Buscar

PROVA INTRODUÇÃO A QUESTAO SOCIAL

Prévia do material em texto

Aluno: WELLEN LIMA BARCELOS DA SILVA
	Matrícula: 201703469331
	Disciplina: SDE0633 - INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / SM
	
	
		1.
		(FGV) Leia com atenção as proposições abaixo: I. "A história de qualquer sociedade até aos nossos dias foi apenas a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre e companheiro, numa palavra opressores e oprimidos em oposição constante, desenvolveram uma guerra que acabava sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta." II. "Se me pedissem para responder à pergunta - 'O que é a escravidão?' e eu respondesse numa só palavra: 'Assassinato!', todos entenderiam imediatamente o significado da minha resposta. Não seria necessário utilizar nenhum outro argumento para demonstrar que o poder de roubar um homem de suas idéias, de sua vontade e sua personalidade é um poder de vida ou morte e que escravizar um homem é o mesmo que matá-lo. Por que, então, não posso responder da mesma forma a essa outra pergunta: 'O que é a propriedade?' com uma palavra só: 'Roubo'." Assinale a alternativa CORRETA:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A segunda proposição refere-se à região da Palestina na perspectiva sionista, desenvolvida na Europa ao final do século XIX.
	
	
	A primeira proposição reproduz um trecho de uma das mais importantes obras do filósofo alemão Karl Marx, que serviu de base para a ideologia liberal desenvolvida no século XIX.
	
	
	A segunda proposição refere-se ao manifesto cristão proposto por bispos da Igreja, indignados com a miséria que assolava as classes trabalhadoras européias no século XIX.
	
	
	A segunda proposição é de Joseph Proudhon, teórico liberal francês, indignado com a escravidão ainda praticada em determinados continentes no século XIX.
	
	
	A "luta de classes" é um dos principais aspectos da doutrina marxista e a definição da "propriedade como um roubo" tornou-se um dos principais lemas do anarquismo desde o século XIX.
	
	
		2.
		. O homem, por ser o único animal que fabrica os seus instrumentos de trabalho, alarga as suas potencialidades e pode realizar feitos que seriam inviáveis sem esses instrumentos. Tal capacidade estabelece firme distinção entre o trabalho humano e aquele desenvolvido por outros animais e denominada como capacidade :
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Ideológica.
	
	
	Teleológica.
	
	
	Filosófica.
	
	
	Intelectual.
	
	
	Artesanal.
	
	
		3.
		Sobre a classe média, Marx afirma que o desenvolvimento o capitalismo levaria ao seu desaparecimento, passando a existir apenas proletários e burgueses. A revolução do proletariado levaria a uma sociedade sem classes sociais chamada de:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Socialismo
	
	
	Capitalismo
	
	
	Feudalismo
	
	
	Comunismo
	
	
	Escravismo
	
	
		4.
		Sobre as classes sociais, Marx aponta a existência de duas classes fundamentais e antagônicas : a dominante e a dominada, que no capitalismo é representada pelos:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Patrões e Burgueses
	
	
	Elites e não elites
	
	
	Trabalhadores e Trabalhadoras
	
	
	Servos e Senhores
	
	
	Burgueses e Proletários
	
	
		5.
		Sobre a dialética de Marx é possível afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O particular determina a análise do geral.
	
	
	Há uma relação entre o geral (todo) e o particular (parte) onde um determina o outro simultaneamente.
	
	
	As partes não estabelecem relação entre si.
	
	
	O todo não leva em consideração o particular
	
	
	Há uma relação de dominação do o geral para o particular
	
	
		6.
		A partir dos anos 30, o processo de industrialização é impulsionado e direcionado por Getúlio Vargas, que mantinha uma estreita relação com o povo chamada de populismo. Sobre o populismo é possível afirmar que:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Foi uma estratégia para manter sua popularidade, continuar no poder e controlar os movimentos reivindicatórios.
	
	
	Representava seus valores enquanto pessoa e não como político.
	
	
	Buscava satisfazer as carências das classes populares que precisavam de uma referência.
	
	
	Dava privilégios aos trabalhadores em detrimento dos lucros dos patrões.
	
	
	Expressava como a população era grata pelos benefícios sociais concedidos por Vargas.
	
	
		7.
		A questão social, seu aparecimento, diz respeito diretamente à generalização do trabalho livre numa sociedade em que a escravidão marca profundamente seu passado recente. Trabalho livre que se generaliza em circunstância histórica nas quais a separação entre homens e meios de produção se dá em grande medida fora dos limites da formação econômico-social brasileira. A partir do texto , pode-se afirma que questão social enquanto parte constitutiva das relações sociais capitalistas, é apreendida como expressão ampliada das:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Desorganização civil.
	
	
	Políticas sociais.
	
	
	Conquistas sociais.
	
	
	Desigualdades sociais.
	
	
	Lutas políticas.
	
	
		8.
		Qual alternativa corresponde a um dos os aspectos relevantes para oo surgimento da chamada questão social?
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Processo de industrialização.
	
	
	As crises do sistema feudal.
	
	
	A organização dos mestres de ofícios .
	
	
	A revolução do produtos rurais.
	
	
	O avanço do socialismo.
	
	
		9.
		A ordem do capital mundial implicou inúmeras transformações no que diz respeito ao mundo do trabalho. Tais modificações iniciadas nos anos 70 ampliaram-se de tal forma que atingiram não só os países centrais, como também os periféricos. As mudanças geradas no modelo de produção provocaram: I. A minimização do Estado-Nação. II. A maximização do poder do capital. III. Investimento nas Políticas Social. IV. A precarização do trabalho. Está (ão) CORRETAS:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	II e III.
	
	
	III.
	
	
	I e IV.
	
	
	I,II e III.
	
	
	I,II e IV.
	
	
		10.
		Nos anos de 1990, ocorre um amplo repensar coletivo e democrático da profissão, frente às alterações no mundo do trabalho, das manifestações da questão social que indicam as seguintes tendências:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Trabalho precarizado, porém com salários compatíveis; maior poder de consumo da classe trabalhadora.
	
	
	Novas formas de gestão do trabalho, ora pautado na polivalência que dinamiza a qualidade dos serviços.
	
	
	Trabalho polivalente, novas formas de gestão e controle deste; supressão de direitos sociais historicamente consolidados; racionalidade tecnológica; política públicas entregues ao setor privado.
	
	
	Satanização do setor público; questão social como caso de polícia; políticas focalizada nas comunidades quilombolas.
	
	
	Trabalho precarizado, derrubada de direitos; entrada do maquinário em detrimento da força humana; políticas públicas democratizadas.
	
		
	VERIFICAR E FINALIZAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando