Buscar

avaliando aprendizado 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601251766)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Questão 36 - Exame 17 - OAB-RJ) - Em tema de intervenção, como instituto típico da estrutura do Estado federal, é lícito afirmar que:
		
	
	O decreto de intervenção federal está sujeito a controle judicial, sendo dispensável, porém, o de natureza política, a cargo do Congresso Nacional.
	
	A decretação de intervenção, pelo Presidente da República, em qualquer dos órgãos dos Poderes dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios dos Estados, não importa em impedir a reforma da Constituição Federal, pelo processo de emenda;
	 
	É facultativa a nomeação de interventor, no processo interventivo, sendo factível, por isso, a ocorrência, em tese, de intervenção sem interventor;
	 
	A União não intervirá nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios dos Estados, exceto para, dentre outros motivos, manter a integridade nacional, pôr termo a grave comprometimento de ordem pública e garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601412039)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
As Emendas Constitucionais possuem um peculiar sistema de iniciativa. Assim, revela‐se correto afirmar que poderá surgir projeto dessa espécie normativa por proposta de:
		
	
	mais de um terço das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a maioria simples de votos.
	 
	mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a maioria relativa de votos.
	
	mais de dois terços das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a unanimidade de votos.
	
	mais de um terço das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a unanimidade de votos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602126312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV-OAB-EXAME DE ORDEM UNIFICADO)-Q129204-2010 O Congresso Nacional e suas respectivas Casas se reúnem anualmente para a atividade legislativa. Com relação ao sistema constitucional brasileiro, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Sessão conjunta: a reunião da Câmara dos Deputados e do Senado Federal destinada, por exemplo, a conhecer do veto presidencial e sobre ele deliberar.
	
	Todas estão corretas!
	
	Sessão legislativa: os quatro anos equivalentes ao mandato dos parlamentares.
	
	Legislatura: o período compreendido entre 2 de fevereiro a 17 de julho e 1º de agosto a 22 de dezembro.
	
	Sessão extraordinária: a que ocorre por convocação ou do Presidente do Senado Federal ou do Presidente da Câmara dos Deputados ou do Presidente da República e mesmo por requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas para, excepcionalmente, inaugurar a sessão legislativa e eleger as respectivas mesas diretoras.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601337844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
		
	
	Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
	 
	Tribunal de Contas da União
	
	Supremo Tribunal Federal
	
	Juízes Federais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601293702)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 04 - Exame 117 Tipo 1 - OAB-SP) - São julgadas pelo Tribunal de Contas da União as contas:
		
	 
	dos superintendentes de autarquias federais.
	
	dos governadores de Estado.
	
	do Presidente da República.
	
	do governador do Distrito Federal.

Continue navegando