Buscar

Uma Janela para a Lua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma Janela para a Lua
O filme ‘’Uma Janela para a Lua’’ conta a história de Lorenzo, um físico que pesquisava sobre buracos negros no espaço. Após ter vivido muitos anos em outra cidade, ele decide retornar a sua cidade natal e em um dia considera que sua casa necessita de uma reforma, dessa maneira ele conhece Salvatore, que irá lhe ajudar na reforma e trará uma grande mudança para sua vida. Salvatore leva Lorenzo para conhecer sua moradia, e assim o personagem principal conhece a comunidade terapêutica para doentes mentais, que Salvatore reside e ajuda no tratamento dos pacientes.
	Salvatore por ter um filho com algum distúrbio mental, tem uma maneira diferente de compreender a loucura, sem pré-conceitos, respeitando o mundo do outro, assim colaborando para a reintegração social de seu filho e também dos outros pacientes. Já Lorenzo, tem um entendimento sobre a loucura, muito diferente de Salvatore que se assemelha muito com a compreensão de uma grande maioria da sociedade, que entende a loucura como uma doença que impossibilita o paciente de ser capaz de sentir, de se expressar e ser alguém que oferece um risco a sociedade causando medo e receio ao serem incluídos no meio social. 
	 No decorrer do filme Lorenzo vive conflitos ao conviver com os pacientes da instituição, muitas vezes não compreende a maneira como vivem e reconhece que não cogitava a possibilidade daquelas pessoas terem algum tipo de sentimento. Este preconceito de Lorenzo, está muito presente na sociedade ainda nos dias de hoje, muitos sentem medo e tratam essas pessoas como alguém desprovido de razão, dificultando sua reintegração social. Isso acontece talvez pela falta de conhecimento sobre o que realmente é a loucura, este filme nos possibilita uma compreensão maior e nos mostra como o que se sabe de loucura é algo muito superficial e contraditório quando se consegue enxergar verdadeiramente a maneira como essas pessoas vivem a vida.
	Em breve começaremos o estágio e acredito que no início serei uma mistura de Salvatore e Lorenzo, uma vontade muito intensa de conhecer a história e a maneira como vivem, de compreender esse mundo que tem se mostrado muito diferente da minha concepção de loucura. Por outro lado, ainda tenho um receio em não saber como lidar, mas as expectativas são as melhores e acredito que a prática será transformadora. 
Nome: Eloísa Santos Justino RA: C06954-0

Continue navegando