Buscar

FÓRUM C - CONTABILIDADE BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

FÓRUM C – CONTABILIDADE BÁSICA
A informação contábil para ser precisa e adequada deve ser revisada e preparada de forma criteriosa e sistemática. Dentre as técnicas de preparação dos relatórios contábeis, os balancetes de verificação são parte desta composição de forma a evitar qualquer tipo de distorção ou inadequação nos demonstrativos contábeis, sendo, inclusive, muito utilizados na aplicação de procedimentos de auditoria. Com base nestas afirmativas vamos discutir os objetivos, a estrutura, as técnicas aplicadas na elaboração e na composição dos balancetes de verificação. Mãos a obra!
Boa noite a todos.
Resumidamente, o Balancete de verificação é um relatório contábil utilizado internamente para auxiliar os profissionais do setor a ter evidencia da correta realização dos lançamentos contábeis. É elaborado mensalmente e deve conter os seguintes itens: * a nomenclatura das contas de acordo com o plano de contas; * saldo anterior, atual, e final, de débitos e créditos. Sua organização é feita da seguinte forma: para os itens do ativo é usada a ordem de grau decrescente de liquidez ( que é utilizado para definir o nível de conversão de um bem ou direito em dinheiro, de modo que este fique disponível; e para os itens do passivo é usada a ordem de grau decrescente de exigibilidade ( que é utilizado para demonstrar o grau de tempo disponível para a liquidação de uma obrigação) .
O balancete tem como base o método das partidas dobradas, onde o lado somado todos os débitos, e o outro somado todos os créditos, deverão ter o resultado final iguais. E assim, podemos verificar se os lançamentos a débito e a crédito foram feitos corretamente.