Buscar

Portfólio Inovações Tecnológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os Satélites no Planeta Azul
	Os satélites estão entre as maiores invenções tecnológicas do mundo, são utilizados para diversos fins, colaborando para o avanço científico e da sociedade.
Nome: Luana T. de Araújo – RU: 1174256
Nome: Natália de S. Abrantes – RU: 1247224
Nome: Mariane L. Pereira – RU: 1266121
Polo: Master Exitus – Rio Pomba/MG
Os satélites artificiais são equipamentos criados pelo homem que são lançados ao espaço com varias finalidades que podem ser classificados em: exploração, voltados para pesquisa, observação, voltados para o monitoramento terrestre, comunicação, voltado para as redes de telecomunicações, navegação, sendo usado em substituição da bússola, meteorologia, utilizado para monitorar o tempo e o clima terrestre, e até mesmo para uso militar. Além desses, ainda existem as Sondas Espaciais, que são naves espaciais não tripuladas usadas para observar outros planetas, satélites e cometas, e os Satélites Estacionários, que são fixos em determinada posição, são usados para observações espaciais e envio de sinais para sistemas de comunicação.
Em 4 de outubro de 1957 foi lançado pelos soviéticos o primeiro satélite artificial chamado Sputnik I, esse fato marcou o início da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, naquele mesmo ano em 3 de novembro foi lançado o Sputnik II, desta vez com o primeiro ser vivo a orbitar a Terra. Já em 1962, os norte-americanos lançaram o Telstar, que foi o pioneiro nas telecomunicações.
Em consequência do lançamento do Sputnik e do grande sucesso em sua realização teve início um grande interesse pelos benefícios e lucros que poderiam ser gerados com o uso do satélite para a comunicação.
Mas antes disso Isaac Newton, no século XVII, citado pelo site ‘Brasil Escola’, foi quem idealizou a possibilidade do lançamento de objetos que pudessem permanecer em órbita ao redor da Terra. Ele imaginou que, da mesma forma que a Lua orbita a Terra, também seria possível fazer com que objetos quaisquer pudessem orbitar nosso planeta.
Imagem de um satélite orbitando a Terra.
Desde então os satélites fazem parte importante dos avanços tecnológicos na Terra. Nas palavras do site ‘Toda Matéria’, atualmente, os satélites artificiais desempenham importantes funções. Eles são desenvolvidos através de sistemas tecnológicos de ponta e utilizados para diversos fins, os quais colaboram com o avanço científico de diversas áreas do conhecimento e consequentemente para o desenvolvimento da sociedade.
Cerca de 3000 satélites artificiais estão em funcionamento em todo o planeta Terra, permitindo enviar sinais do espaço para o aprofundamento dos estudos nos sistemas de comunicações, navegações, geológicos, climáticos, militares, dentre outros.
Sua importância no mundo atual é extrema, e pode ser citado o fato de que, para as grandes potências, os países que dominam a tecnologia de lançamento de satélites são considerados desenvolvidos, uma vez que a maioria dos meios de comunicação utilizam os satélites para propagação de suas ondas.
Sobre produção de satélites nota-se um progressivo crescimento, que demonstra a importância dessa tecnologia nos avanços da humanidade.
No Brasil, o primeiro satélite foi lançado em 1985, e ficou conhecido como BrasilSat A1, durou dezessete anos. Recentemente foi lançado o primeiro satélite geoestacionário brasileiro para defesa e comunicações estratégicas. Segundo o site “Exame”, o equipamento foi adquirido pela Telebras e será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente em áreas remotas.
A respeito da importância dos satélites brasileiros a Agência Espacial Brasileira diz, citado pelo ‘Blog da Engenharia’, que as vantagens de ter os próprios satélites estão no monitoramento do nível e qualidade da água de grandes áreas, detecção e acompanhamento das áreas desmatadas e queimadas, coleta de dados ambientais em locais de difícil acesso, detecção de eventos extremos e comunicação. 
Por fim, podemos dizer que os satélites revolucionaram as formas de comunicação que são indispensáveis em nossa sociedade atual, e é também por causa dos satélites que ciência descobre novas informações valiosas sobre o que há fora do nosso Planeta Azul. Sejam os satélites de mapeamento até os de investigação, eles fazem parte constante de nossa corrida a novas descobertas.

Continue navegando

Outros materiais