Buscar

Direito LIDB

Prévia do material em texto

Um italiano comete um crime no Brasil. Supondo que a sociedade brasileira tenha sido ofendida, as leis que devem ser aplicadas são as brasileiras ou as italianas?
No âmbito do direito internacional Privado. Trata-se da regra do “lexdlicit comissi” (lei do local do delito), pela qual a lei do lugar onde o ato ilícito foi cometido é que rege a responsabilização. Ou seja, a lei brasileira deve ser aplicada ao crime cometido no território nacional.
É evidente que em caso de conflitos que envolvem nacionalidades diferentes, há diversos pontos a serem considerados conforme a situação. Neste caso, segundo descrito acima o direito internacional prevê que as leis a serem aplicadas quanto ao ato ilícito é a brasileira, pois foi onde o crime ocorreu.
Quanto a lei especifica conhecida como CC: LIDB – Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro, que demonstra a forma de aplicação da Lei a ser utilizada em caso de conflitos, mostra-nos a importância dos elementos de conexão para decisão do caso. O elemento aplicável é o do “local do ato ou fato ilícito” que afirma que nestas circunstâncias é preciso avaliar se o crime cometido ofendeu a sociedade onde ele ocorreu, no caso, ofendeu a população brasileira, portanto são aplicáveis as devidas normas penais brasileiras. No entanto, o Brasil possui o sistema de qualificação do instituto, isso significa que é o juiz quem estabelece qual lei será aplicada para determinado crime.

Continue navegando