Buscar

CURVA DE NIVEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURVA DE NÍVEL
ISOLINHAS: LINHAS DE MESMA COTA ALTIMÉTRICA
EXEMPLOS DE REPRESENTAÇÕES DE ISOLINHAS
RIZICULTURA
EXEMPLIFICAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DO
 PÃO-DE-AÇÚCAR
ISOLINHAS
MODELO
RELEVO
CARTA TOPOGRÁFICA
PERFIL DO RELEVO
REPRESENTAÇÕES DA
CURVA DE NÍVEL
As curvas de nível dão informação de altitudes. No entanto, a sua configuração dá-nos informações muito precisas do relevo. Para se poder ter uma leitura correta do relevo a partir das curvas de nível deixo aqui algumas pistas:
a) Curvas de nível mais próximas significam declives mais elevados, enquanto que curvas de nível mais afastadas representam áreas de declives mais suaves;
b) curvas de nível concêntricas com os valores mais elevados no centro representam montanhas ou montes. Se no centro estiverem, ao contrário valores mais baixos, então temos uma área deprimida.
c) A melhor forma de tirar dúvidas é fazer um perfil topográfico Neste caso temos dois conjuntos de curvas concêntricas que formam dois cumes relativamente arredondados. Mas, no cume da direita, as altitudes são mais elevadas e os declives são mais acentuados na vertente direita. A altitude entre os dois cumes está compreendida entre os 20 e 30 metros. Repara que a curva de nível dos 20m não “fecha”.
O exemplo em cima mostra um perfil topográfico mais complexo. temos duas montanhas com formas muito distintas. A da esquerda tem maiores altitudes, tem um cume mais pontiagudo, maiores declives e alguma assimetria. A sua vertente direita tem maiores declives que a vertente da esquerda, como se pode ver no perfil e nas curvas de nível que estão mais juntas. O cume da esquerda tem uma forma mais arredondada, menores altitudes, mas continuamos na presença de um relevo assimétrico: há uma diferença de declives entre as duas montanhas.
Linha que representa, em mapa, pontos de mesma altitude do terreno. 
As curvas de nível de um mapa são padronizadas em cores e espessuras e sempre correspondentes a altitudes determinadas de múltiplos de um valor altimétrico, ou seja, correspondem a valores equidistantes verticalmente.
As curvas de nível permitem uma representação cartográfica do modelado do relevo (3 dimensões) o que atende a um sem número de finalidades, além daquela que é a primordial (visualização das formas do terreno), entre outras: cálculo de volumes de terra; traçado de estradas por declives selecionados; cálculo de zonas ou faixas de visibilidade (militar, telecomunicações...). 
 a) As curvas de nível estão representadas em cor sépia que é o seu padrão. 
 b) Elas apresentam valores de cotas ou altitudes que variam de 40 em 40 (metros), ou seja, elas tem uma equidistância vertical de 40m. 
 c) Curvas múltiplas de 200 tem uma espessura de traço mais grosso, facilitando o seu acompanhamento em mapa já que este apresenta só localmente os valores de altitude indicados nas curvas de nível 
 d) O topo de um morro deve ser indicado. Normalmente a simbologia é um x ao lado do qual coloca-se o valor da altitude em metros, conforme o exemplo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando