Buscar

Convergência – Novos Caminhos da Publicidade na Contemporaneidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Convergência – Novos Caminhos da Publicidade na Contemporaneidade
As tecnologias para comunicação e para informação, inicialmente distintas, foram gradualmente convergindo e evoluindo, de forma cada vez mais rápida, desde a invenção da imprensa, de Gutemberg. Telegrafo, rádio, telefone, televisão, fax, o advento da era digital, computador pessoal, telefonia móvel, fotografia digital, vídeo digital, Internet, Google (o maior dos mecanismos de busca), redes sociais, tablets, smartphones, Wikipedia... a evolução não para; pelo contrário, acelera sistematicamente. O próprio termo TIC – tecnologias de informação e comunicação, unindo as duas áreas, é razoavelmente recente e não era usual antes da virada do milênio.
Principalmente a partir do advento da Internet, a transmissão de informação, antes basicamente unidirecional, passou a ser cada vez mais interativa e influenciada pelas respostas do interlocutor, ou seja: verdadeiramente comunicação. Além disso, a velocidade cresceu enormemente, tornando a informação praticamente instantânea. Atualmente a informação de ontem já é considerada velha.
A publicidade passou a contar com meios de massa que, ao mesmo tempo podem divulgar a informação de forma seletiva, para aqueles públicos que estatisticamente são mais propensos a se interessarem por aquela informação. Um exemplo disso são os anúncios no Facebook, direcionados pela rede prioritariamente para aqueles usuários cujo perfil estatístico de uso mais se adequa ao produto anunciado. Com o nível atual de convergência, esse canal não se restringe mais apenas aos computadores, mas atinge também os telefones, que atualmente são smartphones, onde quer que os usuários estejam.
Outro exemplo de evolução com a convergência é a crescente substituição da mala-direta, que usava os correios, por e-mails ou mensagens SMS para os telefones dos clientes, mais baratos e mais rápidos. A velocidade é uma característica marcante da etapa atual, em que as pessoas desejam informação em tempo real disponível em qualquer lugar em que estejam (mobilidade).
Os canais de venda direta pela Internet, que exigem um cadastro do comprador, também proporcionaram a criação de cadastros para remessa personalizada de publicidade aos interessados naquele tipo de assunto. Quem já reservou um quarto de hotel pelo Booking ou uma passagem aérea pela Azul recebe sempre mensagens das ofertas disponíveis para destinos selecionados. A publicidade tem o seu alcance ampliado pelos novos meios de comunicação, mas é usada de forma mais “cirúrgica”, focada nos alvos de mais provável resultado.
Outra mudança com a convergência e evolução das tecnologias de informação e comunicação, com a criação de um “mundo virtual”, foi a criação de formas de deixar as mensagens mais facilmente localizáveis na rede pelos mecanismos de busca, em particular o Google. Se antigamente era importante localizar sua rede de lojas em pontos físicos de boa visibilidade, com o comércio virtual na Internet, o importante é que uma busca por assunto ou produto no Google leve prioritariamente ao link para o seu anúncio ou o seu site.
É difícil prever o futuro com essa aceleração contínua, mas uma coisa é certa. A publicidade deve ser capaz de atingir grandes massas mas mantendo características de personalização, o que pode parecer um paradoxo, mas é um caminho viável com a integração das TICs.

Outros materiais