Buscar

Fotossíntese resumo

Prévia do material em texto

Universidade Católica de Brasília
Aluno(a): 
R.A.: 
Disciplina: Biologia celular e molecular I
Professora: Laise Rodrigues
RESUMO DO VIDEO “ A FOTOSSÍNTESE”
Os organismos são classificados em 2 grupos, diferenciados pela forma como conseguem o alimento: heterótrofos e autótrofos. O primeiro se refere a organismos que não produzem matéria orgânica, portanto devem ingerí-las. Já o segundo são capazes de produzir matéria orgânica através de compostos inorgânicos.
Os autótrofos utilizam um processo chamado fotossíntese para obter as substâncias orgânicas partir de CO2 e energia luminosa. Ela é considerada um processo contrário a respiração celular, sendo que os produtos de um processo é os reagentes do outro.
A fotossíntese ocorre no cloroplasto das plantas. E é dividida em duas fases: clara e escura.
A fase clara ocorre necessariamente com a presença da luz solar. Nela são utilizados pigmentos que são moléculas que absorvem a luz, como a clorofila (existem vários tipos), que é localizada em dois complexos proteicos, fotossistema II e I.
Nesta fase, é produzida ATP e elétrons de alta energia que serão utilizados na fase escura ou química.
Seu processo ocorre da seguinte maneira:
A energia luminosa excita os elétrons que se encontram na clorofila do fotossistema II que logo passam para as bombas de íons H+ gerando uma transferência de íons h+ para dentro do tilacóide.
Como o fotossistema não pode ficar sem elétrons, ocorre a fotólise da água que é transformada em elétrons, íons de H+ e oxigênio.
O fotossistema I capta também a luz e o utiliza na fase seguinte. Como ele também não pode ficar sem elétrons irá recebe-los da bomba de íons de H+.
Nela ocorre também a produção de ATP. A seguir descrevo os passos:
Na membrana do tilacóide se encontra uma permeasse ATP sintase, que passivamente transporta íons de H+. Temos uma turbina acoplada que gira quando passa os íons H+.
Esse movimento giratório gera energia necessária para que um grupo fosfato de ligue a um adenosina difosfato (ADP), que gera um ATP.
Lembrando que os íons que saem do tilacóide e vão para o estroma estãoa favor do gradiente de concentração.
A fase escura ou química são reações que ocorrem no estroma dos cloroplastos, essas reações são denominadas de ciclo de Calvin-Benson (ciclo das pentoses). Esta fase não depende da luz, no entanto depende diretamente dos da fase clara (ATP e elétrons).
Nesta fase usaremos CO2, ATP e os elétrons para gerar PGAL ou G3P (Gliceraldeído-3-fosfato ou 3 fosfogliceraldeído). As células podem utilizar o PGAL para fazer outras substâncias que servem de alimento, como a glicose.

Continue navegando