Buscar

av online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE3496_AV_» HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	SANDRA HELENA MAYWORM
	Turma: 9010/AJ
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 1,5  Data: 16/11/2017 09:23:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201709096799)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paciente de 58 anos, hipertenso de longa data, sedentário e com níveis de colesterol elevado, apresentou cefaléia intensa e perda dos movimentos e da sensibilidade em hemicorpo esquerdo. Foi encaminhado ao hospital, sendo diagnosticado AVE (Acidente Vascular Encefálico). Permaneceu internado por 10 dias e, após estabilização do quadro, recebeu alta hospitalar, com encaminhamento para reabilitação. De acordo com as diretrizes nacionais, o Curso de Graduação em Fisioterapia tem como perfil do formando, o Fisioterapeuta com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. Considerando o quadro clínico acima e as diretrizes nacionais curriculares do curso de graduação em Fisioterapia, redija um programa de tratamento que envolva os 3 níveis de atenção a saúde. Aborde em suas respostas os seguintes aspectos: - Nível de atenção primária e secundária (Hipertensão) - Nível de atenção terciária (AVE ¿ hospitalar e reabilitação)
		
	
Resposta: Nivel de atenção primária (hipertensão). Hidroterapia, Nivel de atenção secundário ( hipertensão e colesterol ), hidroterapia e mecanoterpia Nivel de atenção terciário ( AVE-acidente vascular encefálico) , eletroterapia e mecanoterapia, visando restabelecer as funções motoras.
	
Gabarito: Nível de atenção primária e secundária: elaboração de campanhas educativas sobre hipertensão para população geral, verificação da PA, formação de grupos de hipertensos (na comunidade) para trabalho de exercícios físicos, palestras, orientações preventivas ao indivíduo e a família. - O foco da resposta deverá ser no trabalho de promoção e proteção à saúde do indivíduo. Nível de atenção terciária: 1 - Fase Hospitalar ¿ trabalho preventivo para imobilidade no leito (úlceras de pressão, tromboses) e para evitar atrofias musculares. Incluí-se cinesioterapia, troca de decúbito e orientações a familiares. - O foco da resposta deverá ser a atuação ampla e investigativa, permitindo enfoque baseado em evidências científicas. 2 ¿ Reabilitação ¿ poderá ser em clínica ou ambulatório, com visão mais ampla, envolvendo diversos métodos fisioterapeuticos: cinesioterapia, mecanoterapia, hidroterapia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709702140)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O fisioterapeuta ao traçar seu plano de tratamento é importante avaliar qual será a melhor conduta para cada paciente. Sendo assim, dentre os possíveis recursos terapêuticos podem ser utilizados: Terapia Manual e Hidroterapia. Cite os métodos que pode ser realizado na Hidroterapia e cite as Técnicas Miofaciais realizadas na Terapia Manual.
		
	
Resposta: .
	
Gabarito: Na Hidroterapia pode ser feito o Método Bad Ragaz, Hallwik e Whatsu. Na Terapia Manual as técnicas miofaciais podem ser: crochetagem, cyrax, massagem e ponto gatilho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709692689)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a evolução da fisioterapia no Brasil e mundo, assinale a alternativa CORRETA: I - ( ) Na Industrialização, surge a preocupação das classes dominantes para não perder ou diminuir a sua fonte de riqueza e bem estar gerados pela força de trabalho da classe proletariada nas indústrias dando importância a exercícios que otimizassem sua produção. II - ( ) O surgimento da Fisioterapia no Brasil no eixo Rio - São Paulo foi influenciada pela vinda da família Real ao Brasil. III - ( ) A Idade Média corresponde ao período histórico em que a fisioterapia mais se desenvolveu. Isto se justifica pelas concepções que se tinha nesta época sobre o corpo humano, como sendo um receptáculo da alma. IV - ( ) As grandes guerras foi um marco histórico importante para o desenvolvimento da fisioterapia que atuou na reabilitação dos sequelados fora do país.
		
	 
	I,II e IV estão corretas.
	
	I, III, IV estão corretas.
	 
	II, III e IV estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Todas estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709718210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Decreto Lei n. 938 - de 13 de Outubro de 1969 define: a) Art. 1º. É assegurado o exercício das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, observado o disposto no presente; b) Art. 2º. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, diplomados por escolas e cursos reconhecidos, são profissionais de nível superior; c)Art. 3º. É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar , desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, marque a alternativa correta:
		
	
	A Fisioterapeuta precisa da autorização médica para executar seus métodos e técnicas Fisioterapêuticas.
	
	O Fisioterapeuta garante sua autonomia a partir do seu direito de prescrever a partir do diagnóstico médico
	
	Existem os Fisioterapeutas e os Técnicos em Fisioterapia, cabendo somente ao Fisioterapeuta a autonomia profissional
	
	O Fisioterapeuta é um profissional que depende do diagnóstico médico para sua atuação.
	 
	O Fisioterapeuta garante sua autonomia porque este tem o direito e dever de realizar o diagnóstico Fisioterapêutico
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709039570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta:
		
	
	As grandes guerras mundiais causaram uma diminuição da importância da fisioterapia para a sociedade e para a economia mundial.
	
	Durante a idade média houve um grande aumento dos estudos sobre o corpo humano e a saúde.
	
	Os agentes físicos da natureza (calor, frio, luz, água, sol) só começaram a ser usados pela humanidade como ferramentas terapêuticas após a revolução industrial.
	 
	Na china, mais de 2000 anos a.C., já se aplicava o movimento, através de ginástica curativa, como forma de tratar e previr distúrbios no organismo.
	
	No período do renascimento (entre os séculos XV e XVI) houve uma estagnação dos estudos em saúde.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201709606728)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o Novo Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, assinale a opção correta:
		
	 
	Para o exercício profissional é obrigatória a inscrição no Conselho Regional, mantendo dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOS.
	
	O fisioterapeuta protege o cliente e não a instituição/programa em que trabalha contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.
	
	Trata dos direitos do fisioterapeuta, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão.
	
	O fisioterapeuta avalia sua capacidade técnica e aceita atribuição ou assume encargo mesmo quando pouco capaz de desempenho seguro.
	
	O fisioterapeuta presta assistência ao ser humano, no plano individual e não no coletivo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201709675469)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº6316, de 17 de dezembro de 1975. As opções abaixo que falam sobre suas atribuições estão corretas , EXCETO:
		
	
	Exercer função normativa e o controle ético, científico e social do exercício da fisioterapia e da Terapia ocupacional em todo território Nacional.
	 
	Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas que envolvam profissionais fisioterapeutas e Terapeutas ocupacionais.Supervisionar a fiscalização do exercício profissional em todo o território nacional,estimulando e zelando pelo prestígio e bom nome daqueles que a exercem, através do estabelecimento de princípios de controle, capazes de fundamentar a promoção de uma assistência profissional independente, científica, ética e resolutiva.
	
	Exercer a função fiscalizadora de profissionais na área de fisioterapia e terapia ocupacional.
	
	Fazer cumprir todoes os atos normativos necessários 'a correta interpretação e execução da Lei nº 6316/1975.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201709039761)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A mecanoterapia significa a "utilização de aparelhos e/ou utensílios que oponham resistência aos movimentos solicitados". Dentre os diversos aparelhos destacam-se: I. Halteres de ferro com pesos graduados e caneleiras de resistência gradual; II. Bicicletas ergométricas estacionárias com resistência gradual; III. Esteira com velocidade gradual e inclinação progressiva, indo da marcha até a corrida; IV. Barras paralelas (com e sem obstáculos) ¿ utilizadas para treinamento de marcha e coordenação.
		
	
	As afirmações I, II e III estão corretas
	
	As afirmações I, III e IV estão corretas
	
	As afirmações I, II e IV estão corretas
	
	As afirmações II, III e IV estão corretas
	 
	Todas as afirmações estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201709039733)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os agentes físicos podem ser classificados em: térmicos, mecânicos e eletromagnéticos. Marque a resposta correta: I. Os agentes térmicos transferem a energia para produzir um aumento ou diminuição na temperatura do tecido; II. Os agentes mecânicos aplicam força para aumentar ou diminuir a sensibilidade dos tecidos; III. Os agentes eletromagnéticos aplicam energia sob a forma de radiação eletromagnética ou corrente elétrica. Maque a alteranativa correta:
		
	
	As afirmações II e III estão corretas
	 
	As afirmações I e III estão corretas
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201709689668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise alguns princípios do SUS estabelecidos em Lei Federal: I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. II. Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. III. Igualdade de assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV. Participação da comunidade. Estão corretos apenas os itens:
		
	
	II, III, IV
	 
	I, II, III, IV
	
	I, III, IV
	
	I, II, III
	
	I e IV somente.

Outros materiais