Buscar

AULA 02

Prévia do material em texto

Psicologia geral 1
aula 02
	
		1.
		A Pessoa não é abstração conceitual em teorização especulativa. É ente humano concreto diferente de todos os outros, portanto único, irredutível a qualquer sistema classificativo pela sua liberdade-situada.A cada pessoa corresponde um conjunto de qualidades, não sendo, contudo, repositório de tudo o que é humano e isto justifica a compreensão:
		
	
	
	
	
	do juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.
	
	 
	da personalidade, isto é, aquilo que é mostrado através dos papéis sociais que as pessoas desempenham.
	
	
	do que está associado a fatores hereditários e constitucionais, que influenciam na maturidade emocional,como os aspectos morais
	
	
	do todo vivo e individual, único, que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integração dinâmica somente de fatores orgânicos e intelectuais
	
	
	do princípio da vida pessoal que é da responsabilidade de cada um, pois a sua significância é múltipla
	
		2.
		Paulo sempre interpreta de maneira errada ou distorce as ações das outras pessoas, no seu dia a dia,demonstrando desconfiança sistemática e excessiva. O comportamento é generalizado. Guarda rancor, não perdoa injúrias ou ofensas. Neste caso, podemos dizer que ele apresenta o transtorno de personalidade conhecido como:
	
	
	
	
	
	Emocionalmente estável
	
	
	Ansiosa
	
	
	Esquizóide
	
	
	Dependente
	
	 
	Paranóide
	
		3.
		Ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluindo as habilidades, atitudes,desejos, emoções, crenças, comportamentos, tendo por influencia também os aspectos físicos de cada um, englobando interação, organização, e individualidade, fazendo com que nos conheçamos através do convívio com os outros, tudo isso, em equilíbrio permite que entendamos o conceito:
	
	
	
	
	
	de personalidade como sistema de referência, nem sempre como totalidade e como conexão articulada de todos os processos e estruturas da constituição psíquica individual.
	
	
	de personalidade que designa, de maneira muito geral, a unidade coletiva do comportamento e do seu fundamento interno, sendo este do foro individual e psicológico do indivíduo.
	
	 
	da personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui o seu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir.
	
	
	abstrato, utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades instáveis de um indivíduo que o caracterizam e sempre o diferenciam dos outros.
	
	
	do perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos só intrinsecamente.
	
	
		4.
		Roberta é uma adolescente que se caracteriza pela tendência a ser dramática, buscar as atenções para si mesmo, ser uma eterna "carente afetivo", comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil (que muda facilmente de atitude e de emoções).No meio social busca frequentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros em relação ao que faz ou pensa, além de comportamento e aparência sedutores sexualmente, de forma inadequada.Roberta pode ter como diagnóstico o chamado:
		
	
	
	
	
	Transtorno de Personalidade Ansiosa
	
	 
	Transtorno de Personalidade Histriônica
	
	
	Transtorno de Personalidade Esquizóide
	
	
	Transtorno de Personalidade Obsessiva
	
	
	Transtorno de Personalidade Dependente
	
		5.
		O protagonista de erros de interpretação, ou delírios, é sempre o próprio paciente, nos quais se sente absolutamente convencido de que as pessoas que o rodeiam ou mesmo as próprias circunstâncias estão contra ele, tendo constantemente a sensação de ser ameaçado ou perseguido por pessoas que o querem prejudicar, acreditando de forma errada que sofre de uma grave doença e ninguém gosta dele ou considerando, sem fundamento algum, que a sua parceira o engana. Estes sintomas permitem o diagnóstico da:
	
	
	
	
	
	histeria
	
	
	perda de interesse pela vida nas realizações pessoais e sociais
	
	
	apatia emocional
	
	 
	paranoia
	
	
	perturbação psíquica duradoura e intensa
	
	
		6.
		Muitas são as causas que podem ocasionar problemas mentais, dentre eles traumas psicológicos do passado, situações de forte desequilíbrio emocional e também outras causas de cunho genético. Todos nós estamos passivos a ter comprometimentos mentais, assim como podemos adotar comportamentos preventivos para nos manter saudáveis, tanto no aspecto mental como emocional. Neste caso, identificamos que:
	
	
	
	
	
	saúde mental, têm como propósito a identificação e tratamento do problema, doenças físicas e psicológicas, desordem de conduta, problemas na escola, dentre outros fatores psicopatológicos e de vulnerabilidade
	
	
	saúde emocional é a mesma coisa que saúde mental, e ambas estão relacionadas, afinal, uma pessoa mentalmente doente pode estar emocionalmente saudável.
	
	
	saúde mental refere-se às condições da vida de um indivíduo,que englobam a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.
	
	 
	a saúde mental consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos).
	
	
	saúde mental seria a capacidade funcional adequada que permite à pessoa realizar suas obrigações e responsabilidades, ou em termos de certa qualidade de vida.
	
	
		7.
		Sobre a promoção da saúde mental, identifique, entre as características abaixo, aquela que se refere ao modelo preventivista de tratamento:
	
	
	
	
	
	Uso do hospício como espaço de tratamento
	
	 
	Uso de equipes comunitárias como agente profissional
	
	
	Tem como agente de tratamento o doente mental
	
	
	Tem como objeto a doença mental.
	
	
	Objetivo terapêutico da doença mental.
	
		8.
		Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo ¿ preguiçoso; magro - vigoroso etc). Qual a consequência desta compreensão de personalidade no dia a dia das pessoas?
	
	
	
	
	
	A interação social fica facilitada quando reconheço a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	
	
	Compreender como o físico correlaciona-se ao psicológico permitindo ao senso-comum melhor interpretar a personalidade das pessoas.
	
	
	Compreender a persona, ou seja, aquilo que é apresentando pelo indivíduo.
	
	 
	O resultado é a indução de pré-julgamentos; desprovidos de sentido e muitas das vezes preconceituosos.
	
	
	Compreender as interações dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo

Continue navegando