Buscar

APRESENTAÇÃO LIXIVIAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DESENVOLVIMENTO DE MINA
LIXIVIAÇÃO
Grupo: Bianca Júlia, Erica de Souza, Izabela Linhares, Nathiegan Silva.
João Monlevade -MG 2016
*
*
INTRODUÇÃO
	A lixiviação é um processo de extração, que consiste basicamente na remoção de compostos inorgânicos ou orgânicos de rochas minerais, solo, resíduos sólidos, para beneficiamento no caso das rochas minerais e, para análise de compostos químicos, no caso de solo e resíduos sólidos.
	Na lixiviação, os compostos químicos são removidos através do uso de um solvente, que tenha afinidade com o composto químico a ser removido. 
	O processo de lixiviação também pode ser usado empregando-se microrganismos, capazes de solubilizar metais através da oxidação de sulfetos metálicos. 
*
*
OBJETIVO
	Permitir o conhecimento básico sobre Lixiviação sob alguns aspectos, e constatar sua importância nas atividades mineiras. 	
	Dessa forma, serão apresentados de maneira sucinta, os conceitos relevantes da lixiviação, o método utilizado, os principais tipos e a aplicação.
*
*
	
LIXIVIAÇÃO APLICA À MINERAÇÃO
	Lixiviação, consiste na remoção do metal de valor (pela água ou por uma solução aquosa do agente lixiviante), de modo a separá-lo de uma grande massa de ganga com um beneficiamento mínimo do minério. É executado, com o objetivo único de separação. Contornam-se, dessa forma, os custos associados ao tratamento do minério. Assim, o procedimento segue com processos extrativos hidrometalúrgicos. 
	.
*
*
	Em alguns casos, a lixiviação também é usada para a remoção de impurezas, chamado de lixiviação inversa, ou beneficiamento hidrometalúrgico. O mineral do metal de valor permanece no estado sólido. O caso do metal alumínio – a mais importante aplicação da lixiviação - onde o teor do minério contendo o metal de valor é elevado e a lixiviação é feita basicamente para remover as impurezas.
*
*
	
	A capacidade de tratar minérios com baixos teores, dispensando o seu beneficiamento, é a característica básica da lixiviação, que se fundamenta na especificidade do agente de lixiviação empregado. Idealmente, ele deve ser: barato e específico, para não reagir e dissolver elementos indesejados, elevando os custos do procedimento extrativo. 
*
*
	O ácido sulfúrico é usado com minerais da classe dos óxidos; Sal férrico oxidante é empregado no ataque a sulfetos, e as soluções amoniacais são empregadas na lixiviação de cobre nativo ou cobre e níquel no estado metálico. Se o mineral for um sulfato bastará água para dissolvê-lo. 
*
*
SELETIVIDADE 
O sucesso da lixiviação se baseia fortemente na sua seletividade, ou seja, na capacidade de extrair seletivamente o metal de valor dentre outros, impurezas. A seletividade, por sua vez, se fundamenta numa posição relativamente favorável entre as linhas que descrevem a concentração dos íons em função do pH; ou seja, enquanto a concentração dos íons do metal de valor deve ser elevada, o inverso deve acontecer com os íons da impureza. 
*
*
REATORES
A lixiviação normalmente é realizada em tanques de percolação, mas pode ser executada em reatores específicos como, por exemplo, as pachucas (tanques afunilados, onde a agitação é proporcionada pela turbulência provocada pela injeção de ar comprimido pelo fundo). Os reatores mais sofisticados, contudo, são as autoclaves. 
*
*
	Entre as principais dificuldades da lixiviação está a cinética relativamente lenta à temperatura de 25ºC. Pelo lado termodinâmico fica aparente a complexidade do processo real.
	Elas trabalham com temperaturas e pressões elevadas (em relação à temperatura e pressão de ebulição da água) e são, por consequência, reatores tecnicamente complexos. De uma maneira geral, “reatores” muito simples são usados quando a lixiviação é aplicada a minérios com baixos teores do mineral do metal de valor (ou mesmo sobre rejeitos). 
*
*
A LIXIVIAÇÃO
 Operação unitária de transferência de massa;
 É a recuperação de uma espécie metálica em uma dado minério por um solvente seletivo (agente lixiviante); 
*
*
	Forma duas correntes: 
 Corrente de sólidos insolúveis formada pela ganga do minério;
 Corrente de licor de lixiviação composto pela solução do mineral de interesse.
	Não é seletiva, necessita de uma etapa posterior de purificação , em geral a extração por solventes.
*
*
EXEMPLOS DE LIXIVIAÇÃO
 Extração de cobre com ácido sulfúrico ou soluções amoniacais;
 Extração de ouro com cianeto de sódio.
 Tratamento de minérios sulfetados por certas bactérias - biolixiviação .
*
*
PRINCIPAIS MÉTODOS DE LIXIVIAÇÃO
A escolha do método a ser utilizado depende:
 do teor do minério (% do mineral de interesse); 
 da facilidade com que o mineral de interesse pode ser dissolvido por um reagente;
 capacidade de produção.
*
*
a) Lixiviação no local (“in situ”): 
 minério e fragmentado e lixiviado no próprio local por um longo período;
 minério de baixo teor;
 mineração e transporte são operações de custo elevado; 
 bons resultados, aplicada em minérios de altos teores.
*
*
b) Tanques 
 grandes tanques de concreto armado com fundo filtrante;
 minério fica constantemente em contato com a solução lixiviante ;
 indicado para minérios complexos como os óxidos mistos, mas são frequentemente usados para minérios sulfetados; 
 processo caro – justifica para minérios de elevada concentração. 
*
*
c) Lixiviação em polpa ou agitada:
Esse processo e empregado nas seguintes condições:
 teor do minério de alimentação relativamente alto;
 os metais de valor são grãos pequenos e disseminados na rocha, portanto faz-se necessária a realização de extensivas etapas de britagem e moagem antes da lixiviação para expor a superfície do solido;
*
*
d) Lixiviação em pilha ou em depósito: 
 Inicialmente, a área deve ser preparada: 
compactação com ligeira inclinação;
 cobertura (camada de asfalto) sobre uma placa de plástico flexível;
 O minério britado e então transportado da mina para a área preparada em pilhas de 10 a 15 metros.
*
*
PROCESSO MINA CORREGO DO SÍTIO
*
*
MINERAÇÃO BIOLÓGICA
	Sabemos que a mineração é um dos motores da economia global e que está na base de todas as demais indústrias. Mas talvez possa ser possível fazê-la de uma forma mais eficiente. É nessa direção que caminham os esforços de cientistas que pretendem substituir os métodos tradicionais da atividade mineradora por outros, que se aproveitam do trabalho silencioso e invisível dos micro-organismos, particularmente bactérias.
*
*
 	É o que chamamos de biomineração. Uma forma economicamente viável de extrair minerais da natureza, por meio de um processo conhecido como biolixiviação ou bio-hidrometalurgia, podendo ser menos agressiva ao ambiente.
 	A grande vantagem do processo é que na biomineração a liberação do material de interesse não exige queima, como nos métodos tradicionais [pirometalurgia], o que elimina a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o óxido sulfuroso.
MINERAÇÃO BIOLÓGICA
*
*
	Um exemplo de biomineração é na extração de cobre onde os micro-organismos mineradores consomem substâncias conhecidas como sulfetos, e os convertem em ácido sulfúrico, que acaba tornando solúveis os minérios de interesse econômico. Estes, por sua vez, são recuperados posteriormente, na forma sólida. Cerca de 20% do cobre produzido no mundo já é extraído por biomineração.
																											
Amostra de calcopirita, mineral que é uma das principais fontes de extração do cobre. [Imagem: Unesp Ciência]
*
*
RESÍDUOS E DEJETOS
	Espera-se também que a biomineração aumente a eficiência do processo extrativo. Os micróbios mineradores podem ser usados em materiais com baixo teor do metal de interesse, quando o custo de empregar as tecnologias atuais não compensa. Isso significa que explorar depósitos que hoje são considerados
economicamente inviáveis.
	Usar a mão de obra invisível também é conveniente quando o substrato é complexo, porque aglutina diferentes tipos de minerais, o que hoje representa um desafio para a mineração tradicional.
*
*
	Mas o melhor de se colocar as bactérias para trabalhar com mineiras é que elas conseguem retirar metais de resíduos e dejetos da indústria mineradora, fazendo ao mesmo tempo a extração do material de interesse econômico e o tratamento dos efluentes. Para que esse processo possa ser colocado em prática, nem sempre será necessário que haja uma inoculação de bactérias no local. O que pode ser feito é o despejo de um meio ótimo para que os micro-organismos já presentes naquele material cresçam e se desenvolvam satisfatoriamente.
BIOMINERAÇÃO SUBSTITUI MINEIROS POR BACTÉRIAS 
*
*
	Mas nem só com bactérias se faz biomineração, pode se trabalhar com fungos e já identificou em certas espécies o potencial para obter metais valiosos por meio da biossorção - nome dado aos processos em que um sólido de origem biológica retém certos tipos de metal. A grande vantagem dos fungos é que podemos obter a biomassa com baixo custo. É muito barato cultivá-los.
*
*
	Em síntese, a Biolixiviação apresenta vantagens e desvantagens que devem ser ponderadas antes da escolha do método.
*
*
 	Com base no trabalho feito podemos concluir que o mundo não pode abrir mão da mineração, que é um dos motores da economia global e que está na base de todas as demais indústrias. Então formas mais eficientes e com menor custo devem ser desenvolvidas, nesse sentido a Lixiviação é capaz de tratar minérios com baixos teores, dispensando o seu beneficiamento e/ou beneficiamento mínimo.
CONCLUSÃO
*
*
REFERÊNCIAS
INOVAÇÃO TECNOLOGICA. Biomineração usa bactérias e fungos para extrair metais. Revista UNESP CIÊNCIA. 2012. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=biomineracao-bacterias-fungos#.V8Ny25grLIU . Acesso em: 01 de setembro de2016
NESTOR CEZAR HECK. Lixiviação. Metalurgia Extrativa dos Metais Não-Ferrosos – UFRGS / DEMET. Disponível em: http://www.ct.ufrgs.br/ntcm/graduacao/ENG06631/Lixiviacao.pdf. Acesso em: 01 de setembro de 2016.
*
*
TÉCNICO EM MINERAÇÃO. Hidrometalurgia na mineração. 2003-2016. Disponível em: htt://tecnicoemminerao.com.br/hidrometalurgia-na-mineração/. Acesso em: 01 de setembro de 2016.
*
*
OBRIGADA!!
“ Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto, é realidade.”
(Raul Seixas)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando