Buscar

Questões de Psicanálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Psicanálise:
A utilização do termo “mãe suficientemente boa”, por Donald W. Winnicott, diz respeito à: 
R - Adaptação da mãe as necessidades do bebê recém-nascido.
De acordo com o pensamento de Donald W. Winicott (1956), a ideia de que a experiência de privação emocional da criança pequena pode resultar, na maioria dos casos, no que o autor denominou de tendência antissocial que pode se instalar definitivamente na personalidade do indivíduo. Conforme defende Winnicott, a chamada transgressão na vida do adolescente indica: (assinale a assertiva correta)
R - Pedido de socorro por parte do adolescente, mobilizado por um gesto de esperança.
De acordo com Melanie Klein, a reparação é um mecanismo que:
R - Resulta de sentimentos de culpa e perda, sendo, portanto, típica da posição depressiva.
A psicanalista Melanie Klein propõe que a mente tem sua dinâmica e estrutura pautados no movimento da posição esquizoparanóide e posição depressiva. A respeito destas posições assinale a alternativa incorreta.
R - Na posição depressiva observa-se a cisão entre os objetos bons e os objetos maus, esse movimento marca uma atitude defensiva do ego diante da angustia de fragmentação.
Winnicott, no desenvolvimento de sua teoria, foi dando uma crescente importância a participação da mãe real no desenvolvimento emocional da criança. Relacione as três funções da mãe suficientemente boa com suas definições:
1)Preocupação materna primária.
2)Capacidade de Holding.
3)Capacidade de Handling.
É uma porção básica de cuidado, que visa a proteção do bebê contra experiências angustiantes.
Construirá as noções corporais ainda frágeis do bebê.
Estado de sensibilidade aumentada que confere a mãe uma capacidade especial de fazer a coisa certa.
R - 1C,2 A, 3B.
Na escala kleiniana, a terminologia posição esquizoparanóide e posição depressiva, constituem um dos principais eixos teóricos de seu pensamento. Tais termos e conteúdos se diferenciam do pensamento freudiano, quando Klein toma seu próprio caminho, introduzindo o trabalho com crianças pequenas e psicóticos. É correto afirmarmos que: 
R - ESSAS DUAS ESTÃO CORRETAS:
- As fases da sexualidade infantil propostas Freud, são ampla e totalmente considerados por Klein.
- Klein considera também as ansiedades persecutória e ansiedade depressiva como correlatas das fases de desenvolvimento psicossexual de Freud. 
Na atualidade há uma clara crise na psicanálise, ou porque seus adeptos insistem em manterem-se isolados do mundo ou por aproximarem-se demais de outras formas de psicoterapias psicanalíticas. Esta afirmação é:
R - Correta e inúmeros debates acontecem entre psicanalistas atualmente, buscando um ponto de equilíbrio entre a ortodoxia e a heterodoxia.
Os atuais especialistas e estudiosos em psicanalise, psicossomática e psicologia da saúde, sugerem que a participação do psicólogo nas instituições de saúde, como hospitais, postos de saúde, ambulatórios, ONGS, serviços clínicos particulares, nas mais variadas especialidades e tipos de atendimento, tem estimulado uma crescente preocupação com as questões psicológicas. Neste sentido, duas linhas mestras da questão psicossomática psicanalítica podem ser apontadas, a saber: a de que o êxito terapêutico está extremamente vinculado à relação dinâmica médico-paciente e a de que a patologia do homem sempre deve levar em conta a dimensão simbólica pela qual é constituído, o que impõe o conhecimento dos aspectos: (assinale a alternativa correta)
R - psicossociais do paciente 
Anna Freud e Melanie Klein, psicanalistas inspiradas pelas ideias de Freud colocam-se em posições opostas e antagônicas tanto na teoria quanto na técnica psicanalítica. De acordo com Simon , R.(1986). Principais diferenças entre A. Freud e M.Klein. In introdução a psicanálise: Melanie Klein, S. Paulo, EPU, nos mostra algumas oposições. Portanto é correto afirmar que:
ESSAS DUAS ESTÃO CORRETAS:
- M. Klein acredita que, a técnica analítica com crianças tem diferenças com as técnicas analíticas dos adultos, uma vez que o psiquismo das crianças ainda não existe a capacidade verbal plenamente estruturada, o que a criança se expressa simbolicamente através do brincar.
- Anna Freud era quem defendia a ideia de que psicoterapeuta deveria utilizar recursos pedagógicos nos atendimentos infantis.
Pulsão para Sigmund Freud é uma fonte de excitação que estimula o organismo a descarrega-la e um determinado alvo (Freud, 1905). Em outras palavras, Freud entende pulsão como:
R - Libido reprimida.
Winnicott, psicanalista inglês, centrou seus estudos e descobertas no desenvolvimento infantil, desde o nascimento e na qualidade da relação que a figura materna vai construindo com seu bebê. A mãe, ou quem quer que exerça a função materna, instintivamente oferece ao bebê, a condição do chamado holding, de acordo com o pensamento winnicottiano. Isto é determinante no processo de desenvolvimento da criança, onde a mãe vai compreendendo e se adaptando às necessidades do bebê, a medida que passa o tempo. Para tanto, o psiquismo materno se prepara desde a gravidez, para exercer essa importante função, onde num estado de quase doença, ha verdadeira fusão emocional com o bebê. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta, que define estes dois importantes aspectos:
R - Preocupação materna primária indica um estado de extrema sensibilidade que se inicia na gravidez e se refere a regressão de parte do psiquismo materno ao nível do psiquismo do bebê, capacitando a mãe para a adaptação às necessidades dele. Holding se refere à função de sustentação, apoio, segurança, tanto no sentido físico e corporal, quanto no sentido emocional.
Atualmente a psicanálise, escola criada por Freud, sofreu transformações influências do decorrer do tempo, tem como pressupostos principais: (Assinale a alternativa correta):
R - Estudos da dinâmica da personalidade psíquica.
O inconsciente se refere a uma instância da personalidade com características e modos de funcionamento muito particulares e próprios. Assinale a alternativa incorreta no que se refere ao inconsciente:
R - Obedece a atributos da realidade observável. 
A psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960), considerada uma teórica pós-freudiana, uma vez que apresentou conceitos novos em relação às ideias de Freud, porém conservando os pilares principais da psicanálise. Entretanto através de suas observações clínicas e de seu intenso e minucioso trabalho de estudos, propõe inovadores acréscimos conceituais à psicanálise. Portanto podemos afirmar que:
SÃO ERRADAS AS SEGUINTES:
- Melanie Klein não propõe o brincar e os brinquedos, mas somente a fala simbólica das crianças em psicoterapia psicanalítica.
 - Melanie Klein introduz a técnica do brincar nas atividades clínicas por imposição de Freud, a quem devia temor, respeito e apreço.
Donald Winnicott e um importante psicanalista, responsável por muitos avanços nas teorias e técnicas de tratamento psicológico com crianças e adultos. Devido a sua origem inglesa, Winnicott é marcadamente influenciado pelas ideias de Melanie Klein, ao mesmo tempo que promove importantes transformações no pensamento desta autora. Umas das maiores contribuições de Winnicott reside em seus estudos sobre a sublimação e a importância de brincar na saúde psíquica dos sujeitos. Ao contrário de Sigmund Freud e Melanie Klein que apontam para brincar e a criatividade como um desdobramento pulsional, Winnicott constrói uma teoria da personalidade que localiza a criatividade dentro do aparelho psíquico, como resquício da construção entre o interno e o externo. A essa área entre o interno e o externo Winnicott dá o nome de:
R - Espaço potencial.
Melanie Klein e Anna Freud dedicaram seus estudos e trabalhos ao desenvolvimento e tratamento infantil, embora em singelas diferenças. Outros autores também o fizeram, inclusive Freud, chegou a conclusão que para entender o adulto, precisava conhecer a criança. Dentre os vários autores preocupadoscom o bem-estar infantil, um procurou dedicar-se aos seus sonhos e desenhos. Essa dedicação foi de:
Arminda Aberastury.
Melanie Klein iniciou em 1916, a sua carreira psicanalista de crianças, tornando- se membro da sociedade psicanalítica da Hungria. Organizou em torno de si uma nova escola de psicanalise, sempre tendo a criança como seu foco central, valorizando sobre maneira a importância dos brinquedos como instrumento de análise. A partir do enunciado é possível afirmar que:
R - Melanie Klein criou uma técnica própria de psicanálise com crianças e introduziu o entendimento simbólico contido nos brinquedos e jogos.
Alimentar, cuidar e manipular a criança, são ações próprias da chamada “ mãe suficientemente boa”. Ela representa o ambiente bom e permite que a criança exprima sua tendência inata ao desenvolvimento da vida fazendo emergir o verdadeiro self. Essas afirmações são próprias de:
R - Donald Winnicott.
O texto de Freud “a interpretação dos sonhos”, (1900) considerando um dos mais importantes por que: (assinale a alternativa correta):
R - Consolida a existência do inconsciente, inaugura a compreensão psicológica da mente, colocando os sonhos no estatuto científico.
“... O aparato biológico, o qual realiza a conexão e mediação das relações do individuo consigo próprio e com o meio externo, pela percepção de estímulos...”, “...tem um papel fundamental na manutenção da integridade corporal e física, faz a função de um sistema autorregulável, adaptativo e da vida de relação, operando em intima associação com o sistema nervoso, com o sistema endócrino e psíquico” Teixeira; E.B & Pires E.F. Revista Saúde UNG online, 2010. Esta afirmativa se refere a: (assinale a alternativa correta):
R - Sistema imunológico.

Outros materiais