Buscar

3. O parágrafo argumentativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Português Instrumental II
Prof. Me. André Alselmi
O parágrafo argumentativo
O que é um parágrafo?
Unidade de composição.
Garante a continuidade do texto.
Como se constrói um parágrafo?
O parágrafo é composto por:
Tópico frasal ou ideia núcleo;
Desenvolvimento do Tópico Frasal;
Conclusão.
Estrutura do parágrafo argumentativo
Estrutura do parágrafo argumentativo
O brasileiro não dá valor às riquezas de seu país e só valoriza o futebol, esquecendo-se de nossa grande diversidade cultural e até mesmo de outros esportes que nos têm dado muitas alegrias.
Estrutura do parágrafo argumentativo
Em geral, o brasileiro não dá valor ao que tem. Prefere valorizar tudo o que é estrangeiro em detrimento do que é realmente seu. Daí decorre um sério problema de autoestima: parece que não gosta de si mesmo.
Estrutura do parágrafo argumentativo
Em geral, o brasileiro não dá valor ao que tem. Valoriza excessivamente o futebol, que é muito pouco para sustentar sua autoestima. Se olhasse outros aspectos de sua cultura, teria, talvez, muito do que se orgulhar.
REDAÇÃO
Brasília é a capital do Brasil. A cidade é muito seca e alguns moradores reclamam disso. A cidade foi construída por um presidente que muita gente sente saudade dele. A cidade tem um lago e muitos parques, mesmo assim existe pouca área de lazer. Os principais órgãos do poder público estão em Brasília. Sendo assim, a cidade agrada a uns e não a outros.
O estímulo à industrialização promovido pelo mundo globalizado apresenta consequências irrecuperáveis ao planeta e à sociedade. Por um lado, é por meio do desenvolvimento econômico industrial que os países obtêm recursos para financiar suas despesas e investir para uma qualidade de vida melhor para seus habitantes. Por outro, o crescente ritmo desorganizado de industrialização provoca danos ao meio ambiente que comprometem nosso futuro.
A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas. Dentre eles, podem-se citar: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
Tópico frasal por exemplificação
As adivinhações agradam particularmente às crianças. Por que isso acontece de maneira tão generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da realidade. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. (Gianni Rodari, adaptado)
Tópico frasal por razões ou respostas
Como acabar com a cultura do desperdício? Ela tem de ser desmontada por dentro. É preciso que os brasileiros não joguem fora restos de comidas aproveitáveis, nem deixem as lâmpadas acesas quando saem de um aposento. Ademais, que livros escolares sejam aproveitados pelos irmãos menores. E, por fim, não destruir os bens públicos. Assim será martelado insistentemente a necessidade de poupar.
Tópico frasal por razões ou respostas
Há três tipos básicos de composição: a descrição, a narração e a dissertação. A primeira consiste em caracterizar pessoas, objetos, ambientes, a partir do uso de adjetivos; a segunda consiste em contar uma história, real ou fictícia, a partir de elementos como narrador, personagens, tempo, espaço e sequência de ações. Por fim, a terceira centra-se na defesa de uma tese, a partir da apresentação de argumentos que deem embasamento ao ponto de vista apresentado. 
Tópico frasal por análise
O corpo humano divide-se em três partes: cabeça, tronco e membros. A cabeça é a mais importante de todas, pois contém o cérebro e os principais órgãos de sentido. O tronco aloja o coração, os pulmões, o estômago, os intestinos, os rins e o pâncreas. Finalmente, os membros, que podem ser superiores (braços e mãos) e inferiores (pernas e pés).
Tópico frasal por análise
A imaginação utópica é inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que “sejamos realistas, exijamos o impossível”. (Teixeira Coelho, adaptado)
Tópico frasal por exemplificação
Destruir a natureza é a forma mais fácil de o homem se aniquilar da face da terra. Dizimar certas espécies de animais, por exemplo, infere na cadeia alimentar, causando desequilíbrios que produzirão a extinção de seres essenciais à harmonia do planeta. Jogando diariamente toneladas de produtos químicos poluentes, o ser humano causa a destruição do meio ambiente.
Tópico frasal por exemplificação
Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)
Tópico frasal por comparação
Duas novidades disputavam a indicação democrata para a presidência dos Estados Unidos. De um lado, uma mulher. Hillary Clinton branca, anglo-saxônica e protestante, representava o continuísmo. De outro, um negro. Barack Obama, com marcas multirraciais e multiculturais, prometia mudanças.
Tópico frasal por contraste
Reescreva os parágrafos a seguir.
Exercícios
Cinco por cento dos menores internados da Febem de São Paulo, números que foram projetados a partir de uma amostragem dos testes de Aids feitos em mais de cinco mil internos, segundo o presidente da entidade, podem estar contaminados pelo vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) – um índice inédito de aidéticos, principalmente em função da faixa etária das vítimas, uma vez que os resultados de mil testes já indicam que boa porcentagem dos menores estão infectados, apesar de ainda não apresentarem os sintomas da doença.
Cinco por cento dos menores internados da Febem de São Paulo podem estar contaminados pelo vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Esses números foram projetados a partir de uma amostragem dos testes da doença feitos em mais de cinco mil internos. Segundo o presidente da entidade, esse é um indício inédito de aidéticos, principalmente em função da faixa etária das vítimas, uma vez que os resultados de mil testes já indicam que boa porcentagem dos menores estão infectados, apesar de ainda não apresentarem os sintomas da doença.
Os jovens leem pouco. As leituras são distantes de sua realidade. A escola é responsável por essas leituras. As escolas possuem pouca verba para comprar livros para os alunos. Os alunos assim ficam sem estímulo para a leitura. A televisão contribui para restringir hábito da leitura.
Os jovens leem pouco, constatação que resulta de diversos fatores. Primeiramente, isso se deve ao fato de as leituras serem distantes de sua realidade. A esse fator, acrescenta-se o agravante de as escolas – que são as responsáveis pelo incentivo ao hábito da leitura – possuírem pouca verba para a compra de livros, desestimulado os alunos. Por fim, pode-se citar também a televisão como uma das responsáveis pela restrição do hábito de ler.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando