Buscar

AV CRIMINOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0901_AV_201702126854 » CRIMINOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	LEONARDO MAZZURANA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,3    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 18/11/2017 13:03:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201702323966)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com o amparo científico de se possibilitar a identificação do criminoso pela sua aparência e conduta, o direito penal se vê legitimado a punir condutas que possam exteriorizar esta ¿periculosidade¿, sempre inferior ao das demais pessoas consideradas normais ¿. Qual o modelo penal que o texto se refere e porque?
		
	
Resposta: É modelo penal baseado na escola positivista, pois se baseia nas motivações biológicas e características do indivíduo.
	
Gabarito: Direito penal do autor
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703017082)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	Se a impunidade costuma ser usada como um dos principais argumentos para a falta de solução dos problemas, que se façam, então, leis mais severas. Assim, ficará evidente que medidas estão sendo tomadas e que os criminosos serão punidos com maior rigor, o que porá fim à criminalidade. Na verdade, essas medidas são chamadas de leis penais simbólicas, leis ¿cosméticas ¿. O que elas significam?
		
	
Resposta: Significam que são criadas somente para satisfazer o clamor público e que não terão eficácia para evitar (coercibilidade) o cometimento do crime, o qual motivou a criação da lei.
	
Gabarito: Que foram criadas para saciar determinados reclames sem, porém, ter a capacidade de realmente alcançar o fim proposto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702279439)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos séculos XVII e XVIII tornou-se comum o uso do ______________________ para demonstrar o poder do soberano num espetáculo de _________________________ em praça pública, buscando o medo e o testemunho das pessoas, sendo a pena ___________________ para aqueles crimes mais graves era precedida de uma série de técnicas para aumentar o sofrimento do condenado. Assim, marque a opção que complemente todas as lacunas:
		
	
	corpo do condenado, enforcamento, de morte
	
	teatro, circo, infamante
	 
	corpo do condenado, suplício, de morte
	
	enforcamento, morte, de trabalhos forçados
	
	enforcamento, suplício, de prisão perpétua
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702312529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Os homicidas, os arrombadores, têm cabelos crespos, são deformados no crânio, têm possantes maxilares, zigomas enormes e freqüentes tatuagens...¿ (Lombroso, César. O homem delinqüente. Ricardo Lenz Editor). O positivismo é considerado a primeira escola de criminologia e teve como Lombroso seu principal articulador. Analisando tal escola, marque a opção correta:
		
	
	Lombroso era advogado e político e, por isso, sua teorias visavam apenas legitimar a efetivação de uma limpeza étnica na Itália
	
	O positivismo visava recair apenas sobre os povos inimigos do Estado
	 
	O positivismo foi uma ciência que tinha como fim estudar as motivações biológicas do criminoso e suas características
	
	O Positivismo criou o racismo, pois até a publicação de suas ideias havia uma grande tolerancia entre os povos e as várias raças, tanto na Europa, como nas Américas
	
	Apesar de ser pioneira na criminologia, o positivismo quase não teve expressão e por isso pouco influenciou nas ideologias e políticas criminais de sua época
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702279555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cidade é considerada um mecanismo vivo envolvido no processo vital das pessoas que a compõe, influenciando e sendo influenciada pela moral e conduta destes. Tal ideia faz parte dos preseitos de qual teoria?
		
	
	Teoria do etiquetamento
	 
	Teoria Ecológica
	
	Teoria do conflito
	
	Teoria subcultural
	
	Teoria positivista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702279319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A lei 11.343/2006, veio tratar de forma diversa os crimes relacionados a entorpecentes, cominando penas restritivas de direitos ao usuário e aumentando a pena mínima do traficante. Analisando esta lei segundo a teoria do conflito, como poderia se explicar estas mudanças, as quais impossibilitam, na maioria das vezes, a aplicação de penas alternativas pera o tráfico?
		
	
	O usuário recebeu uma pena mais rigorosa, porém, não mais privativa de liberdade
	
	Por força dos inúmeros conflitos resultantes do tráfico de drogas, esta lei vem coibir com maior rigor tal prática a fim de reduzir a criminalidade
	 
	verifica-se o tratamento mais benéfico para o usuário pertencente à classe dominante e um maior rigor ao traficante do morro
	
	Considerando o usuário como doente, a pena visa tratá-lo, o que também deve ser aplicado ao traficante, quando dependente, durante o cumprimento de sua pena
	
	Como são dois lados da mesma moeda, o usuário e o traficante deveriam ter a mesma pena
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702378624)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Essas teorias decorrem dos estudos de Sutherland sobre os crimes de colarinho branco, expressão criada por ele para se referir aos delitos praticados pelas classes média e alta, sendo um marco no estudo da criminologia que, até então, preocupava-se apenas com os delitos praticados pelos pobres. Ele inicia seus estudos com a criação da Lei Seca em Chicago, nos anos 30, que proibia a comercialização de bebidas alcoólicas por se acreditar que estas incitavam o crime. Ocorre que tal vedação propiciou o surgimento de um crime organizado que se infiltrou em vários ramos do poder, incrementando a lavagem de dinheiro e a corrupção. Trata-se das teorias:
		
	 
	do processo social
	
	do conflito
	
	da associação
	
	da contracultura
	
	da subcultura
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702323778)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No período do pós-guerra foi implementada uma política de ¿bem-estar social¿ como meio alternativo do capitalismo face à ameaça comunista. Mas, com o passar das décadas este modelo é substituído pela adoção de um sistema penal mais rigoroso e, com a consequente, possibilidade de restrições aos direitos humanos fundamentais.Com base no estudo das escolas criminológicas, qual delas sustenta a adoção deste sistema penal mais rigoroso e, sob qual fundamento?
		
	
	Escola Positiva, e adoção da tolerância zero como forma de aplicação da política criminal estatal
	
	Escola Positiva, e adoção da tolerância zero como forma de aplicação de pena
	
	Escola Repressiva, e adoção da tolerância zero como forma de aplicação da política criminal estatal
	 
	Escola de Chicago, e adoção da tolerância zero como forma de aplicação da política criminal estatal
	 
	Escola Neoliberal, e adoção da tolerância zero como forma de aplicação da política criminal estatal
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702381201)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O sistema carcerário no Brasil enfrenta profundas críticas. Temos uma população carcerária altíssima e níveis de reincidência na prática de crimes também bastante alta. Sobre as teorias que justificam a pena, NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	Para a teoria da prevenção geral, a pena não é um instrumento de intimidação, usada para motivar os demais membros da sociedade a praticarem crimes.
	
	A teoria absoluta entende a pena como um instrumento de castigo, aplicado tão-somente para retribuir o mal causado pelo delito;
	
	A teoria relativa da prevenção especial diz que é dirigida ao condenado, visando a sua ressocialização, intimidação ou neutralização, quando incorrigível;
	 
	A teoria garantista discorre que a pena visa a substituir a vingança privada;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702323870)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo as aulas ministradas sobre mídia e política criminal, assinale a opção FALSA:
		
	
	A mídia, como formade comunicação de massa, tem a capacidade de influenciar a opinião da sociedade sobre segurança pública
	
	Os meios de comunicação possuem a maior influência sobre a formação de valores pela sociedade e, portanto, podem ser vistos como meios de controle social informal.
	
	As notícias veiculadas diariamente pelos diversos meios de comunicação são semelhantes de modo a orientar seletivamente a atenção da sociedade para determinados assuntos
	 
	Os meios de comunicação não possuem qualquer influência sobre a formação de valores pela sociedade e, portanto, não podem ser vistos como meios de controle social informal.
	
	As notícias, na velocidade em que são transmitidas pelos meios de comunicação, possuem a capacidade de construir a realidade, à medida que seu público-alvo não possui tempo suficiente para analisá-las de forma crítica.

Continue navegando