Buscar

asfalto diluido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ASFALTOS DILUÍDOS 
BEATRIZ BRASILEIRO DE QUEIROZ
BRUNA SIQUEIRA BLUM
LARISSA VICENTE
MARIA CAROLINE CRISÓSTOMO DE ALMEIDA
*
Asfalto é uma mistura de betume e componentes minerais, sendo o betume um material adquirido do resíduo do procedimento de destilação do petróleo bruto, trata-se de uma combinação complexa contendo vários elementos petroquímicos.
Betume é um nome utilizado para indicar que o produto pode ser retirado do petróleo, como um aglomerante orgânico, de consistência sólida, mas que em sua maior parte são retirados do xisto (carvões minerais). 
*
A imprimação asfáltica impermeabilizante consiste na aplicação de uma fina película de material betuminoso sobre uma superfície granular concluída de uma das camadas do pavimento, tendo a finalidade de aumentar a coesão da superfície imprimada à penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizando a camada inferior e aumentando a aderência com a camada superior.
*
A diluição de Cimento Asfáltico (CAP) por destilados de petróleo resulta em Asfalto Diluído de Petróleo (ADP) também conhecido como asfaltos recortados ou “cut-backs”. 
Os ADPs são classificados de acordo com o seu tempo de cura, ou seja, o tempo em que o solvente demora para evaporar. 
CR (cura rápida) em que o diluente utilizado é a nafta ou gasolina
CM (cura média), onde se utiliza querosene como diluente. 
CL (cura lenta) o diluente usado são óleos combustíveis, porém, este tipo não há no Brasil. 
Os tipos de ADP e suas comuns utilizações são
CM-30: Imprimação de superfícies com textura fechada; 
CM-70: Imprimação de superfícies com textura aberta; 
CR-70: Pintura de ligação sobre superfícies não absorventes; C
R-250: Tratamentos superficiais invertidos e pré misturas a frio.
*
A ABNT NBR 12.950:1993 indica as principais etapas e cuidados na imprimação impermeabilizante: 
1º Serviços preliminares: Cuidado para não atingir eventuais elementos já existentes como, guia, sarjeta, calçada e guarda-corpo.
2º Material para aplicação: Asfaltos diluídos ou alcatrão para pavimentação rodoviária.
3º Execução: A camada base ou sub- base sobre a qual vai ser executada a imprimação impermeabilizante deve estar concluída, com as declividades estipuladas no projeto.
3.1- Vazão de aplicação: A taxa de aplicação ideal do material betuminoso é aquela que pode ser absorvida pela base em 24 horas. Segundo a norma ABNT NBR 12.950, essa taxa varia de 0,8 L/m2 a 1,6 L/m2, conforme o tipo e textura da base de aplicação e do material betuminoso escolhido.
*
3.2º Temperatura de aplicação: O material betuminoso sempre deve ser aplicado na temperatura correspondente à faixa de viscosidade.
3.3º Distribuição da imprimação: Deve-se imprimar a pista inteira em um mesmo turno de trabalho e em todas as suas faixas de rolamento, quando não for possível, deve – se trabalhar em meia pista, fazendo – se a imprimação da faixa adjacente. 
3.4º Aplicação da imprimação: A aplicação do material betuminoso é feita pela barra de distribuição de um caminhão distribuidor. 
4º Verificação e abertura ao tráfego: Após a aplicação, o material asfáltico deve permanecer em repouso até que se verifiquem as condições ideais de penetração e cura, de acordo com a natureza e tipo do material asfáltico empregado. 
*
 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais