Buscar

Plano de aula Atividades Psicomotoras

Prévia do material em texto

ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
Introdução
O tema abordado terá um enfoque na psicomotricidade com execução das habilidades motoras básicas e desenvolvimento das funções psicomotoras. Com relação as habilidades motoras, apresentaremos o andar de forma progressiva representando a sequência natural esperada no desenvolvimento de um indivíduo, como por exemplo, rastejado, quadrupedia, em pé e correr. Referente as funções psicomotoras, serão explanadas o esquema e imagem corporal, motricidade ampla com o equilíbrio e percepção espacial. É de extrema importância a estimulação psicomotora desde os primeiros anos de vida de um indivíduo pois deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que se conscientize sobre seu corpo. Caso contrário, pode ocasionar além de um déficit motor, problemas na aprendizagem intelectual.
A psicomotricidade é considerada uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. É uma concepção de movimento organizado e integrado, consequente das experiências vividas pelo indivíduo cuja ação é decorrente de sua individualidade, linguagem ou socialização. O corpo é o lugar onde se dá toda a experiência psicomotora e traz de forma dinâmica informações e diversão à criança, fazendo com ela possa não só conhecer seu próprio corpo, mas também a formação geral como ser humano.
O desenvolvimento cognitivo, segundo Jean Piaget (1996), ocorre por meio do ajuste cognitivo às mudanças do ambiente externo, chamado de adaptação. O indivíduo de 4 a 5 anos está no estágio Pré-operatório. Nesta fase, a criança começa a desenvolver representações mentais, considerada de extrema importância pois é o momento preparatório da transição para o desenvolvimento do pensamento lógico, do próximo estágio cognitivo.
Segundo Gallahue e Ozmun (2013), em torno de 3 a 4 anos de idade um indivíduo encontra-se na fase das Habilidades Motoras Fundamentais. Esta fase é caracterizada por habilidades motoras da primeira infância decorrentes da fase de movimentos rudimentares do período neonatal. 
A aula desenvolvida será a quarta dentro de uma unidade com oito aulas. Nas primeiras aulas foram abordadas, de forma isolada, as habilidades motoras básicas em questão e reconhecimento de esquema e imagem corporal.
Plano de Aula
Dados de Identificação
Faculdade
Professores: 
Tempo: 45 minutos;
Idade: 4-5 anos;
Alunos: 30;
Local: Pátio;
Data: 
Tema
Atividades Psicomotoras.
Objetivos Específicos
Psicomotor: Os alunos deverão desenvolver habilidade motoras de locomoção de andar e correr;
Cognitivo: Os alunos deverão reconhecer partes do corpo.
Conteúdos
Conceitual
Esquema e Imagem Corporal.
Procedimental
Andar;
Correr.
Atitudinal
Respeito com os colegas e professores.
Cronograma
PARTE INICIAL - 5 minutos (Método Global)
No espaço será preso um elástico esticado entre dois bancos suecos, simulando uma teia de aranha. Os alunos deverão se deslocar neste espaço com o objetivo de não encostar no elástico (“teia”). O deslocamento será feito de forma livre, podendo ser agachado, rolando, pulando ou em pé.
PARTE PRINCIPAL – 35 minutos (Método Global)
1ª atividade
Os alunos estarão espalhados e andando pelo espaço determinado. Ao sinal do professor, será apresentada uma imagem com diferentes posições corporais para que sejam reproduzidas pelos alunos:
Os alunos deverão ficar em pé e mãos unidas;
Os alunos deverão permanecer em pé, com braços no prolongamento do corpo e realizar uma extensão de tronco;
Os alunos deverão permanecer em pé e encostar as mãos nos pés;
*Com a mesma imagem acima, porém em outra posição. Os alunos deverão sentar e encostar as mãos nos pés;
Os alunos deverão colocar um pé a frente, outro atrás e tocar o chão com as mãos;
Os alunos deverão apoiar pés e mãos no chão, com as pernas estendidas.
2ª atividade
Os alunos estarão espalhados e correndo pelo espaço determinado. Ao sinal do professor, será apresentada a imagem de um animal para que seja reproduzida o seu gesto motor:
Os alunos deverão andar pelo espaço imitando uma cobra;
Os alunos deverão andar pelo espaço imitando um cachorro (6 apoios);
Os alunos deverão andar pelo espaço imitando um leão (6 apoios);
Os alunos deverão representar um círculo cada um com sua criatividade e individualidade;
Os alunos deverão andar pelo espaço imitando um urso (quadrupedia);
Os alunos deverão andar pelo espaço imitando uma girafa (ponta dos pés);
Os alunos deverão representar um triângulo cada um com sua criatividade e individualidade;
Os alunos deverão andar pelo espaço imitando um pássaro.
3ª atividade
Os alunos estarão espalhados, correndo e desviando dos cones dispostos pelo espaço determinado. Ao sinal do professor, será apresentada a imagem com partes do corpo, sendo que as imagens que forem mostradas devem ser apoiadas no chão:
Os alunos deverão colocar os 2 pés e 2 mãos no chão;
Os alunos deverão colocar os 2 pés e 1 cotovelo no chão;
Os alunos deverão colocar os 2 pés, 2 mãos e a cabeça no chão;
Os alunos deverão colocar os 2 joelhos e 2 mãos no chão;
Os alunos deverão colocar os 2 joelhos, 1 orelha e 1 mão no chão;
Os alunos deverão colocar os 2 pés e o bumbum no chão.
PARTE FINAL - 5 minutos (Método Global)
Os alunos ficarão sentados todos juntos de um lado do espaço e o professor no lado oposto. De forma lúdica o professor contará uma história dizendo que ele está preso em uma “ilha deserta”. As únicas pessoas que podem salvá-lo são os alunos. Então, todos deverão resgatar o professor que perdido nesta ilha. Porém, no espaço entre o professor e os alunos há um “mar” bem grande e eles só conseguem atravessar se caminharem como tartarugas com um andar bem lento. No “mar” terão cones espalhados e os alunos terão que desviar de todos para chegarem até a “ilha deserta”. Ao chegar no outro lado, os alunos salvarão o professor. 
Métodos
Método Global.
Recursos Materiais
Elásticos;
Imagens de posições corporais;
Imagens de animais;
Imagens de partes do corpo humano;
Imagens de formas geométricas;
Cones;
Apito.
Critério de Avaliação
Será considerado satisfatório o aluno que vivenciar as etapas da aula com as habilidades motoras e funções psicomotoras.
Conclusão
As atividades desenvolvidas neste plano de aula reuniram alguns pilares da psicomotricidade. Em consequência do estímulo proporcionado com estes conteúdos estruturados, podemos destacar o desenvolvimento da descoberta das funções do próprio corpo e o aumento do repertório motor individualizado de cada aluno. Há a construção de sua própria identidade e autoimagem, decorrente do reconhecimento das sensações que o corpo produz, seus movimentos, possibilidades e limitações. 
Referências
ARENA, Simone Sagres. Crescimento e Desenvolvimento com Qualidade de Vida – 1ª ed. - São Paulo, Ed. Phorte, 2016. 
VIANA, Adalberto Riqueira. VIANA, Eliana. MELO, Waléria de. Coordenação Psicomotora, Volume I. NEGRINE, Airton. Aprendizagem e Desenvolvimento infantil. Prodil. Vol. 3. Corpo na Educação Infantil. EUCS. Caxias do Sul, 2002. Educação Psicomotora. Editora Pallotti. 1ª edição, Porto Alegre, 1968.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor – 7ª ed. – São Paulo, Ed. Artmed, 2013. 
Referências Digitais
Corpo e movimento – O descobrimento do corpo na educação infantil. Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/corpo-e-movimento-o-descobrimento-do-corpo-na-educacao-infantil > Acesso em: 21/09/2017 às 16:32.
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget. Disponível em:http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-jean-piaget/> Acesso em: 21/09/2017 às 16:32.
O que é Psicomotricidade. Disponível em: http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade>. Acesso em: 21/09/2017 às 16:54.

Continue navegando