Buscar

AVALIANDO CONHECIMENTO farmacologia

Prévia do material em texto

Aula 01
	O Conceito: é o ramo da farmacologia que estuda a ação do corpo sobre os fármacos, como: absorção, biotransformação, e a sua eliminação dentre outros se refere à:
	 
	Farmacocinética
	
	As moléculas pequenas dos fármacos para serem absorvidas atravessam as membranas celulares que constituem barreiras a essas moléculas. Essa moléculas dos fármacos podem cruzar essas membranas através de mecanismos fisiológicos que são:
	 
	Difusão; através das proteínas transportadoras; e pinocitose ou transcitose.
	
	Qual a principal via de eliminação dos fármacos? Urina.
	
	Com referência às vias de administração de fármacos são dadas as afirmativas: I. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. II) A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área de capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. III) A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. IV) A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farma-cêuticas de liberação prolongada. V. A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada. Estão corretas: I e IV
	
	A forma química de que um medicamento precisa para fazer efeito nem sempre é a melhor para ser eliminada. Sendo assim, o fármaco necessita se transformar em uma molécula apta a ser excretada. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta o termo referente ao processo descrito no enunciado da questão. Biotransformação.
	
	Os metabólitos ativos podem ser tóxicos, como por exemplo, os originados do Paracetamol. Ao sofrer metabolismo hepático, este fármaco produz metabólitos tóxicos, que podem causar dis-túrbios ao organismo. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA verdadeira quanto aos metabólitos tóxicos. Os metabólitos tóxicos podem causar necrose hepática e renal.
	
	Alguns fatores físicos podem alterar a absorção do fármaco já administrado. Esses fatores normalmente diminuem a concentração absorvida e por tanto diminuem a biodisponibilidade do fármaco. Assinale abaixo a alternativa que mostra um fator físico que reduz a absorção do fármaco: Vascularização.
	
	As membranas celulares funcionam como barreiras entre os compartimentos intracelular e extracelular. Fármacos de tamanho pequeno podem atravessar as membranas de diferentes maneiras, tais como as descritas nas alternativas abaixo. Dessa forma, assinale a alternativa incorreta:
	  Neurotransmissão
	
	 Difusão direta através dos lipídeos
	
	 Por proteína transportadora na membrana
	
	  Difusão através de poros aquosos
	
	 Pinocitose
	
	
	Os fármacos podem ser administrados por vias diversas. Dentre estas, existe a via oral. Quanto à absorção dos fármacos administrados pela via oral, é CORRETO afirmar que ____________. Assinale a ÚNICA alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
	  Serão absorvidos no intestino e, obrigatoriamente, serão absorvidos para a circulação porta-hepática e passarão pelo fígado.
	
	
	Dois fármacos foram comparados e apresentaram tanto a mesma biodisponibilidade, quanto a mesma velocidade e extensão de absorção. A agência reguladora Anvisa garante que quando duas especialidades farmacêuticas possuem todas essas características podem ser substituídas uma pela outra, como regula a lei dos medicamentos genéricos. Isto é, esses medicamentos são considerados: Bioequivalentes.
	
	Enalapril é um medicamento utilizado para o tratamento da hipertensão arterial. Quando este passa pelo fígado, é hidrolizado em enalaprilato, seu metabólito ativo. Com base nesta afirmação, assinale a ÚNICA alternativa correta, quanto aos metabólitos ativos.
	  Os metabólitos ativos podem ter ações semelhantes as do fármaco original.
	
Aula 02
	Podemos definir receptor farmacológico como:
	 
	Toda molécula ao qual o fármaco se liga para induzir sua ação.
	
	Os ______________ são receptores da insulina, dos fatores de crescimento e das citocinas. Após a ativação pelo ligante, a porção intracelular normalmente sofre fosforilação, tornando-se ativa e fosforilando proteínas no citoplasma da célula. Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA completa adequadamente a lacuna do enunciado. Assinale-a.
	  
	Receptores ligados a quinases.
	
	As ligações dos fármacos com seus receptores farmacológicos é a área de estudo da:
	   Famacodinâmica
	
	
	Assinale a alternativa correta: A ligação do fármaco a um receptor controla a abertura de um canal iônico permitindo o fluxo de ínos através da membrana, se refere ao receptor do tipo:
	   Ionotrópico.
	
	
	Os fármacos são classificados em agonistas e antagonistas, conforme a ação destes. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA correta quanto aos fármacos agonistas.
	  Alguns agonistas possuem atividade tão baixa que são mais utilizados como antagonistas.
	
	
	Os receptores formam uma parte importante do sistema de comunicação química que todos organismos multicelulares usam para coordenar as atividades de suas células e de seus órgãos. Sem eles nós não seríamos melhores que um amontoado de amebas. (H.P. Rang e J.M. Ritter. Farmacologia. 3.ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ed. 1997, p. 5). Baseando-se nas informações acima, analise as afirmativas abaixo: I. O termo receptor pode ser definido, de forma geral, como a molécula-alvo sobre a qual determinada substância deve atuar para pro-duzir seus efeitos. II. O texto refere-se à importância dos receptores na manutenção do equi-líbrio orgânico. Na segunda sentença, entretanto, o autor incorre em equívoco, uma vez que os receptores não participam da integração entre diferentes células do organismo. III. Até o presente momento, foram identificados apenas dois tipos de receptores: os acoplados a canais iônicos ¿ como, por exemplo, o receptor nicotínico ¿ e os acoplados a sistemas de segundos mensageiros intracelulares ¿ como, por exemplo, o receptor β-adrenérgico. IV. Considerando-se o aspecto químico, os receptores de natureza protéica são os mais freqüentemente encon-trados no organismo. V. A estrutura química da molécula do fármaco é um aspecto funda-mental para a sua interação com o receptor e o possível desencadeamento de alterações intra-celulares, o que denomina-se relação estrutura-atividade. Estão corretas: I, III e V
	
	A interação de fármacos com receptores transmembrana é um dos tipos de interações fármaco-receptor que podem ocorrer. Dentre este tipo de receptores podemos citar os canais iônicos, que participam de diversos processos fisiológicos como, por exemplo, a neurotransmissão e o acoplamento excitação-contração nos músculos, e os receptores acoplados a proteína G, que possuem a capacidade de amplificar sua ação pela ativação de mensageiros intracelulares. Segundo as características específicas dos receptores transmembrana citados acima podemos afirmar:
	  Ambos podem ser ativados por ligantes, e a ativação tanto do canal iônico quanto do receptor acoplado à proteína G leva à alteração da condutância iônica da membrana.
	
	
	A definição "SÃO MOLÉCULAS-ALVOPOR MEIO DAS QUAIS MEDIADORES QUÍMICOS SOLÚVEIS INDUZEM SEUS EFEITOS, OU SEJA, SÃO MOLÉCULAS A QUE UM FÁRMACO SE LIGA PARA INDUZIR SUA AÇÃO NO CORPO" é adequada apenas para UM dos termos a seguir. Assinale-o.
	  Receptores farmacológicos.
	
	
	Um esportista faz uso de drogas depressoras do sistema nervoso central e ingere bebida alcoólica concomitantemente. A interação do álcool no mecanismo de ação do medicamento pode resultar no processo denominado: Potencialização
	
	Em uma situação na qual duas substâncias se combinam e nessa combinação uma substância anula a outra substância. Isto é, o efeito do fármaco ativo é perdido. O texto se refere a qual tipo de antagonista? Químico
	
	De acordo com suas propriedades, os fármacos agonistas são classificados como parciais ou plenos. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA quanto aos agonistas plenos.
	  São capazes de ativar a resposta máxima do receptor.
	
Aula 03
	O neurotransmissor do nervo pré-ganglionarf simpático é o mesmo do nervo pré-ganglionar parassimpático. Esse neurotransmissor liberado nos gânglios é: Acetilcolina
	
	Qual a enzima responsável pela produção de acetilcolina? Colina acetiltransferase.
	
	Os nervos do sistema nervoso periférico podem ser divididos em autonômicos ou somáticos dependendo de estruturas que inervam ou de funções que realizam. Com relação a divisão autonômica, podemos assinalar que: I- Inervam músculos estriados esqueléticos somente. II- Sua fibras aferentes so SNC trazem informações sobre odor, visão, gustação e propriocepção. III- Inervam os músculos liso e estriado cardíaco. IV- Sua fibras aferentes trazem para o SNC informações sobre pressão arterial, Fc, osmolaridade do sangue. III e IVestão corretas
	
	Em relação aos receptores muscarínicos ou receptores do parassimpático, qual é o receptor que está localizado no coração e é o responsável pela diminuição da frequência cardíaca? M2
	
	Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA NÃO apresenta um nervo craniano parassimpático. Assinale-a. Olfatório (I).
	
	O sistema nervoso autonômico é dividido em simpático e parassimpático. Dentre as alterna-tivas abaixo, apenas UMA traz informações corretas quanto aos SNA parassimpático.Assinale-a.
	  Os neurônios pré-ganglionares da divisão parassimpática do SNA estão localizados no tronco encefálico, isto é, possuem raízes surgindo desta região e passando por forames do crânio e também da região sacra da medula espinhal (craniossacral).
	
	
 Leia o trecho a seguir e, depois, assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna observada no referido trecho. "Para um neurônio poder produzir o neurotransmissor acetilcolina (ACh), ele deve possuir em seu citoplasma uma enzima denominada colina-acetiltransferase (CAT). Essa enzima está localizada no citoplasma dos terminais sinápticos dos neurônios, denominados colinérgicos , isto é, produtores de acetilcolina (ACh)".
	Sabe-se que o sistema nervoso autonômico se divide em simpático e parassimpático. Quanto ao sistema nervoso autonômico SIMPÁTICO, é CORRETO afirmar que _______. Assinale a ÚNICA alternativa que preenche adequadamente a lacuna do enunciado.
	 
	Os neurônios pré-ganglionares estão localizados na região torácica e lombar da medula espinhal (divisão toracolombar).
	Quanto aos adrenorreeceptores ou receptores do simpático, qual dos receptores abaixo está localizado nos brônquios e é resposável pela broncodilatação? Beta 2
	
	Leia a frase a seguir e as alternativas abaixo. Identifique a alternativa que preenche adequadamente a lacuna e assinale-a. "O sistema nervoso autonômico Parassimpático está classicamente relacionado a respostas de descanso e digestão".
	
	O neurotransmissor do parassimpático é a acetilcolina que uma vez ao ser liberada para s víceras irá se ligar e ativar os receptores muscarínicos nesses tecidos. Os neurônios colinérgicos produzem principalmente o neurotransmissor acetilcolina pela presença em seu citolasma de uma enzima que é o que o caracteriza como um neurônio do tipo colinérgico. Essa enzima responsável pela produção da acetilcolina é a: Colina acetiltransferase
	
	O sistema nervoso humano é dividido em duas partes: central e periférico. Quanto ao referido sistema, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	 
	O sistema nervoso periférico é constituído de nervos e gânglios.
	
	O neurotransmissor do parassimpático é a acetilcolina que uma vez ao ser liberada para as víceras irá se ligar e ativar os receptores muscarínicos nesses tecidos. Os neurônios colinérgicos liberam a acetilcolina na fenda sináptica onde após um breve momento ela será degradada por uma enzima em acetato e colina. Essa enzima responsável pela degradação da acetilcolina é a: Acetilcolinesterase
Aula 04
	A pilocarpina é um agonista colinérgico muscarínico não seletivo. Assinale a alternativa verdadeira: É utilizada para o tratamento de: Glaucoma
	
	Quanto ao propranolol assinale a alternativa correta: I- É um agonista β-adrenérgico II- Utilizado para o tratamento da bronquite asmática pois é broncodilatador III- Possui ação vasodilatadora IV- Sua ação antihipertensiva é devido ao bloqueio do receptor β1. V- Pode causar crise de bronquite IV e V estão corretas
	
	O fármaco de escolha para o tratamento do choque cardiogênico e da insuficiência cardíaca congestiva é um agonista adrenérgico denominado Dopamina .Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
	
	Os agonistas colinérgicos indiretos atuam através da elevação dos níveis de acetilcolina na fenda sináptica. Podem ser divididos em reversíveis ou irreversíveis. Os reversíveis podem ser utilizados no tratamento da doença autoimune: Miastenia Gravis.
	
	As drogas anticolinesterásicas são também usadas para tratamento de: Miastenia gravis
	
	Os agonistas muscarínicos diretos são fármacos que atuam no SNA parassimpático. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos agonistas muscarínicos diretos.
	 
	Os agonistas diretos são aqueles onde o próprio fármaco se liga ao receptor muscarínico e o ativa.
	
	A intoxicação com antilcolinesterásicos provoca aumento da atividade de qual sistema? E por quê? Parassimpático, pois impedem a degradação de acetilcolina
	
	O agonista muscarínico direto é aquele que se liga diretamente ao receptor e provoca sua ação. Um exemplo de agonista muscarínico direto é: Betanecol
	
	O betanecol é um fármaco agonista muscarínico utilizado para ativar a contração da muscu-latura lisa visceral. Entretanto, possui como efeitos adversos salivação, diarreia, bradicardia, rubor... Esses efitos decorrem de sua ação como: Agonista do parassimpático.
	 A pilocarpina é um fármaco que possui preferência pelos tecidos glandulares e sua ação é como agonista muscarínico. Qual a sua indicação clínica? Glaucoma
	O enunciado a seguir apresenta uma lacuna que deverá ser preenchida com uma das alternativas abaixo apresentadas. Sendo assim, leia o enunciado, com atenção, e, depois, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna. Enunciado: Pilocarpina é um fármaco agonista muscarínico parcial (não é um agonista potente) que apresenta seletividade quanto às glândulas sudoríparas, salivares, lacrimais e brônquicas (possui preferência por estes tecidos) e estimula a contração do músculo ciliar, tornando o cristalino mais abaulado, o que reduz a distância focal.
	
	Existem fármacos cuja ação se dá no sistema parassimpático (ou sistema colinérgico). Dentre eles, os agonistas muscarínicos diretos. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta um fármacodo tipo agonista muscarínico direto. Pilocarpina (Isopto CarpineR).
	
	Os fármacos classificados como anticolinesterásicos inibem a ação da acetilcolinesterase, a enzima que degrada a acetilcolina. Com isso, a uma elevação da concentração da acetilcolina na fenda sináptica. Uma das doenças onde esses fármacos podem ser empregados é:
	 
	Miastenia Gravis 
	
	As catecolaminas são um grupo de substâncias com ação neurotransmissora. Abaixo, a catecolamina é: Adrenalina
	
	Quanto aos adrenorreeceptores ou receptores do simpático, qual dos receptores abaixo está localizado nos brônquios e é resposável pela broncodilatação? Beta 2
	
	O neurotransmissor do parassimpático é a acetilcolina que uma vez ao ser liberada para as víceras irá se ligar e ativar os receptores muscarínicos nesses tecidos. Os neurônios colinérgicos liberam a acetilcolina na fenda sináptica onde após um breve momento ela será degradada por uma enzima em acetato e colina. Essa enzima responsável pela degradação da acetilcolina é a: Acetilcolinesterase
	
	O neurotransmissor do parassimpático é a acetilcolina que uma vez ao ser liberada para as víceras irá se ligar e ativar os receptores muscarínicos nesses tecidos. Os neurônios colinérgicos produzem principalmente o neurotransmissor acetilcolina pela presença em seu citolasma de uma enzima que é o que o caracteriza como um neurônio do tipo colinérgico. Essa enzima responsável pela produção da acetilcolina é a: Colina acetiltransferase
	
	Quando o receptor alfa1-adrenérgico é ativado, qual a ação é desencadeada?
	 
	vasoconstrição periférica e aumento da pressão arterial.
Aula 05
	O ácido aracdônico é um mensageiro químico importante no processo inflamatório e fisiológico celular. Sua produção ocorre quando:
	 
	A fosfolipase A quebra os fosfolipídeos da membrana plasmática.
	
	Leia as alternativas a seguir e, depois, assinale a ÚNICA CORRETA quanto ao processo inflamatório.
	 
	O processo inflamatório iniciado pela lesão na membrana celular causa ativação da enzima fosfolipase A2.
	
	Os AINES são anti-inflamatórios inibidores da COX o que acarreta a diminuição da produção de prostaglandinas e tromboxanos. Sabemos que os AINES não seletivos inibem ambas as isoformas de COX 1 e 2 e por isso atuam em graus diferentes na agregação plaquetária. De todos os AINES não seletivos qual é o mais potente bloqueador da COX-1 e que por isso é utilizado como antiagregante plaquetário? Ácido acetilsalicílico
	
	O processo inflamatório é caracterizado por fases. Dentre estas, a fase subaguda. Quanto à fase subaguda, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	 
	A fase subaguda da inflamação é caracterizada por infiltração de leucócitos e células fagocitárias.
	
	Como efeitos adversos comuns dos AINES podemos citar: Inibição de agregação plaquetária
	
	Os AINES medicamentos administrado para o controle da inflamação. Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA apresenta um tipo de AINE não-seletivo. Assinale a alternativa que apresenta um AINE não-seletivo. Diclofenaco.
	
	A inflamação apresenta fases com características próprias que nos permitem identificá-las. Sendo assim, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA quanto à fase da inflamação denominada proliferativa crônica.
	 
	Fase caracterizada pela degeneração tissular e fibrose.
	
	A fase 3 da reação inflamatória é caracterizada por: Degeneração tissular e fibrose.
	
	Os AINES seletivos para COX-2 não causam alteração sobre o estômago. As alternativas abaixo apresentam exemplos de AINES. Todavia, apenas UMA apresenta um exemplo de AINES seletivo para COX-2. Assinale-a. Nimesulida.
	
	A aspirina ou ácido acetilsalicílico é contra indicado para menos de 05 (cinco) anos, por causar:
	 
	Síndrome de Reye
	
	O processo inflamatório inicia dentro das células com à ativação da enzima fosfolipase A2. Essa enzima por sua vez, atua sobre os lipídeos das membranas, quebrando-os e liberando um men-sageiro químico que sofre à ação das cicloxigenases produzindo os eicosanoides prostagladinas, prostaciclinas e tromboxamos. Esse mensageiro químico é: Ácido aracdônico
	
	Um atleta sofreu uma leve contusão muscular. A área afetada apresenta-se muito vermelha, quente, edemaciada e muito dolorida. Foi recomendado além do tratamento de apllicação de gelo, que o aleta utiliza-se o medicamento DICLOFENACO DE SÓDIO de 8 em 8 horas. Após agum tempo hove melhora do quadro, entretanto o atleta iniciou um quadro de gastrite e mui-ta dor gástrica. Sabendo-se que esse medicamento é um AINES, assinale a alternativa correta:
	 
	Os fármacos dessa classe tem como efeito adverso em comum provocar gastrite e dores gástricas pela diminuição do muco gástrico.
	
AULA 06
	Os anestésicos locais são um exemplo de fármacos que interagem com canais iônicos, um dos tipos de receptores transmembrana que participam da interação fármaco-receptor. A ação dos anestésicos locais leva ao bloqueio do sinal elétrico que transmite a informação nociceptiva periférica para o sistema nervoso central, denominado potencial de ação. De acordo com o mecanismo de ação molecular destes anestésicos podemos afirmar:
	 
	Ocorre o bloqueio de canais para sódio dependentes de voltagem impossibilitando a propagação do potencial de ação.
	
	O trecho a seguir e apresenta duas lacunas. Leia-o e, depois, identifique a ÚNICA alternativa que preenche adequadamente as referidas lacunas. "Os glicocorticoides apresentam controle sobre o ______________, enquanto que os mineralocorticoides controlam o metabolismo hidroeletrolítico. O principal mineralocorticóide denomina-se ___________ ". metabolismo dos carboidratos / aldosterona.
		
	O hormônio cortisol é produzido em função do estímulo de outro hormônio. Que hormônio é este? Assinale a ÚNICA alternativa que o apresenta. Hormônio hipofisário ACTH.
	
	Os anti-inflamatórios esteroidais são fármacos análogos quimicamente ao hormônio cortisol. São usados em várias situações clínicas. Assinale abaixo a alternativa onde podem ser empregados como tratamento: Transfusão de sangue e doenças autoiminues
	Algumas vezes os anestésicos locais podem vir associados à adrenalina. Nestes casos, a adrenalina terá um papel muito importante. Assinale a alternativa CORRETA quanto à referida associação.
	 
	A associação do anestésico local com a adrenalina aumentará o tempo da anestesia local.
	
	Os corticóides ou anti-inflamatórios esteroidais são administrados, atualmente, como forma de tratamento de diversas doenças pela sua ação anti-inflamatória. Das opções abaixo, assinale a correta quanto ao uso dos corticóides:
	 
	Doenças auto-imunes - pois causam supressão do sistema imunológico.
	
	Com relação aos anti-inflamatórios esteroidais, assinale a alternativa correta: I- Estão relacionados quimicamente com o hormônio testosterona. II- Possuem ações supressoras sobre o sistema imunológico como a inibição da fagocitose por macrófagos. III- Estimulam o crescimento muscular por hipertrofia. IV- Estimulam a a produção do surfactante pelos pneumócitos do tipo II a partir do 6 mês de gestação. V- Seu uso causa supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal o que faz com que sua retirada NÃO possa ser abrupta.
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	Os corticoides podem ocasionar alguns efeitos adversos. Quanto aos efeitos adversos dos corticoides, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	 
	Hiperglicemia (estimulam a quebra de proteínas e de lipídeos e a conversão destes em glicose).
	
	Existem nervos aferentes e eferentes. Quanto aos nervos aferentes, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	  Osnervos aferentes sensoriais são responsáveis pela entrada das informações sensoriais no SNC.
	
	 Como efeitos adversos mais comuns dos corticoides podemos assinalar:
	 
	Hiperglicemia a aumento da reabsorção de sódio.
	Os corticoides sintéticos podem apresentar ação de mineralocorticoide, isto é, sobre o metabolismo do sódio. Por isso irão provocar alteração sobre qual função corporal?
	 
	Pressão arterial
	Qual a finalidade da associação da adrenalina a um anestésico local?
	 
	Causar vasoconstrição e aumentar o tempo da anestesia.
	A medula espinhal apresenta raízes nervosas. Quanto à raiz motora ou ventral, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	 
	Os nervos motores eferentes levam informação aos músculos estriados ou lisos.
Aula 07
	As metilxantinas como por exemplo a teofilina, aminofilina e teobromina são fármacos broncodilatadores potentes. Entretanto, somente podem ser utilizados se hover disponível um método para quantificar sua concentração dentro do corpo. São restritos ao ambiente hospitalar e possuem interações com os agonistas seletivos dos receptores beta 2. Assinale o mecanismo de ação desses fármacos.
	 
	São inibidores da enzima fosfodiesterase aumentando os níveis de AMPc.
	Diversas doenças do sistema respiratório podem causar alterações da produção, assim como da depuração do muco. Alguns fármacos foram desenvolvidos no sentido de aumentar a fluidez do muco, facilitando assim sua saída, isto é, sua expectoração. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um fármaco mucoativo (expectorante). Acetilcisteína.
	
	O acúmulo de secreções nas vias respiratórias com a sensação de falta de ar constitui um dos sintoma mais comuns entre as diversas doenças chamadas de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Por essa razão foram desenvolvidos fármacos como a acetil sisteína, ambroxol e bromexina cuja finalidade é atuar sobre o muco. Podemos afirmar que esses fármacos irão promover:
	 
	Fluidificação do muco e aumento da atividade ciliar.
	
	Os descongestionantes são drogas que causam a vasoconstrição da mucosa nasal e dos seios paranasais, desobstruindo a passagem do ar pela cavidade nasal. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um exemplo de descongestionante nasal. Oximetazolina.
	A retenção de muco, juntamente com o broncoespasmo, consiste em uma importante dificuldade respiratória para o paciente. Para o tratamento destes problemas, existem vários fármacos. Dentre estes fármacos, as metilxantinas. Leia com atenção as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA CORRETA quanto às metilxantinas.
	 
	As metilxantinas exercem efeitos na melhora da contratilidade e na reversão da fadiga do diafragma em pacientes com DPOC e aumentam a depuração mucociliar.
	As metilxantinas são fármacos que atuam no sistema respiratório. Quanto às metilxantinas, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	 
	As metilxantinas são broncodilatadores potentes que exercem efeitos na melhora da contratilidade e na reversão da fadiga do diafragma em pacientes com DPOC.
	As metilxantinas melhoram o quadro dos pacientes em DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), pois além de aturem como broncodilatadores potentes também vão:
	 
	Diminuir a fadiga do diafragma
	Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta a doença respiratória caracterizada por promover alteração de toda a região distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos ou por destruição dos alvéolos. Enfisema pulmonar.
	Os descongestionantes são drogas que causam a vasoconstrição da mucosa nasal e dos seios paranasais, desobstruindo a passagem do ar pela cavidade nasal. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um exemplo de descongestionante nasal. Oximetazolina.
	Assinale a alternativa correta: Dentre os agonistas adrenérgicos abaixo, o mais indicado para o uso na bronquite asmática é: Salbutamol
	Os agonistas B2 causam broncodilatação por ação direta no músculo liso dos brônquios. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um fármaco do tipo agonista B2 de ação longa.
	 
	Salmeterol.
	
	Leia o trecho a seguir e, depois, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas. "___________ e __________ são os antimuscarínicos utilizados na maioria das vezes em associação aos agonistas β2. Estes fármacos bloqueiam a ação parassimpática proveniente do nervo vago". Ipratrópio e tiotrópio.
	
	O Salbutamol é um broncodilatador muito comumente utilizado por portadores de bronquite asmática. Ele pode ser administrado por via oral ou inalatória e possui potente ação sobre a musculatura lisa dos brônquios. Sua ação é rápida, porém curta em relação a outros fármacos da mesma classe como o fenoterol. Qual o mecanismo de ação desses fármcos?
	 
	Agonistas seletivo dos receptores beta 2 adrenérgicos.
	A asma é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças, podendo persistir ou aparecer em adultos. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta o tipo de fármaco amplamente empregado para o tratamento da asma. Agonistas B2-seletivos.
	
	Leia o trecho a seguir e, depois, assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna observada no referido trecho. " ______________ são drogas que causam a vasoconstrição da mucosa nasal e dos seios paranasais, desobstruindo a passagem do ar pela cavidade nasal".
	 
	Descongestionantes.
	O acúmulo de secreções nas vias respiratórias com a sensação de falta de ar constitui um dos sintoma mais comuns entre as diversas doenças chamadas de DPOC (doença pulmonar obstru-tiva crônica). Por essa razão foram desenvolvidos fármacos como a acetil sisteína, ambroxol e bromexina cuja finalidade é atuar sobre o muco. Podemos afirmar que esses fármacos irão promover: Fluidificação do muco e aumento da atividade ciliar.
	
	Os descongestionantes nasais atuam induzindo a vasoconstrição da cavidade nasal e por isso levando a um alívio da congestão nasal. Possuem como mecanismo de ação:
	 
	Ativam os receptores alfa 1 adrenérgicos.
	
	As drogas β2-adrenérgicas são usadas para o tratamento de: Asma brônquica
	
	O fármaco antimuscarínico não seletivo que tem por finalidade inibir a broncoconstrição causada pela ação parassimpática e por isso produz broncodilatação com poucos efeitos adversos é: Ipratrópio
	
	A metilxantinas são inibidores da enzima fosfodiesterase o que aumenta a concentração dos segundos mensageiros: AMPc
	
	Além de ser utilizada no broncoespasmos, a terbutalina pode ser utilizada em qual outra condição? Enfisema pulmonar
	
	O salbutamol e a terbutalina são drogas de ação broncodilatadora e tocolítica. São utilizadas para tratamento de crise aguda e da prevenção da crise de bronquite asmática assim como também para induzir o relaxamento do músculo uterino em casos de contrações precoces do parto. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta: Essas drogas apresentam como mecanismo de ação Agonistas β2-adrenérgicos
Aula 08
	Os fármacos com ação anti-hipertensiva, que atuam diminuindo o volume intravascular pelo aumento da excreção renal de sódio e água, são denominados: Diuréticos.
	Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta um fármaco que promove a diminuição do volume plasmático e, consequentemente, gera a diminuição do débito cardíaco e da pressão arterial (PA). Diurético.
	
	Os diuréticos são, com frequência, utilizados como tratamento de vários tipos de doenças como a hipertensão arterial, edemas, insuficiência renal aguda e insuficiência cardíaca. Suas principal ação decorre da sua ação sobre:Aumento da excreção de Na+
	
	Leia com atenção o trecho entre aspas e, depois, assinale a ÚNICA alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna. " Di-hidropiridinas possuem afinidade pelos canais de cálcio somente dos vasos, e não do miocárdio. São eficazes no tratamento da hipertensão leve a moderada, como monoterapia, e como terapia combinada na hipertensão grave".
	
	Os antiarrítmicos são constituídos por quatro grupos de fármacos utilizados no tratamento das arritmias do coração. Estes fármacos funcionam inibindo a propagação de batimentos cardíacos imediatamente subsequentes e diminuindo a taxa de contração e excitabilidade cardíacas. Dentre as alternativas abaixo, UMA apresenta um fármaco antiarrítmico indicado para redução da mortalidade pós-IAM e para impedimento da recorrência de taquiarritmias. Assinale-a.
	 
	Propranolol.
	O propranolol é um betabloqueador inespecífico, é utilizado para o tratamento de:
	 
	 Hipertensão.
	
	Os diuréticos estimulam a perda de água. Seu mecanismo atua pelo bloqueio da reabsorção de qual íon? Sódio
	No controle da pressão arterial o sistema hormonal ou humoral de controle da pressão arterial produz a enzima angiotensina II. A angiotensina II possui como papel principal a estimulação da produção e liberação do hormônio aldosterona, cuja função será:
	 
	Aumentar a reabsorção renal de sódio e em consequência a reabsorção de água.
	
	" Di-hidropiridina é um fármaco utilizado de forma eficaz no tratamento da hipertensão leve a moderada (como monoterapia) e, como terapia combinada, na hipertensão grave". Leia as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA que apresenta o fármaco que preenche CORRETAMENTE a lacuna do enunciado da questão.
	
	A hiperplasia gengival é um efeito adverso causado por um fármaco utilizado para tratar angina e insuficiência cardíaca. Leia as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA que apresenta o fármaco em questão. Nifedipina.
	O tratamento da hipertensão arterial pela redução dos agentes exógenos causadores de hipertensão (álcool, anticoncepcionais orais, glicocorticóides) pode resultar em um benefício clínico demonstrável. Porém, as terapias não-farmacológicas são coadjuvantes para produzir uma redução suficiente da pressão arterial nos pacientes. Os fármacos utilizados para o tratamento da hipertensão sistêmica exercem seus efeitos sobre a pressão arterial através da redução da resistência vascular e/ou do débito cardíaco. Os diuréticos induzem uma diminuição do volume intravascular pelo aumento da excreção renal de sódio e água. A respeito dos diuréticos usados na terapia anti-hipertensiva assinale a alternativa correta:
	 
	Os diuréticos poupadores de potássio tem ação simpaticolítica por atuarem como antagonistas de receptores α e β-adrenérgicos.
	
	
	Os betabloqueadores inibem a atividade dos receptores beta adrenérgicos, sendo que os sele-tivos para os receptores beta1 possuem a ação antianginosa e anti-hipertensiva. São usados no tratamento de insuficiência cardíaca e da taquicardia. Um exemplo desses fármacos é o:
	 
	Atenolol
	
	O tratamento da insuficiência cardíaca inclui vários fármacos. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um fármaco empregado para o referido quadro clínico. Betabloqueadores.
	
	A alfametildopa tem como mecanismo de ação induzir a produção de um falso neurotransmissor, o que resulta em redução da atividade simpática. Ela é classificada como:
	 
	Antagonista do simpático
	
	Leia o trecho a seguir, que está entre aspas, e, depois assinale a ÚNICA alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas "_______ e _______ possuem ação inotrópica positiva, isto é, aumentam a força de contração do miocárdio".
	 
	Digoxina e Digitoxina.
	
	Os inibidores da ECA provocam tosse seca pois a ECA - enzima conversora da angiotensina atua reduzindo os níveis plasmáticos da: Bradicinina
	
	A hidralazina é um vasodilatador arterial. Por isso ela é usada para o tratamento da:
	 
	Hipertensão arterial
	A hidralazina é um anti-hipertensivo que ativa os canais de potássio produzindo hiperpolari-zação do músculo liso dos vasos sanguíneos. Possui como resultado: Vasodilatação.
	
	O propranolol é um antagonista não seletivo dos receptores beta adrenérgicos. Ele pode causar broncoespasmos pois bloqueia o receptor: Beta 2
	
	" Nifedipina é um fármaco prescrito para o tratamento da angina e da insuficiência cardíaca. O mecanismo de ação se dá pelo bloqueio da entrada de cálcio (Ca2+) no músculo liso dos vasos sanguíneos".
	
	Os fármacos antiarrítmicos interferem com a condutância dos íons e são classificados em quatro classes: classe I, classe II, classe III e classe IV. Quanto à referida classificação, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	 
	A classe IV representa os fármacos bloqueadores dos canais de cálcio.
Aula 09

Continue navegando