Buscar

Vicio e Defeito de Produtos Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo o disposto nos art. 18 e 19 do CDC, configura-se o vício do produto e serviço quando este não corresponde às características que se esperavam referentes à sua qualidade e quantidades indicadas, diante das informações contidas eu seu rótulo, manual, embalagem, mensagem publicitária e outros que passem informações deste. 
Já o defeito de um produto ou serviço, este é encontrado quando, em decorrência do vício de produto e serviço, ocorre o dano. O defeito é disciplinado pelo art.12 e 14 em seu § 1 do CDC, concluindo-se que o defeito de produto e serviço, configura-se quando, por decorrência de um vício encontrado, o produto ou serviço apresenta danos acarretados do vício, mostrando o nexo causal entre o vício e o defeito. 
Ou seja, a diferença entre este é que o vício responsabiliza o polo passivo é apenas sobre o produto adquirido e o serviço contratado, enquanto no defeito a responsabiliza deste, presumido do vício, este é responsável também pelo dano material e moral causado deste. Outra diferença, é que este gera a responsabilidade de substituição do produto por um novo, restituição do valor pago ou recolher o produto, já no defeito, é gerado a responsabilidade de além dessas responsabilidades, a responsabilidade de indenização pelo dano material e/ou moral causado pelo vício. Ou diferença fundamental é que no vício o produto ou serviço, não causa risco à saúde ou segurança do consumidor, já no defeito o produto ou serviço causa risco à saúde ou segurança do consumidor, causando risco a integridade física e psicológica do consumidor. Quando ao prazo destes, no vício o prazo para acusação deste é da prazo decadencial de 30 dias para produtos e serviços não duráveis e 90 dias para produtos e serviços duráveis, já no defeito seu prazo é prescricional de 5 anos à prestação de reparação pelos danos causados.

Continue navegando

Outros materiais