Buscar

DIMENSIONAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Tipos de aquecimentos
- Aquecedores a gás: estão divididos entre passagem e acumulação. O gás natural é muito comum na zona urbana, pois é utilizado em cozinhas e até em chuveiros. 
- Aquecedores a gás de passagem: são pequenos e aquecem a água imediatamente. No entanto, quando é dado início ao banho só temos água fria, depois que virá a água quente. Estes aquecedores tendem a atender somente alguns pontos de água, e exigem um acesso a uma área externa para a sua chaminé. 
- Aquecedores de gás por acumulação: existem muitos modelos, porém os mais comuns são parecidos com um grande cilindro. A vantagem deste aquecedor é que existe há uma capacidade maior para o armazenamento de água quente e uma facilidade para ela chegar mais rápido até o ponto de uso. Atende a diversos pontos de uso, como até grandes demandas. 
- Há ainda a possibilidade de uma união dos aquecedores de passagem e acumulação, ou seja, este tipo de instalação pode ser chamado de "central térmica", onde um aquecedor é ligado a uma bomba e uma central de acumulação que permite aos usuários utilizarem o sistema quando não houver possibilidade de ligação elétrica. 
Aquecedores elétricos: utilizam energia para o aquecimento da água. 
- Aquecedores elétricos de passagem: são de baixo custo e de fácil instalação. São instalados sempre no ponto de uso e em dias mais frios talvez a água quente não possua tanto rendimento, tendo assim que diminuir seu volume. O mercado oferece ótimos aquecedores, os quais tem uma capacidade boa para atender uma demanda de temperatura elevada e consegue se instalar em mais de um ponto. Ex: chuveiros elétricos e aquecedores de torneiras.
- Aquecedores elétricos de acumulação (boilers): são uma espécie de cilindro metálico. A água fica acumulada dentro deste cilindro e permanece aquecida por resistências elétricas. As vantagens destes aquecedores é porque eles atendem a vários pontos e tem uma eficácia na produção de água quente. A desvantagem é que este sistema consome muita energia.
- Aquecedores solares: exige espaço para a exposição solar e é sempre composto por placas de aquecimento, que são ligadas por uma bomba a um cilindro de acumulação. Possui um alto custo de instalação, porém pode compensar nos benefícios, como a redução na conta de luz e gás.
- Ainda além destas tipologias existem as caldeiras (aquecedores comunitários), as quais podem funcionar a eletricidade, gás ou até a lenha.
 Link do site utilizado como pesquisa:
http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-sao-os-tipos-de-aquecedores-de-agua-existentes-qual-deles-e-o-melhor.jhtm
2- DIMENSIONAMENTO
Para dimensionamento do aquecedor de passagem as variáveis que são levadas em consideração são: Número de pontos de consumo.
Verificar o número de pontos de consumo que serão atendidos para determinação da capacidade do aquecedor:
8 Litros Atende um banheiro com chuveiro.
10 a 15 Litros Atende um banheiro: um chuveiro, podendo eventualmente atender um chuveiro e uma torneira simultaneamente;
18 a 20 litros Atende um banheiro, podendo atender dois banheiros próximos com duchas de 8 Lts de vazão, principalmente no verão.
22 a 26 Litros Atende dois banheiros, com ducha de no máximo 10 litros de vazão.
30 a 37 Litros Atende três banheiros, com duchas de no máximo 10 litros de vazão.
- Distância do aquecedor ao ponto de consumo mais desfavorável:
A distância do aquecedor ao ponto de consumo é fundamental para um bom rendimento do equipamento.
Quanto maior a distância do aquecedor ao ponto de consumo, maior a perda de temperatura.
Considerando que posso ter uma perda de até 1° C/m e que o aquecedor de passagem na sua vazão nominal eleva a temperatura da água em + 20° C, se o ponto mais distante está a uma distância de 12 m a perda pode chegar a 12° C.
- Pressão e vazão mínimas para funcionamento
A coluna d’água mínima entre o fundo da caixa e o ponto de consumo mais elevado não deve ser inferior 8 a 10 m.c.a (metros de coluna d’água). Essa distância depende do produto de cada fabricante.
Observações:
1. As condições hidráulicas do local e a temperatura de entrega da água fria influenciam na autonomia do aquecedor.
2. Se a distância mínima entre o ponto de consumo e a caixa não for atendida, haverá necessidade de pressurizar a rede hidráulica.
CARACTERÍSTICAS DOS AQUECEDORES DE PASSAGENS:
- Necessita de pressão em torno de 5 a 10 metros de coluna de água (mca) para o funcionamento em plena capacidade.
- Ocupa pouco espaço para instalação.
- Trabalha com baixa pressão de gás.
VANTAGEM:
- Autonomia – isso porque a água na passagem pelo queimador é aquecida instantaneamente, podendo ser utilizada de imediato, sem esperar o aquecimento de reservatórios sem risco da água quente acabar no meio da utilização.
- Durabilidade – Por não possuir reservatórios, a durabilidade gira em torno de 10 a 15 anos.
- Dimensões – São equipamentos leves, com peso de até 20 kg dependendo do tamanho. Não ocupa muito espaço e é instalado geralmente na parede da área de serviço. É de fácil remoção para eventuais manutenções.
AQUECEDOR DE PASSAGEM: nesse tipo de aquecedor, a água é aquecida no momento em que se abre uma torneira de água quente. Aquecedores de passagens são indicados quando se deseja aquecimento instantâneo de água, sem necessidade de um reservatório de acumulação. Um tipo de aquecedor de passagem é:
- EXAUSTÃO FORÇADA: O aquecedor possui um exaustor interno que força a saída dos gases proveniente da combustão para fora do ambiente através da chaminé. É utilizado em áreas de serviços onde há restrições para atender as condições exigidas pela norma NBR 13103. Necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral, são equipamentos de maior potência. Também são indicados para locais com grande incidência de vento.

Outros materiais