Buscar

Princípios Processuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responda as seguintes questões:
1. João propõe Ação de reparação de danos materiais em face de Manoel, sob a alegação de que seu automóvel foi abalroado por culpa do Requerido. O MM. Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de XYZ conhece da demanda e entende, observando as provas juntadas (B.O., fotos, declarações de pessoas que presenciaram o abalroamento, três orçamentos referentes aos prejuízos causados,...) pela não apresentação de defesa por parte de Manoel, sob a alegação de ser possível formar seu convencimento, para proferir sentença, com as provas trazidas pelo autor. Pergunta-se: Quais princípios gerais de direito foram violados? Explique.
2. Ana move Ação de reconhecimento e dissolução de união estável em face de João. Na audiência de instrução e julgamento o MM. Juiz de Direito entende por não ouvir as testemunhas da Autora e do Réu sob o fundamento de que com as provas já carreadas aos autos é possível formar sua convicção e proferir sentença. Pergunta-se: Quais Princípios Gerais de Direito foram violados? Explique. 
3. O §2º do artigo 33 do Decreto Federal nº 70.235, de 06 de Março de 1972, ao dispor sobre o processo administrativo fiscal, com redação dada pelo artigo 32 da Medida Provisória nº 1.621-30, de 12 de Dezembro de 1997, publicada no DOU de 15 de Dezembro de 1997, expressa: “Em qualquer caso, o recurso voluntário somente terá seguimento se o recorrente o instruir com prova do depósito de valor correspondente a, no mínimo, 30%(trinta por cento) da exigência fiscal definida na decisão.” (...) “§3º Alternativamente ao depósito referido no parágrafo anterior, o recorrente poderá prestar garantias ou arrolar, por sua iniciativa, bens e direitos de valor igual ou superir a exigência fiscal definida na decisão, limitados ao ativo permanente se pessoa jurídica ou ao patrimônio se pessoa física.” Assim, o legislador estabeleceu, como condição de admissibilidade de recurso para a segunda instância administrativa tributária na esfera federal, o depósito de 30% (trinta por cento) do valor do débito apurado ou ser arrolados bens em montante igual ou superior ao valor total do débito (principal acrescido de juros e multa). Diante do exposto, claro está que princípios inerentes ao estado democrático de direito são objeto de violação. Neste contexto, pergunta-se: Quais princípios gerais de direito processual são feridos com o dispositivo supra?

Continue navegando