Buscar

Fotojornalismo AVP2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603490059)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao discutirmos a história da fotojornalismo no Brasil, podemos afirmar que:
I - A revista O Cruzeiro foi uma das publicações pioneiras da fotojornalismo brasileira, tendo sido criada por Assis Chateaubriand.
II - Jean Manzon, fotógrafo francês, foi o responsável por introduzir na revista O Cruzeiro uma estética fotojornalística revolucionária, nunca antes vista no Brasil.
II - O trabalho de Jean Manzon valorizava a fotorreportagem, defendendo a filosofia de que " a foto fala por sí" e com isso dispensava as preocupações com a diagramação e projeto gráfico.
Assinale a opção correta:
		
	 
	São verdadeiras as afirmativas I e II.
	
	São verdadeiras as afirmativas II e III.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	São verdadeiras as afirmativas I e III.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604276812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A regra dos terços é um fundamento essencial no domínio da composição fotográfica ou em seu reenquadramento na edição. Assinale quais das expressões abaixo se enquadram no termo REGRA DOS TERÇOS:
		
	
	A regra constata que temas religiosos e populares sempre causam impacto cultural.
	 
	A regra baseia-se na divisão da imagem em terços verticais e horizontais. Os pontos definidos pelo cruzamento das linhas verticais e horizontais são pólos de atração visual.
	
	A regra auxilia o fotógrafo ou o editor a atrair o olhar para determinado objeto ou sujeito e a estabelecer equilíbrio na composição.
	
	A regra defini que, em uma sequência de fotos, a terceira é geralmente mais confusa em termos de composição. Portanto, ela deve ser descartada na edição.
	
	A regra defini que, em uma sequência de fotos, a terceira é geralmente impactante. Portanto, ela de ver privilegiada na edição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604463711)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos considerar o berço do fotojornalismo moderno a Alemanha, no começo do século XX. Um dos precursores desse novo momento foi:
		
	
	Cartie Bresson
	
	Robert Frank
	 
	Erich Salomon
	
	nenhuma das anteriores
	
	Mauricio Lima
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604239385)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o corte na fotografia, analise os itens abaixo e marque a opção correta. A ¿ O corte na fotografia só pode ser feito na hora de fotografar pela escolha da distância focal e posicionamento do fotógrafo; B ¿ O corte na fotografia tem o objetivo de para retirar os elementos inúteis, dispensáveis, que podem interferir negativamente na passagem da informação com clareza; C ¿ A distância do assunto, o acúmulo de pessoas e os elementos do acaso que se introduzem entre a câmera e o assunto fotografado constituem os principais motivos para se reenquadrar uma fotografia durante a edição do trabalho. D ¿ A função principal do corte no fotojornalismo é a de facilitar a melhor leitura da notícia, tornando-a o mais simples e mais legível possível, clareando os signos e a informação. Essa função é exclusiva do editor de fotografia.
		
	 
	Estão corretas as opções B e C
	 
	Estão corretas as opções A e C
	 
	Estão corretas as opções C e D
	 
	Estão corretas as opções A e D
	 
	Estão corretas as opções B e D
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604559508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1842, apenas três anos após o surgimento da fotografia, Stelzner tornou-se o autor da que talvez tenha sido a primeira foto documental da história. Mais do que a imagem em si, é essa a intenção testemunhal que prenuncia o uso da fotografia como suporte de informação: pela primeira vez, seu valor não se encontrava em si mesma (no seu espaço finito), mas no que continha. Considerando as sinalizações decorrentes da historicidade da fotografia documental, avalie as seguintes asserções e relações entre elas e marque a alternativa correta. I- A história do fotojornalismo mostra que entre ela e as guerras sempre houve uma afinidade. A guerra será o plano das primeiras reportagens, uma espécie de ponto alto, atestando a convivência com seu uso propagandístico e ideológico pelos detentores do poder. PORQUE II- Para o historiador Jorge Pedro Souza, as guerras trouxeram algumas consequências para o desenvolvimento do fotojornalismo, como a percepção de que os leitores queriam assumir a postura de observadores dos fatos; de que o tempo deveria ser mais curto possível; de que que a fotografia nunca deveria se sobrepor ao texto, pois a fotografia estava diretamente ligada aos interesses das classes dominantes.
		
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I.

Continue navegando