Buscar

Prova Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

���1a Questão (Ref.: 201702168713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há décadas a sociedade vem sendo induzida a um padrão de consumo insustentável, imposto por modelo de desenvolvimento econômico que não considerada a ética, os valores morais e a desigualdade social. De que forma o padrão de consumo da sociedade atual influencia no aumento da poluição atmosférica, da poluição das águas e dos solos e na perda da biodiversidade?
	Resposta: "Nos tempos atuais, temos comprado cada vez mais coisas inúteis, adquiridas muitas vezes por impulso ou propaganda/ moda e que irão para o lixo", gerando assim seu aumento. Compramos inclusive comida para mais, que será jogada fora, o que poderia ser dado antes de estragar para alguém que necessite. A maioria das empresas não possui políticas de reutilização de materiais, água, não só as empresas, em nossas casas mesmo, não reutilizamos nada, vai tudo para o lixo. As coisas que compramos hoje, não são fabricadas para durar e sim para ter vida útil bastante curta, para que seja descartado no lixo, gerando a necessidade de uma nova compra. Somos levados a comprar cada vez mais, sem muitas vezes ter a real necessidade daquilo e muitas vezes não se tem nem a consciência de que estamos contribuindo para o aumento da poluição atmosférica, da poluição das águas e dos solos e na perda da biodiversidade.
	Gabarito: O aumento no consumo de bens e serviços requer aumento na produção que por sua vez aumenta o risco de acidentes ambientais, aumento da poluição das águas, solo e ar, bem como aumento do risco de dano a biodiversidade.
	 ��2a Questão (Ref.: 201701421819)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, mas simples não quer dizer que seja fácil de se fazer. O fato é que para isto é necessário conscientização e vontade. Os especialistas, corporações e governos já tem informações de que estamos utilizando muito mais recursos que a terra pode repor. Além disto uma grande parte do que compramos são coisas inúteis, adquiridas muitas vezes por impulso ou pela propaganda/moda e que irão parar no lixo rapidamente. Diante destes fatos, uma prática de consumo consciente é denominada de "três R's". Os três R's são um conceito muito importante, tanto para termos em mente quanto para exercitarmos. Explique os princípios desta prática.
	Resposta: Redução, reutilização e reciclagem. Redução: recomenda-se evitar adquirir produtos desnecessários. Reutilização: sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo. Reciclagem: orienta que se deve separar o que pode ser transformado em outro produto.
	Gabarito: O primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R, de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.
	 ��3a Questão (Ref.: 201701897875)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete as lacunas da frase abaixo, com a alternativa que a preenche respectivamente:
 O rastro deixado pela humanidade sobre a Terra está por toda parte. É particularmente visível e não deixa dúvidas quando observado desde o céu com o efeito ______________ nas grandes cidades e chaminés de indústrias esfumaçadas, até a terra firme, com 40% das _______________ da superfície do planeta convertidas em áreas de criação de gado e cultivo de agricultura.
	
	Coriolis; vidas
	
	CFC; águas interiores
	 
	smoog; florestas naturais
	
	de calor; das montanhas
	
	Osmótico; bacias sedimentares
	 ��4a Questão (Ref.: 201701576733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação a prática do desenvolvimento sustentável Há três níveis ou sistemas distintos de existência que obedecem às suas próprias leis (Dias, 2004). São eles:
	
	físico, material e biológico,
	
	político, social e físico,
	
	natural, econômico e social,
	 
	físico, biológico e social.
	
	social, natural e atitudinal.
	 ��5a Questão (Ref.: 201701429155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o processo que tem maior visibilidade na organização capitalista das relações de produção e consumo, mas não pode ser confundido com ela?
	
	Relações sociais
	
	Cultura
	
	Tecnologias limpas
	 
	Modernidade
	
	Urbanização
	 ��6a Questão (Ref.: 201701429163)
	Pontos: 1,0  / 1,0
		A definição: ¿...é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida¿, está relacionada a:
	 
	Educação ambiental
	
	Política de Segurança Pública
	
	Educação de Jovens e Adultos
	
	Ambiente antrópico
	
	Interdisciplinaridade
	 ��7a Questão (Ref.: 201701941740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em sua evolução, a sociedade volta-se globalmente para preservar o meio ambiente em prol:
	
	Das crianças.
	
	Da sociedade em geral.
	
	Dos seres vivos.
	 
	Das gerações futuras.
	
	Dos habitantes rurais.
	 ��8a Questão (Ref.: 201701901798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as Politicas Públicas relacionadas ao Meio Ambiente, assinale a alternativa ERRADA:
	
	No Brasil a adesão aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país.
	
	Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem.
	
	Na escravatura, a degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar com o trabalho escravo.
	 
	Tomando como critério a ineficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 2014 como o início de uma política ambiental efetiva.
	
	Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental.
	��9a Questão (Ref.: 201701896922)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para auxiliar no acompanhamento do impacto ambiental causado pelo homem, foram criados indicadores que permitem a avaliação do grau de conservação, a qualidade ambiental de uma determinada região. Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma determinada área.
Qual dos indicadores abaixo NÃO é útil aos planos de gestão ambiental?
	
	Programas de acompanhamento biológico
	
	Programas de acompanhamento social
	
	Programa de acompanhamento econômico
	
	Programas de controle de impacto
	 
	PIB
	 ��10a Questão (Ref.: 201701943438)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Selecione a alternativa a seguir que NÃO pode ser considerada como um indicador de Ecoeficiência:
	
	Reduzir intensidade de uso de material.
	
	Maximizar o uso de fontes renováveis.
	
	Reduzir intensidade de uso de energia.
	
	Ampliar a reciclabilidade.
	 
	Ampliar o uso de combustível fóssil.

Outros materiais