Buscar

ED DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia atentamente o texto abaixo:
Lei é a expressão do direito, emanada sob a forma escrita, de autoridade competente surgida após tramitar por processos previamente traçados pelo Direito, prescrevendo condutas estabelecidas como justas e desejadas, dotada ainda de sanção jurídica da imperatividade. 
O texto acima refere-se ao
R: C- princípio da legalidade.
Leia atentamente o texto abaixo:
“Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça" (Art. 150, inciso I. Constituição 1988) 
O texto acima refere-se ao
R: C- princípio da legalidade estrita.
“Não importa o conteúdo; lei ordinária não revoga complementar”. 
A frase acima refere-se ao
R: D-princípio de reserva à Lei Complementar.
Considere as afirmativas a seguir:
I A regra geral determina que não poderá ser cobrado tributo no mesmo exercício financeiro em que tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou e antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei.
II Princípio da anterioridade mínima ou nonagesimal proíbe que os impostos sejam majorados sem que a lei que o faça seja publicada com uma antecedência mínima de 90 dias, também chamada de anterioridade mitigada.
III O princípio da anterioridade tributária se projeta, apenas, no campo da tributação (federal, estadual, municipal e distrito federal).
Está correto o afirmado em
R: A-I, II e III.
Considere as afirmativas a seguir:
I A própria democracia se confunde com as características da República. Isso se dá porque a eletividade, a periodicidade e a responsabilidade são as principais características do Estado representativo, base do citado princípio.
II O chamado princípio republicano, estampado no caput do Art. 1º da CF/88, traz consigo uma tripla exigência: responsabilidade, eletividade e temporariedade dos cargos públicos políticos.
III O princípio republicano exige que todos os que realizam o fato imponível tributário venham a ser tributados com igualdade e generalização, princípios fundamentais da fiscalidade de um Estado de Direto.
Está correto o afirmado em 
R: A-I, II e III.
O princípio Federativo está amplamente a ligado ao princípio
R: D- republicano.
A Constituição Federal proíbe que seja estabelecida limitação ao tráfego de pessoas ou mercadorias por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais 
R: D- à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
Sobre as competências dos entes políticos no recolhimento dos tributos, a divisão é realizada com base na distribuição de arrecadação que é necessária para cada ente, na habilidade que possui para a arrecadação, na proximidade do ente para com a natureza do tributo cobrado, entre outros critérios que visam aproximar o tributo recolhido, bem como o contribuinte, do ente político que poderá cumprir esta função da maneira mais útil e justa possível.
Diante disso, as alternativas a seguir trazem respectivamente, um tributo de competência da União, um dos Estados e um dos municípios. Nesta ordem, assinale dentre as alternativas a seguir a correta:
R: D - II, IPVA e IPTU. 
O princípio que impõe aos entes federativos a vedação da cobrança de tributos, sobre fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os instituiu ou aumentou é o
R: D - princípio da irretroatividade.
A União, por meio de decreto do chefe do executivo, regulamentou as condições para o reconhecimento de entidades como instituições de educação e assistência Social sem fins lucrativos, para que façam jus à imunidade tributária prevista na alínea “c” do inciso III do artigo 150 da CF. 
O referido decreto é
R: A -inconstitucional, pois o instrumento normativo adequado é lei complementar.
Leia atentamente o texto a seguir:
Leis complementares à Constituição, são espécies normativas que têm a função de complementar dispositivos constitucionais que tratam genericamente de determinadas matérias, normalmente devido à sua complexidade. As leis complementares, por força do art. 69 da Constituição, serão aprovadas pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. 
Considerando o texto acima, complete a frase abaixo assinalando a alternativa incorreta:
Em relação ao texto, pode-se concluir que as leis complementares em matéria tributária
R: A - não têm competência para definir o fato gerador da obrigação tributária.
Considere as afirmativas a seguir:
I O princípio da legalidade constitui uma das garantias de um típico Estado de Direito, na proteção dos direitos dos cidadãos.
II Segundo nosso sistema constitucional, todos tributos para serem exigidos precisam respeitar o princípio republicano, federativo e o da não cumulatividade.
III A Constituição Federal, no intento de conferir caráter mais rígido às normas tributárias, instituiu o princípio da estrita legalidade, impossibilitando qualquer margem de discricionariedade em face aos tributos.
Está correto o afirmado em
R: D - I e III.
Em notícia veiculada por O Povo online, O Governo Federal estava prestes a apresentar ao Congresso uma mudança (válida a partir de 2010), aplicável às contas com saldo acima de R$ 50 mil, o que viria a permitir tributação através do Imposto de Renda. 
Assinale a alternativa que julga corretamente essa notícia
R: A- A lei entraria em vigor no exercício financeiro seguinte, pois o Imposto de Renda sujeita-se ao princípio da anterioridade tributária e por isso não pode produzir efeitos antes de sua publicação em face do princípio da irretroatividade da lei.

Outros materiais