Buscar

02 Saúde Ocupacional Conceitos Básicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE OCUPACIONAL
CONCEITOS BÁSICOS
1 – SAÚDE:
É o completo estado de bem estar físico, mental e social, não apenas ausência de doença. Depende de fatores biológicos, sociais e econômicos.
2 – SAÚDE OCUPACIONAL:
É a promoção e preservação da integridade física do trabalhador, através da detecção dos fatores que interferem na sua saúde, tais como os riscos inerentes ao seu ambiente laboral. Busca intervir na relação entre o sistema de produção e a saúde, auxiliando na estruturação de uma sociedade que promova a saúde através dos espaços de trabalho.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, através de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Suas diretrizes compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a participação popular, o apoio a estudos e a capacitação de recursos humanos.
3 – PATOLOGIA OCUPACIONAL:
As doenças do trabalho ou as doenças profissionais são aquelas decorrentes do próprio exercício do trabalho ou da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, ergonômicos ou de acidentes. Se o risco está presente, uma consequência pode ser a atuação sobre o organismo humano exposto, alterando sua qualidade de vida. Essa alteração pode ocorrer de diversas formas, dependendo dos agentes atuantes, do tempo de exposição, das condições inerentes a cada indivíduo e de fatores do meio em que se vive.
a) DOENÇA PROFISSIONAL: É aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho, ou seja, são doenças que podem ocorrer com as pessoas que realizam determinada espécie de trabalho, como a pneumoconiose, a silicose etc. 
b) DOENÇA DO TRABALHO: É aquela que advém não da profissão em si, mas das condições do exercício da função e do ambiente do trabalho. A doença do trabalho não depende da existência de qualificação profissional do obreiro, não acompanha o trabalhador no exercício da atividade. Alcança todos que laborem em condições adversas à saúde. É contraída, deflagrada ou agravada em virtude das circunstâncias em que o trabalho é realizado. 
4 – ACIDENTE DE TRABALHO:
O acidente do trabalho é conceituado pela Lei nº 8.213/91 como "aquele que ocorre durante o exercício do trabalho a serviço da empresa que provoca lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Consideram-se igualmente os casos ocorridos no percurso da residência e do local de refeição para o trabalho ou deste para aquele". Estende-se, portanto, o conceito para as ocorrências nos intervalos das refeições, delineando-se, com clareza, os acidentes de trajeto. Para caracterizá-lo é indispensável a existência de trabalho, a ocorrência de acidente, a ocorrência de lesão incapacitante ou morte, e o nexo causal entre eles. 
Em 1992, inclui-se no regulamento de Benefícios da Previdência Social um maior detalhamento das circunstâncias que caracterizam o acidente de trabalho:
( acidente ligado ao trabalho, o qual, mesmo não provocado por causa única, haja contribuído diretamente para a morte, perda ou redução de capacidade, ou que tenha produzido lesão que exija atendimento médico; 
( acidente sofrido no local e no horário de trabalho em consequência de: ato de agressão, sabotagem ou terrorismo; ofensa física intencional; ato de imprudência, de descuido ou de imperícia de terceiro, ou de colega de trabalho; ato de pessoa privada de razão; desabamento, inundação, incêndio, entre outros;
( acidente sofrido ainda que fora do local de trabalho: na execução de ordem ou realização de serviço para a empresa; na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa; em viagem a serviço da empresa; no percurso da residência para o trabalho ou deste para aquele; em períodos destinados a descanso ou refeição e no agravamento ou complicação do quadro de saúde no período de reabilitação profissional.
O acidente típico é decorrente de evento súbito e violento, no qual se constata facilmente o dano e o nexo com o trabalho. A ocorrência deve, necessariamente, provir de um acontecimento abrupto, instantâneo e traumatizante, e que tenha relação com as condições de trabalho (do meio ambiente do trabalho ou decorrente do próprio exercício da função). 
As conceituações predominantes sob o ponto de vista técnico apontam para uma definição de acidentes de trabalho como todas as ocorrências não programadas, inesperadas, das quais resultam perdas materiais ou humanas. Isto é, perdas e danos materiais e econômicos à empresa, bem como danos físicos ou funcionais ou até mesmo a morte do trabalhador.
	No entanto, diversas abordagens atuais discordam do conceito que trata acidente como fato inesperado ou imprevisível. Para os conceitos modernos de segurança do trabalho, todo acidente pode ter suas causas previamente levantadas. É possível determinar as probabilidades de ocorrências de falhas que podem gerar os acidentes. Principalmente porque, do ponto de vista preventivo, é preferível considerar o acidente de trabalho como uma cadeia de eventos que tem com frequência como ponto de partida um incidente, uma perturbação do sistema no qual estão inseridos o trabalhador e sua tarefa, e que termine por determinar ou não uma lesão ao indivíduo, após uma série mais ou menos longa de ocorrências.

Outros materiais