Buscar

questíonaria de Jefferson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitue memória:
Memória é um sistema de armazenamento e recuperação de informações.
Quais são as 3 fazes que compõe o sistema de processamento da memória? Explique-as:
CODIFICAÇÃO: consiste em transformar a informação que nos chega através dos sentidos em representações mentais armazenadas;
ARMAZENAMENTO: consiste na conservação da informação durante um certo tempo, variável em função da necessidade que se tem dessa informação;
EVOCAÇÃO: consiste na recuperação da informação previamente armazenada.
Quais são os 3 tipos de armazenamento da memória? Explique-as:
Armazenamento Sensorial – retenção extremamente breve das informações e limitação a uma modalidade sensorial.
Armazenamento de curto prazo – de capacidade muito limitada.
Armazenamento de longo prazo – capacidade essencialmente ilimitada (retenção de informações por períodos de tempo extremamente longos).
Diferencie efeito de primazia e efeito de ressência:
A uma melhor recordação dos itens que estão no fim na lista, por sua vez, o efeito de primazia está relacionado com uma melhor recordação dos primeiros itens da lista.
 Explique a síndrome de disexecutiva:
Pacientes com lesão frontal às vezes se comportam como se não possuíssem um sistema de controle que lhes permitisse direcionar e redirecionar apropriadamente seus recursos de processamento.
Quais são os principais aspectos de memória de longo prazo?
Nossa capacidade para armazenar memórias de longo prazo é essencialmente ilimitada. Por uma estimativa meticulosa, o adulto médio tem cerca de um bilhão de informações na memória. Descontando tudo o que o cérebro deve fazer para codificar, arquivar, recuperar e manipular essas informações, a capacidade de armazenamento é provavelmente de mil a um milhão de vezes maior. 
Quais são os principais aspectos da memória explicitas e implícitas?
Memórias explícitas - processadas pelo hipocampo. 
Memórias implícitas - processadas por outras regiões do cérebro como amígdala, núcleo accunbens. 
Diferencie memória semântica de memória episódica:
Quando aprendemos os significados das palavras, cavalo, casa etc, ou quando aprendemos os nomes das pessoas. A memória semântica trabalha com conceitos – ideias as quais uma pessoa pode associar várias características e com as quais ela pode conectar várias outras ideias.
Usamos a memória episódica quando precisamos lembrar algo que nos ocorreu em um determinado tempo ou num determinado contexto. Por exemplo, se eu precisasse lembrar meu primeiro dia na faculdade.
Qual a relação entre a memória implícita e do desenvolvimento de habilidade e hábitos?
As memórias implícitas processuais têm a ver com habilidades e hábitos, com fazer coisas mesmo sem ter de pensar conscientemente nelas: mudar as marchas do carro, andar de bicicleta. 
Conceitue memória emocional:
É quando você se recorda de fatos que tiveram uma importância um colorido emocional forte.
Quais as relações entre contexto, estado e memória?
A memória dependente de contexto pode basear-se em coisas como odores, música de fundo e localização física.
O estado interno serve como uma deixa de recuperação adicional capaz de facilitar a recuperação de informações da memória de longo prazo.
Conceitue esquecimento:
Esquecimento é a incapacidade de recuperar memórias do armazenamento de longo prazo.
O esquecimento é uma experiência cotidiana perfeitamente normal.
Não ser capaz de esquecer é tão desadaptativo como não ser capaz de lembrar. O esquecimento normal ajuda a lembrar e utilizar as informações que são importantes.
Quais são as principais características do transtorno de estresse pois traumático?
Pensamentos indesejáveis frequentes e recorrentes relacionados ao trauma, incluindo pesadelos, pensamentos intrusivos e flashbacks. Associação com hormônios liberados durante o estresse. A memória fica superconsolidada.
Quais são os 7 pecados da memória?
Pecados da omissão: Transitoriedade, Distração e Bloqueio; 
Transitoriedade: um enfraquecimento ou perda da memória ao longo do tempo – a ponto de lembrarmos o que fizemos hoje, mas em alguns meses provavelmente teremos esquecido por causa da deterioração. Cada vez que rememoramos determinado acontecimento ele é ligeiramente alterado.
Distração (falha de concentração): um defeito na interface entre a atenção e a memória – em vez de perder informação ao longo do tempo, simplesmente não registramos a informação ou não a procuramos quando necessário, porque nossa atenção está direcionada para outra coisa;
Bloqueio (dificuldade em resgatar uma informação): a busca sem sucesso por informações, as quais tentamos recuperar desesperadamente – o “fenômeno da ponta da língua” é um exemplo desse mau funcionamento;
Pecados da ação: Atribuição errada, Sugestionabilidade, Distorção e Persistência;
Atribuição errada ou Cometimento (confusão entre fantasia e realidade): associar a memória à fonte errada – você pode ouvir sobre algo na televisão e se lembrar da informação como se ela tivesse sido fornecida por um colega de trabalho. Quando confundimos fantasia com realidade (muito comum na infância). 
Sugestionabilidade (falsas lembranças criadas por indução de terceiros): as memórias que estão implantadas como resultado de questões, comentários e sugestões orientadores – em conjunto com o cometimento, isso pode causar sérios problemas no contexto judicial. Quando as lembranças são influenciadas pelo modo como são rememoradas: por exemplo, ao responder uma pergunta "maldosa".
Distorção (influência do presente no passado): a influência poderosa do conhecimento e das crenças prévias sobre como nos lembramos do nosso passado – distorcemos eventos passados ou materiais aprendidos de maneira inconsciente, à luz da nossa perspectiva atual e na tentativa de nos apresentarmos de maneira positiva perante os outros;
Persistência (incapacidade de esquecer algo): recordação repetitiva de informações ou eventos perturbadores que preferiríamos esquecer – isso pode ir de simples constrangimento no ambiente de trabalho a uma experiência extremamente traumática (no estresse pós-traumático).
Defina a diferença entre a proativa e retroativa:
Interferência proativa – informações anteriores inibem a nossa capacidade de lembrar novas informações. Ex: Nova senha do banco interferência da antiga.
Interferência retroativa – novas informações inibem a nossa capacidade de lembrar antigas informações. Agora que você finalmente sabe a nova senha do banco talvez descubra que esqueceu a antiga.
Como se dá o bloqueio temporário? 
É uma desatenção resultante de uma codificação superficial de eventos. Ex.: esquecer onde deixou a chave.
Conceitue cegueira da memória:
O bloqueio normalmente ocorre pela interferência de palavras semelhantes em som ou significado. Essas palavras semelhantes ficam recorrendo enquanto tentamos lembrar a palavra-alvo.
Conceitue amnésia:
A amnésia se refere a déficits na memória de longo prazo, resultantes de doenças, lesão cerebral ou trauma psicológico. Existem, essencialmente, dois tipos de amnésia: retrógrada e anterógrada.
Diferencie amnésia retrograda, anterógrada e global:
Amnésia retrógrada – as pessoas perdem memórias passadas de eventos, fatos, pessoas ou mesmo informações pessoais. Ex: Pessoa que acorda de um coma sem saber quem ela é.
Amnésia anterógrada – as pessoas perdem a capacidade de formar novas memórias. Exemplo clássico de HM, pacientes com lesão nos lobos temporais mediais.
Amnésia global – Os eventos ocorridos antes e após o trauma não são lembrados. 
Explique a síndrome de Korsakoff:
Uma forma grave de perturbação da memória associada ao alcoolismo crônico. O abuso de álcool prolongado pode levar ao déficit de vitaminas que resulta em dano talâmico e, subsequentemente, amnésia.
Defina criptomnésia:
Um exemplo fascinante de atribuição errada da fonte, ocorre quando as pessoas pensam que tiveram uma ideia nova, quando na verdade recuperaram da memória uma antiga ideia, deixando de atribuir a ideia à sua fontecorreta. Ex: Plágio em trabalhos acadêmicos.
Defina amnésia infantil:
Amnésia da Infância - parecem associadas à falta de capacidade linguística, lobos frontais e hipocampo imaturos. Criando falsos reconhecimentos – O evento realmente aconteceu ou a pessoa imaginou? Problema de monitoramento da fonte.
Quais são as principais características da confabulação?
Confabulação – Alguns tipos de lesão cerebral estão associados à falsa recordação de uma memória episódica, o que é chamado de confabulação. 
“Mentir honestamente” Morris Moscovitch (1995).
A pessoa não tem nenhuma intenção de enganar e não está consciente da falsidade de sua história.
 Defina síndrome Capgras:
Um exemplo dramático de confabulação ocorre com a Síndrome de Capgras, em que os pacientes têm a crença delirante de que os membros de sua família foram substituídos por impostores. Nenhuma evidência os convence de que seus irmãos, pais, cônjuges e filhos são genuínos. Os pacientes com Capgras geralmente apresentam lesões nos lobos frontais e nas regiões cerebrais límbicas.

Outros materiais