Buscar

Raios X

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Raios X 
Historia, pros e contras e aplicações.
Historia
No fim da tarde de 8 de novembro de 1895, quando todos haviam encerrado a jornada de trabalho, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) continuava no seu pequeno laboratório, sob os olhares atentos do seu servente. Enquanto Roentgen, naquela sala escura, se ocupava com a observação da condução de eletricidade através de um tubo de Crookes, o servente, em alto estado de excitação, chamou-lhe a atenção: "Professor, olhe a tela!".
Nas proximidades do tubo de vácuo havia uma tela coberta com platinocianeto de bário, sobre a qual projetava-se uma inesperada luminosidade, resultante da fluorescência do material. Roentgen girou a tela, de modo que a face sem o material fluorescente ficasse de frente para o tubo de Crookes; ainda assim ele observou a fluorescência. Foi então que resolveu colocar sua mão na frente do tubo, vendo seus ossos projetados na tela. Roentgen observava, pela primeira vez, aquilo que passou a ser denominado raios X.
O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores à radiação ultravioleta, ou seja, maiores que 1018 Hz.
Radiografia Digital A radiografia digital se baseia nos mesmos princípios de emissão de raios-X e de sua interação com o organismo humano. A diferença está apenas em como os raios que atravessam a matéria serão capturados e processados de modo a gerar a imagem. Nesse caso, não há a necessidade do uso de placas de filme ou do processo de revelação.
Na radiografia digital direta, o raios-X são capturados por uma placa de circuitos sensíveis à radiação que gera uma imagem digital e a envia ao computador na forma de sinais elétricos.
Vantagens Sendo superior em relação à nitidez, ao contraste, aos detalhes e à diferenciação de densidades, a imagem gerada pelo sistema digital exige uma exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional. E só isso já reduz os riscos do exame para o paciente, além de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para o técnico. Fora isso, como a imagem é imediatamente gerada no computador, pode ser rapidamente encaminhada para o médico radiologista. Esse profissional logo emite o laudo para um especialista remoto ou para o médico responsável pelo paciente dentro da instituição, que já pode então diagnosticar e iniciar o tratamento adequado, trazendo assim maior agilidade e eficiência a todo o processo de cuidado. Toda essa mobilidade do arquivo digital da radiografia é facilitada ainda pelo Sistema Digital de Arquivamento e Comunicação (PACS) integrado ao Radiology Information System (RIS), utilizado em todo o mundo pelos serviços da área médica, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pelo Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM).
Pós e Contras
Prós: Benefícios dos Raios – X, Os raios-x podem ser aplicados em diversas áreas, como: Exames diagnósticos (raios-x, tomografia, etc.); Tratamentos (radioterapia, medicina nuclear); Indústrias alimentícias (conservação de alimentos); Energia (usinas nucleares); Higiene (esterilização de equipamentos). Segurança (aeroportos).
Contras: Apesar de vários benefícios os raios-x, quando não utilizados da maneira correta podem trazer riscos sérios ao ser humano como: Há sempre uma pequena chance de câncer por exposição excessiva à radiação. No entanto, o benefício de um diagnóstico preciso supera em muito o risco; Alterações genéticas (câncer em partes do corpo que foram expostas); A dose de radiação efetiva para este procedimento varia.
Para que são utilizadas as radiografias?
As radiografias são utilizadas em muitas situações médicas diferentes. No exame dos ossos elas podem diagnosticar fraturas, tumores, distúrbios de crescimento e de postura, osteoporose, entre outras coisas. Nos pulmões podem detectar de pneumonia ao câncer, passando por várias patologias e por sinais indiretos de afecções em outros órgãos (sobretudo no coração). Por outro lado, pode localizar corpos estranhos ou outros objetos que hajam penetrado os pulmões (lâminas, projéteis, etc.). Os dentistas geralmente a usam para descobrir cáries e fraturas dos dentes ou para estudar o interior e as raízes dos dentes.
Exames que utilizam os Raios X
Tomografia: Método que permite examinar o corpo, em cortes ou fatias transversais sendo a imagem obtida através de raios-x e auxílio de computadores. Ajuda no diagnóstico de doenças do cérebro, abdômen, tórax e coluna, entre outras regiões que não podem ser vistas no exame do consultório ou não podem ser completamente avaliadas por outras técnicas empregadas pelos médicos.
Mamografia: Radiografia simples das mamas
Radioterapia: A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada. Metades dos pacientes com câncer são tratadas com radiações, e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais