Buscar

CREAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alunos: Debora, Ester, Felipe e Nely.
Professora: Rosane Maria Souza dos S. Santos
26/05/2017
CREAS
1
 
Conforme a Lei nº 12.435/2011, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública e estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social a família e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito no SUAS.
Introdução
Ofertar e referenciar serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.
A gestão dos processos de trabalho na Unidade, incluindo a coordenação técnica e administrativa da equipe, o planejamento, monitoramento e avaliação das ações, a organização e execução direta do trabalho social no âmbito dos serviços ofertados. 
O PAPEL DO CREAS NO SUAS 
Os serviços ofertados no creas 
Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede e serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. Realiza ações conjuntas no território para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
PÚBLICO ALVO
Unidade pública que oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres), em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas, etc.
 
Para promover uma escolhida adequada de escuta qualificada aos usuários, o ambiente físico do CREAS deve ser acolhedor e assegurar espaço para a realização de atendimento familiar, individual e em grupo, em condições de sigilo e privacidade. Para isso, recomenda-se que seja implantado em edificação que disponha dos espaços essenciais para o desenvolvimento das suas atividades, não devendo, portanto, se implantado em local improvisado. 
Para que o ambiente Seja acolhedor, além da postura ética, de respeito a dignidade, diversidade e não – discriminação a ser compartilhada por toda equipe. 
Infraestrutura do CREAS 
O CREAS deve funcionar para o atendimento ao público, no mínimo cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizando quarenta horas semanais, assegurada a presença de equipe profissional de nível superior, além dos demais profissionais necessário para o bom funcionamento dos serviços. 
Período de funcionamento 
Onde pode haver o CREAS 
Os CREAS podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.
Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social.
 Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.
 Fortalecer as redes sociais de apoio da família;
 Processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades.
 Reparar de danos e da incidência de violação de direitos.- Prevenir a reincidência de violações de direitos.;
OBJETIVOS
BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora: Lisboa: CPIHTS, 2000.
Referências
Obrigado a todos pela atenção!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando