antenas e mandíbulas e sim quelíceras, sendo assim chamados quelicerados.
CLASSIFICAÇAO 
Scorpiones; corpo alongado , com segmentos anteriores mais logos que os posteriores, suja extremidades termina em um aguilhão curvo para inoculação de veneno, escorpiões verdadeiros. 
Araneídea; prossoma separada nitidamente dos opistosoma por uma constrição ; quilíceras com dente e glândulas de secreção de veneno, as aranhas.
 Acari; corpo fundido, achatado dorsoventralmente; peças bucais situadas na falsa cabeça ou gnatosoma.
Aranhas 
no brasil somente três gênero de
 aranha tem interesses ;Phoneutria ,
 Loxosceles e Latrodectus.
Phoneutria (armadeiras )
 tamanho médio , com 3 cm de comprimento.
Quando ameaçada ,coloca-se em posição de ataque.
Não faz teia, vive em arbustos, arvores, parede rústicas e refugia-se da luz.
A peçonha da da armadeira é de diversa substancia tóxicas, picada extremamente dolorosa .
Sintomas da picada; hipotensão, prostação, tonturas, vômitos e é tratado com soro antiaracnídico. 
Animal; Aranha armadeiras
 Nome cientifico; phoneutria 
REINO; Animal
FILO; Artrópode
Classe; aracnídea
Ordem; Araneae
Família; ctinídeos
 Gênero ; phoneutria
Espécie; Phoneutria bahiensis
Epidemiologia
 Aspectos Epidemiológicos
Distribuição e Morbidade
Distribuição segundo os meses do ano
Distribuição dos casos nos estados
Anatomia da aranha
Loxosceles(aranha marrom)
 A aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida por que tem uma picada que é capaz de matar o local onde o veneno atingiu, fazendo a pele apodrecer (necrose). 
Tem 1 cm de comprimento casulos semitransparentes, sedentária sua teias são construídas em ambientes escuros , e tem habita-te noturno.
Peçonha da Loxosceles é do tipo proteolítico e hemolítico, produzi sintomatologia cutânea e renal.
Sintomas da picadas; cerca 14 horas depois o local da picada começa a ficar inchado e a vítima começa a sofrer de fortes dores de cabeça e febre, pode ocorrer também escurecimento na urina, deve ser trada com soro nas primeiras14 a 24 horas.
 Animal; Aranha marrom 
nome cientifico; Loxosceles 
Reino; Animália
Filo; Arthrópode
Classe; Aracnídea
Ordem; Araneae
Família; Sicarridae
Gênero; loxosceles
 Espécie; Loxosceles amazônica
Latrodectus (viúva-negra)
 O nome "viúva negra" é um apelido dado a este aracnídeo, pois as pessoas pensam que a fêmea costuma matar e comer o macho após a cópula.
 No Brasil, podemos encontrar esta espécie, principalmente, nas regiões quentes, próximas ao mar.
Procuram tecer suas teias em ambientes escuros e frescos.
Alimentam-se principalmente de insetos que ficam presos em suas teias.
 A fêmea fabrica um casulo, maior do que seu corpo, onde deposita os ovos. De cada ovo nascem dezenas de aranhas.
 fêmea 1,2 cm ,envergadura: 5 cm (fêmea) aproximadamente, o macho é um pouco menor, preta com mancha vermelha no abdome.
Epidemiologia
As aranhas do gênero Loxosceles distribuem-se amplamente pelos continentes sendo encontradas na América do Norte e do Sul África, Europa e Oceania.
No Brasil, são três as espécies de interesse médico: Loxosceles intermedia, L. gaucho e L. laeta.
 A maior incidência de casos de loxoscelismo ocorre nas regiões sul e sudeste do país sendo a espécie L. gaucho encontrada mais frequentemente no estado de São Paulo e L. laeta e L. intermedia nos estados de Santa Catarina e Paraná, respectivamente
Na cidade de Curitiba e região houve um crescimento geométrico da população de aranhas tendo em vista o número de casos de loxoscelismo notificados pela Secretaria Estadual de Saúde Ambiental do Paraná - SESA .
Em 1987, foram registrados 131 acidentes loxoscélicos e, até o mês de setembro do ano de 2004, foram mais de 3500 casos.
Animal; Viúva negra 
Nome cientifico; Latrodectus
Reino; Animal
Filo; Artrópode 
Classe; aracnídea 
Ordem; Araneae 
Família; Terediídeos
Gênero; Latrodectus 
Espécie; Latrodectus mactans
Escorpiões
apresentam comprimento de 10cm a 12cm, corpo alongado e quelíceras com três artículos.
São animais geralmente discretos e noturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos e cascas de árvores.
 Quando se sente ameaçado usa o ferrão para picar a vítima e introduzir seu veneno.
Após o acasalamento, a fêmea costuma comer o macho que a fecundou, após a fecundação uma fêmea costuma gerar cerca de 50 filhotes.
A espécies encontrada no Brasil, Tityus serruslatus, T. bahiensis e T .stigmurus.
Anatomia 
Tratamento da picada do escorpiões
Soro antiescorpiônico ou 5 a 10 ampolas de soro antiaracnídico; Anil de lidocaína a 2%, sem adrenalina, até 3 vezes, com intervalo de 1 hora.
Objetivo e neutralizar o mais possível circulente, combater os sintomas.
A dor e tratada com analgésicos e anestésicos.
Profilaxia
Antigamente eram facilmente combatidos pelos BHC , porém até hoje não surgiu outros produtos químicos eficaz. Assim o controle é feito combatendo as baratas seu principal alimentos, além de limpeza domiciliar.
Ciclo biológico; A fêmea é vivípara, isto é, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe e o nascimento efetua-se por meio de parto, sendo a gestação de 2 a 3 meses, dependendo da espécie. Uma ninhada pode ter até 20 filhotes, os quais ficam nas costas da mãe até conseguirem se alimentar sozinhos.
Epidemiologia
 Aspectos Epidemiológicos
São acidentes menos notificados que os ofídicos. Sua gravidade está relacionada à proporção entre quantidade de veneno injetado e massa corporal do indivíduo picado.
Agentes Causais: as principais espécies do gênero Tityus responsáveis por acidentes.
Espécie partenogenética, em expansão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Responsável pelos acidentes de maior gravidade registrados no país, incluindo óbitos.
Distribuição, Morbidade, Mortalidade e Letalidade: são notificados anualmente, cerca de 8.000 acidentes, com uma letalidade variando em torno de 0,51%. Os acidentes por escorpiões são mais frequentes no período de setembro a dezembro. Ocorre uma discreta predominância no sexo masculino e a faixa etária de 25 a 49 anos é a mais acometida. A maioria das picadas atinge os membros, havendo predominância do membro superior (mãos e dedos).
CASO CLINICO
Nos acidentes escorpiônicos, têm sido relatadas manifestações locais e sistêmicas.
Manifestações Locais: caracterizam-se fundamentalmente por dor no local da picada, às vezes irradiada, sem alterações do estado geral. 
O tratamento sintomático para o alívio da dor, feito através da utilização de analgésicos ou bloqueio local com anestésicos, consiste na principal medida terapêutica que corresponde à maioria dos acidentes registrados no país.
 menos frequentes, caracterizam os acidentes como moderados ou graves. Além da dor local, alterações sistêmicas como hiper ou hipotensão arterial, arritmias cardíacas, tremores, agitação psicomotora, arritmias respiratórias, vômitos e diarreia. O edema pulmonar agudo é a complicação mais temida.
Ordem Acari;
as principais subordens;
 Mesostigmata; Acari com um par de estigmas laterais ás coxas do terceiro par de patas ,escudo dorsal e placas ventrais.
Trombidiformes; acari sem estigmas, palpos livres e bem desenvolvidos, quelíceras em forma de estilete.
Ixodides; mais comum conhecidos como carrapatos, são acarinos de porte relativamente grande , ectoparasitos, sugadores de sangue de vertebrados, podendo transmite varias patologia.
Anatomia do carrapato 
Classificação e biologia 
O Ixodides tem duas família de interesse medico e veterinário ;Argasidae e Ixodidae.
Os Argasidae têm um aspecto coriáceo dimorfismo sexual, durante sua evolução tem pelo o menos dois estágios ninfas. ( exemplo; carrapatos dos galinheiros).
Os Ixodidae apresenta dimorfismo sexual acentuado . Além dos ovos, os Ixodidae tem três estágios durante seu ciclo biológico; larvas, ninfas e adultos.( exemplo; carrapato vermelho).
CICLO BIOLOGICO; As fêmeas dos Ixodideos, após se destacarem dos hospedeiro, procuram um abrigo próximo do solo onde põem milhões de ovos. Durante o desenvolvimento os Ixodidae passam pelos estágios de ¨de larva hexápode ¨,ninfa octópode e adulto. 
Morfologia e fisiologia 
O corpo dos Acari se divide em duas regiões principais: o Gnatosoma, ou Capítulo e o Idiosoma. Essa divisão ocorre unicamente neste grupo, sendo apontada diversas vezes como a sinapomorfia do clado
Gnatosoma; Localizado na região anterior dos ácaros, assemelha-se à cabeça generalizada dos outros artrópodes quando as peças bucais estão anexadas ao gnatosoma. O Gnatosoma é altamente complexo e especializado onde podem ser encontradas diversas adaptações para recepção sensorial, captura de alimento e digestão pré-oral. 
As Quelíceras em Acari são órgãos primários para aquisição de comida, usualmente adaptadas para mastigação, perfuração, dilaceração e sucção. Quanto à movimentação das quelíceras, a redução é mediada por músculos refratores que saem da parede dorsal do gnatosoma, enquanto a sua extrusão é guiada por pressão hidrostática gerada pela contração dos fortes músculos dorsoventrais idiosomáticos.
Os palpos são utilizados como plataformas para ordenar receptores sensoriais, semelhante às antenas dos insetos. 
O Idiosoma em Acari compreende toda a região posterior do corpo, consequentemente assume funções paralelas às do abdome, tórax, e partes da cabeça dos artrópodes. É tão diverso como todas as outras características de Acari, e suas variações constituem informações relevantes para caracterizar grupos, principalmente na forma e no grau de esclerotização. 
Morfologia interna 
As principais funções do sistema circulatório então relacionado com a manutenção e circulação de hemolinfa, é um tecido completo, bombeado para a hemocele pelo coração.
Sistema digestórios canal alimenta seguido de faringe muscular, um esôfago em S e glândulas salivares com importe funções. Intestino médio é representado pelo estomago ,intestino posterior é formado pelo reto e pela vesícula retal.
Sistema excretor e constituído de um par de tubos de Malpighi.
Sistema reprodutor masculino é constituído de dois testículos que parte de canais deferentes que se unem para origina a vesicular seminal.
Sistema reprodutor feminino é constituído de um ovário com um par de ovidutos que se unem formando um útero 
Fixação, alimentação e resposta dos hospedeiros aos carrapatos
Após penetra na pele as glândulas salivares secretam uma substancia leitosa que endurece em volta do hipóstomo.
As glândulas salivas secretam mais ainda agentes farmacológicos com varias funções.
Em infestações primaria, as secreções salivares promovem filtração leucocitária da lesão.
Ocorre ainda uma moderada degranulação de mastócitos e basófilos e formação de edema.
Transmissão de doença 
Posteriores descobertas mostras a importância dos Ixodideos na transmissão não só de protozoário mais também de vírus, riquétsias e espiroquetas aos humanos e animais.
Work(1975)lista 15 espécie de vírus que são transmitido aos humanos pelo carrapatos.
Controle
Uso de carrapaticida sobre o corpo do animal
Com proibição do uso dos clorados.
Vacina anticarapato 
Ambiente limpo
 
obrigada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais