Buscar

RESUMO CAP 2 ECONOMIA INTERNACIONAL KRUGMAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO – ECONOMIA INTERNACIONAL
CAP 2 – COMÉRCIO MUNDIAL: UMA VISÃO GERAL
Modelo de Gravidade: ajuda a entender o valor das trocas comerciais entre qualquer par de países e lança luz sobre os obstáculos que continuam a limitar o comércio internacional, mesmo na economia globalizada de hoje.
 é um termo constante
 é o valor do comércio entre os dois países
 é o PIB do país i
 é o PIB do país j
 é a distância entre os dois países
Modelo de gravidade geral:
Esta equação nos diz que os três parâmetros que determinam o volume do comércio entre os dois países são o tamanho do PIB dos dois países e a distância entre eles, sem assumir especificamente que o comércio seja proporcional ao produto dos dois PIBs e inversamente proporcional à distância. Em vez disso, “a” “b” e “c” são escolhidos para se encaixarem o mais próximo possível dos dados reais.
Em termos gerais, as grandes economias tendem a gastar grandes quantias com importações, porque elas têm grandes rendimentos. Também tendem a atrair grandes fatias dos gastos dos outros países, porque elas produzem uma vasta gama de produtos. Então sendo as outras variáveis iguais, o comércio entre quaisquer duas economias é maior – quanto maior forem ambas as economias.
Quando o comércio entre dois países é muito maior ou menor do que um modelo de gravidade prevê, os economistas procuram a explicação.
Os custos de transporte e da geografia exercem um papel importante para determinar o volume de comércio.
Todos os modelos de gravidade estimados mostram um forte efeito negativo da distância no comércio internacional; estimativas típicas relatam que um aumento de 1% na distância entre dois países está associado com uma queda de 0,7% a 1% no comércio entre esses países. 
Essa queda em parte reflete o aumento nos custos do transporte de mercadorias e serviços. Os economistas também acreditam que fatores menos tangíveis desempenham um papel crucial: o comércio tende a ser intenso quando os países têm contato pessoal, e este contato tende a diminuir quando as distâncias são grandes.
Os economistas usam modelos de gravidade como uma forma de avaliar o impacto de acordos comerciais sobre o comércio internacional real: se um acordo de comércio é eficaz, deve estimular significativamente comércio entre seus parceiros do que iriam prever por seus PIBs e as distâncias um do outro.
No entanto, apesar de os acordos comerciais muitas vezes acabarem com todas as barreiras formais ao comércio entre os países, eles raramente tornam as fronteiras nacionais irrelevantes.
Mesmo quando a maioria dos bens e serviços fornecidos através de uma fronteira nacional não paga tarifas aduaneiras e enfrenta poucas restrições legais, há muito mais comércio entre regiões do mesmo país do que entre regiões equivalentes situadas em diferentes países.
Após 1970, o comércio mundial como uma parte da produção mundial, aumentou para níveis sem precedentes. Grande parte desse aumento no valor do comércio mundial reflete a chamada “desintegração vertical” da produção: antes que um produto chegue às mãos do consumidores, passa muitas vezes por vários estágios de produção em diferentes países.
Os produtos manufaturados de todos os tipos compõem a maior parte do comércio mundial. A maior parte do valor dos bens de mineração consiste de petróleo e outros combustíveis. O comércio de produtos agrícolas, embora crucial na alimentação de muitos países, representa apenas uma pequena fração do valor do comércio do mundo moderno.
Enquanto isso, as exportações de serviços incluem as taxas de transporte tradicional cobradas por companhias aéreas e empresas de transporte marítimo, taxas de seguro recebidas de estrangeiros e os gastos por turistas estrangeiros. Nos últimos anos, novos tipos de comércio de serviços, tornados possíveis pelas telecomunicações modernas, têm atraído muito a atenção da mídia.
O quadro atual, em que produtos manufaturados dominam o comércio mundial, é relativamente novo. No passado, os produtos primários – bens agrícolas e de mineração – desempenharam um papel muito mais importante no comércio mundial.
Atualmente, uma das questões mais quentes em economia internacional é se a moderna tecnologia da informação, que torna possível executar algumas funções econômicas a longa distância, conduzirá a um aumento drástico nas novas formas de comércio internacional. Quando um serviço antes feito em um país é deslocado para um local externo, a alteração é conhecida como offshoring de serviço (às vezes conhecido como terceirização de serviço). Como, por exemplo, os call centers.
No longo prazo, o comércio de serviços entregues por via eletrônica pode tornar-se o componente mais importante do comércio mundial.
Resumo do capítulo:
O modelo de gravidade relaciona o comércio entre os dois países aos tamanhos de suas economias. Usando o modelo de gravidade também revelamos os fortes efeitos da distância e das fronteiras internacionais – mesmo as fronteiras amigáveis como aquelas entre os Estados Unidos e o Canadá – desencorajar o comércio.
O comércio internacional está em níveis recordes em relação ao tamanho da economia mundial, graças a queda dos custos de transporte e de comunicações. No entanto, o comércio não tem crescido em linha reta: o mundo era extensamente integrado em 1914, mas o comércio foi muito reduzido pela guerra, pelo protecionismo e pela depressão econômica, e levou décadas para se recuperar.
Bens manufaturados dominam o comércio moderno de hoje. No passado, entretanto, os produtos primários eram muito mais importantes do que são agora; recentemente, comércio de serviços tornou-se cada vez mais importante.
Os países em desenvolvimento, em particular, deixaram de ser principalmente exportadores de produtos primários para se tornarem majoritariamente exportadores de produtos manufaturados.

Outros materiais